Kadett e Astra, dois nomes que são sinónimos de quase nove décadas de história de sucesso quando falamos de veículos compactos da Opel. Desde o início, têm trazido inúmeras inovações para o segmento, tornando assim a mobilidade individual acessível a muitos utilizadores. Uma geração muito especial do Kadett está agora a celebrar um aniversário especial no ano de aniversário dos “125 anos de produção automóvel da Opel”: o Opel Kadett E faz 40 anos.
No outono de 1984, os engenheiros da Opel alcançaram um grande sucesso. Construída com a base técnica do seu antecessor, mas com uma carroçaria hatchback completamente nova, a quinta geração do Kadett prosperou. A base do sucesso foi o design atrativo, bem como o requinte técnico e a diversidade de variantes. Ao mesmo tempo, foi o último modelo da classe dos compactos da Opel a ostentar a designação Kadett. O sucessor já se designou por “Astra” e prossegue de forma consistente o sucesso na classe dos compactos. A primeira geração do Astra eletrificado tem opções híbridas e motores de combustão, bem como o Astra Electric totalmente elétrico.
Outono de 1984: Lançamento da quinta geração do bem-sucedido Opel Kadett
A história do desenvolvimento da quinta geração do Kadett começou efetivamente em 1979. Assim que o Opel Kadett D, o primeiro modelo de tração dianteira da Opel, foi lançado no mercado, já estavam a ser recolhidas ideias para o potencial sucessor. No desenvolvimento de produto e fabrico em Rüsselsheim, vários engenheiros, técnicos e designers fizeram parte do projeto “Kadett E”. Ao longo de cinco anos, foram investidos 1,5 mil milhões de marcos alemães no desenvolvimento do Kadett E. Antes de estar pronto para a produção em série, os protótipos percorreram uma distância total de cerca de 6,5 milhões de quilómetros - em centros de testes, bem como em pistas de corrida, sob condições climatéricas extremas no Norte da Europa e em regiões desérticas dos EUA. Após a conclusão dos testes exaustivos, chegou o momento: o Kadett E - mais uma vez com tração dianteira - foi lançado no outono de 1984. Rapidamente chegou aos concessionários - numa diversidade grande.
Mas esta não é, de longe, a única razão que fez com que a quinta geração do Kadett se tornasse num bestseller em muito pouco tempo.
Uma versão para cada tarefa
Desde o início das vendas, a nova geração do Kadett estava disponível como um hatchback de três e cinco portas e como uma station wagon também de três e cinco portas - com um volume de carga líder na sua classe de até 1.520 litros. Apenas um ano mais tarde, a variante notchback com quatro portas complementava a gama. E, a partir de 1987, os fãs de condução ao ar livre tiveram o seu investimento recompensado com o Kadett E: o famoso designer italiano Nuccio Bertone foi responsável pelo novo Kadett descapotável. Em estreita colaboração com a equipa de design de Rüsselsheim, o elegante “Kadett sem tejadilho” foi desenvolvido na fábrica do norte de Itália - incluindo um extenso equipamento de série, desde bancos desportivos para o condutor e passageiro da frente até bancos traseiros rebatíveis individualmente e vidros fumados.
O construtor sublinha o facto de a Opel não querer apenas atrair clientes de automóveis com o Kadett, mas também oferecer o modelo certo para clientes comerciais com outra variante: o Kadett Combo. Este veículo comercial compacto com um eixo traseiro específico e portas traseiras com abertura de 180 graus podia suportar até 635 quilogramas de carga útil e oferecia 2,4 metros cúbicos de espaço de armazenamento.
No entanto, a variante mais desportiva, mais potente e - juntamente com o descapotável Bertone - provavelmente também a mais emocional do Kadett é o Kadett GSi. Enquanto a versão de produção estava inicialmente equipada com um motor de 1,8 litros e 85 kW (115 cv) de potência, o GSi chegou às pistas pouco tempo depois como um veículo de turismo do Grupo A com 125 kW (170 cv) e uma aceleração de 0 a 100 km/h em pouco menos de sete segundos. E como Kadett GSi 16V com motor de 184 kW (250 cv), celebrou a sua estreia vitoriosa no início do Campeonato Internacional Alemão de Carros de Turismo em 1988. Um ano mais tarde, os austríacos Josef Haider/Ferdinand Hinterleitner tornaram-se campeões alemães de ralis com o Opel Kadett GSi 16V. E no mesmo ano, uma equipa oficial da Opel entrou no Campeonato Alemão de Carros de Turismo com a quinta geração do Kadett.
Em 1984, o Kadett também estabeleceu um recorde em termos de aerodinâmica. Após 1.200 horas de afinação no túnel de vento, o Kadett E atingiu um sensacional coeficiente de resistência de 0,32. E o desportivo GSi, com um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0,30 e uma área de resistência ao ar de 0,57 metros quadrados, era a berlina mais aerodinâmica do mundo na altura. Os engenheiros da Opel alcançaram estes melhores valores, entre outras coisas, através de uma forma de cunha consistente, uma superfície de piso do veículo em forma de lágrima, planos de janelas suavizados e outras soluções pormenorizadas, tais como vedantes de juntas flexíveis na carroçaria. Nas palavras do então Diretor de Desenvolvimento do Produto, Fritz W. Lohr:
“Ao longo de cerca de 1.200 horas de túnel de vento, os nossos engenheiros e técnicos conseguiram uma qualidade aerodinâmica para o novo Kadett nunca antes alcançada nesta classe. Durante a fase de desenvolvimento do novo Kadett, alguns dos nossos engenheiros seniores estiveram por vezes indisponíveis durante longos períodos do dia. A explicação posterior era normalmente: 'Desculpem, estava a testar o GSi...'”.
Ao mesmo tempo, o desenvolvimento progredia continuamente. Em 1989, a Opel lança um Kadett E atualizado e, em 1991, a designação Opel Astra é introduzida em toda a Europa.
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