O novo Opel Mokka chega revolucionando a conectividade no habitáculo
- Redação Europa
- 9 de abr.
- 4 min de leitura

Embora o novo Opel Mokka chegue com mudanças apenas sutis no design exterior, já no interior ele foi renovado com novas tecnologias e inovações. Graças ao novo cockpit e ao sistema de infoentretenimento, os condutores do Mokka podem desfrutar de uma viagem ainda mais conectada e descontraída.
Isto é assegurado pela plataforma tecnológica Snapdragon de última geração, bem como pelo equipamento de série com ecrãs de 10 polegadas que podem ser personalizados de várias formas. Com o ChatGPT2, a inteligência artificial de co-aprendizagem entra em ação no Mokka pela primeira vez, tornando cada viagem de automóvel mais agradável e divertida.
Inteligente, intuitivo e personalizável: O sistema de infoentretenimento atualizado do Mokka
O novo sistema de infoentretenimento multimédia e de navegação leva o Mokka para o nível seguinte. O cockpit utiliza a Snapdragon Cockpit Platform de nova geração da Qualcomm Technologies e a Snapdragon Auto Connectivity Platform1 para permitir experiências de topo no veículo, incluindo gráficos de última geração, multimédia e capacidades de conetividade melhoradas, como Wi-Fi, Bluetooth e 4G.
O modelo oferece agora, de série, um ecrã digital de informação ao condutor de 10 polegadas e um ecrã tátil a cores igualmente grande. Este último pode ser facilmente operado através de widgets, tal como um smartphone - em alternativa e em combinação com o sistema de navegação opcional, basta um “Hey Opel” para utilizar o reconhecimento de voz natural. Ambos os ecrãs podem ser personalizados de várias formas. O sistema reconhece o perfil pessoal do condutor no smartphone conectado, uma ligação que é sempre feita sem fios no novo Mokka. Podem ser configurados vários atalhos virtuais no ecrã central e até sete esquemas de cores diferentes para o ambiente preferido oferecem mais opções de personalização.

Quando encomendado com o sistema de navegação integrado, as atualizações de mapas são disponibilizadas de forma automática over-the-air. O sistema também aprende constantemente e - com base nos hábitos do perfil de condutor associado - sugere destinos e rotas de forma autónoma. A aplicação myOpel também pode ser utilizada para enviar facilmente o destino e a rota correspondente para o veículo.
Outra vantagem para os condutores do Mokka Electric: depois de introduzir o destino pretendido, é apresentado o nível de carga restante da bateria à chegada. Este é determinado de acordo com o estilo de condução anterior. O percurso também pode ser planeado, incluindo paragens para carregamento ao longo do caminho. O sistema calcula então os tempos de condução e de carregamento possíveis. E o ecrã do SUV elétrico a bateria fornece aos clientes uma vasta gama de informações e estatísticas sobre o consumo de energia, o nível de carga e a autonomia restante, bem como a recuperação de energia.

Toda a informação: O ChatGPT2 torna o novo Mokka ainda mais inteligente
Além disso, a Opel oferece uma solução inovadora para o novo Mokka e outros modelos, para facilitar a orientação em ambientes desconhecidos ou simplesmente para tornar as viagens longas mais divertidas: o ChatGPT2, que está disponível em conjunto com a Navegação Conectada. Com as funcionalidades desta tecnologia de IA generativa, os condutores e passageiros da Opel têm acesso a uma vasta gama de informações de uma longa lista de tópicos. A tecnologia, desenvolvida pela OpenAI, pode devolvê-las aos seus utilizadores de uma forma sofisticada e precisa.
Por exemplo, quando se procura um restaurante numa cidade desconhecida, o ChatGPT2 pode fazer sugestões com base nas preferências pessoais e propor um itinerário para o destino escolhido. Também pode responder a perguntas como qual o artista que interpretou uma determinada canção, quem foi o protagonista de um filme de sucesso - pode até criar um questionário para aumentar o fator de entretenimento.
Melhorar a comodidade e a segurança: ecrãs digitais, múltiplas opções de conetividade
Para além da ligação sem fios de smartphones compatíveis ao sistema de infoentretenimento, o dispositivo móvel pessoal também pode ser carregado sem fios na consola central do novo Mokka. Além disso, os dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, também podem ser ligados através da tomada USB-C na consola central.
Por outro lado, a nova câmara de visão traseira de 180 graus de alta-definição assegura uma excelente visibilidade nas manobras em cidade. Quando a marcha-atrás é engrenada, a vista atrás do veículo é apresentada no monitor de infoentretenimento de 10 polegadas. Para além da visualização, os sons de sinalização e de aviso ajudam a efetuar manobras em espaços apertados.

Em tudo isto, a clareza e a operação intuitiva dos sistemas de assistência, do infoentretenimento e de outras funcionalidades como o ar condicionado foram o foco do desenvolvimento do cockpit do Mokka. Os engenheiros e designers integraram algumas definições que anteriormente podiam ser controladas através de botões no ecrã tátil central a cores.
E os sistemas de assistência, que não são essenciais em todas as situações, podem ser facilmente desativados e ligados novamente com o toque de apenas um botão. Todo o design do cockpit parece mais moderno e desejável, como se fosse de uma classe de veículo superior. Por exemplo, o design dos restantes interruptores, como os do travão de estacionamento elétrico e de seleção dos modos de condução (no Mokka Electric e nas variantes automáticas) vem do novíssimo Opel Grandland.
Informação de Consumos e Emissões
Valores combinados de acordo com o WLTP
Opel Mokka Electric – Consumo de energia: 15,5-15,6 kWh/100 km
A autonomia real pode variar em condições quotidianas e depende de vários fatores, em particular do estilo de condução pessoal, das caraterísticas do percurso, da temperatura exterior, da utilização de aquecimento e ar condicionado e do pré-condicionamento térmico.
Comments