top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

O lendário Fiat 500 celebra hoje o seu 67º aniversário

O lendário Fiat 500 celebra hoje o seu 67º aniversário

Um design italiano reconhecido em todo o mundo há mais de 67 anos. Como tradição da Fiat, o dia 4 de julho sempre foi uma data significativa que marca o nascimento do icónico Fiat 500.


O Fiat 500 foi concebido por Dante Giacosa para ser um veículo compacto e acessível para as massas e rapidamente se tornou uma pedra angular da recuperação económica da Itália no pós-guerra. O design de Giacosa rapidamente ganhou reconhecimento, cimentando o automóvel e a sua estética como personificações da iconicidade cultural e da criatividade italiana. Atualmente, este legado mantém-se inalterado.


Ao longo dos últimos 67 anos, o Fiat 500 foi moldado pelas personalidades distintas das suas três gerações. A primeira geração, durante os anos 60, proporcionou mobilidade e liberdade, tornou-se um verdadeiro fenómeno cultural e estabeleceu-se como uma marca adorada. Com a segunda geração, lançada em 2007, o Fiat 500 trouxe os conceitos de frescura e charme para o mundo dos veículos citadinos e tornou-se um ícone de moda e estilo que cativou o mundo inteiro. Em 2020, com o 500e, foi introduzida a terceira geração, revolucionando a mobilidade urbana sustentável com a sua mistura de charme, inovação e tecnologia avançada.


Desde a sua estreia em 1957, foram vendidos mais de 7,5 milhões de Fiat 500 em todo o mundo, solidificando o seu estatuto de veículo icónico que está gravado no imaginário coletivo de gerações de condutores de diversas idades, gostos e nacionalidades.


À medida que o aniversário se desenrola, a Fiat continua a representar orgulhosamente a Itália em todo o mundo. O próximo Fiat 500 hibrido, com lançamento previsto entre o final de 2025 e o início de 2026, será de facto fabricado na famosa fábrica de Mirafiori, em Turim, Itália. Este modelo híbrido irá complementar o Fiat 500e, que também foi desenvolvido, projetado e desenhado em Mirafiori. Atualmente, o 500e está disponível em todo o mundo, é vendido em todas as regiões de 48 países, é líder no segmento A BEV na Europa desde o seu lançamento, 4 em cada 10 veículos citadinos BEV são Fiat 500e

Commentaires


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page