
A diminuição da diferença no preço dos veículos elétricos Europeus e Americanos em relação aos produtos Chineses vem ampliando a preferência pelos automóveis ocidentais mas a agressividade da China neste mercado ainda trava o crescimento, particularmente no grandioso mercado asiático onde fabricantes chineses agora oferecem carros elétricos por apenas 3.250 euros.
Apesar dos esforços contínuos dos fabricantes de automóveis tradicionais para tornar os veículos eléctricos mais acessíveis, ainda existe uma diferença de preços significativa entre os BEV (veículos elétricos a bateria) e os veículos com motor de combustão interna (ICE).
Estes e outros dados fazem parte do último relatório da Jato Dynamics, que explora a capacidade incomparável da China de produzir BEV acessíveis e seu papel como importante produtor e também como mercado amplo para este tipo de veículos.
Na zona euro, o custo adicional que um comprador tem de pagar por um BEV em relação a um veículo ICE, e quando falamos de um produto Premium – desceu de 53% em 2018 para 22% em 2024.
O preço médio de um BEV na região desceu 15%, enquanto o custo médio de um ICE aumentou 7%.
Uma situação semelhante aconteceu no Reino Unido, onde o adicional a pagar entre veículos BEV-ICE desceu de 51% em 2018 para 18% em 2024.
Este ajuste vem acontecendo tanto pela queda dos preços dos veículos BEV (-11%) como o aumento dos preços dos veículos ICE (+14%) pela própria conjuntura econômica global.
Da mesma forma, nos EUA a diferença de preço BEV-ICE desceu de 53% em 2018 para apenas 15% adicionais em 2024.
Porém, no caso Americano, a dinâmica é diferente já que o preço dos veículos ICE manteve-se estável, enquanto o custo dos BEV nos EUA dólares caiu 25%.
“O estreitamento da diferença de preços entre o BEV e o ICE não pode ser atribuída apenas à disponibilidade de BEV cada vez mais baratos no mercado. Embora as montadoras que produzem veículos elétricos estejam cada vez mais sensíveis a fatores preponderantes como qualidade e acessibilidade, os preços dos automóveis ICE aumentaram de uma forma geral”, comentou Felipe Munoz, analista global da Jato Dynamics.
“Isto é o resultado de fatores como o aumento da regulamentação, normas mais rigorosas dos governos para este tipo de veículos e a introdução de mais recursos de alta tecnologia, todos eles se combinaram para aumentar o preço final de venda a retalho destes veículos. Entretanto, os carros eléctricos beneficiaram de custos cada vez mais baixos das baterias, o que fez com que os preços dos BEV caíssem”, continuou Munoz.”
Apesar disso, o contraste entre a situação no Ocidente e na China é gritante. Na zona euro, o preço médio de retalho de um veículo BEV foi 118% superior ao de um produto semelhante produzido na China em 2018. Em 2024, este percentual é de 111%. Uma situação praticamente semelhante ocorreu no Reino Unido, onde a diferença de preços aumentou de 100% para 122% no mesmo período. Nos EUA, a diferença diminuiu de 125% para 109%.
Isto significa que a China está a avançar mais rapidamente do que o Ocidente para desenvolver BEV mais acessíveis. À medida que os países de todo o mundo mudam dos combustíveis fósseis para fontes mais limpas de energia renovável, a competitividade da China no mercado dos veículos eléctricos coloca-a numa posição cada vez mais importante neste mercado.
“A China já é um dos principais players no setor automóvel e isso não é algo que vá mudar em breve. Afinal, um BEV chinês será provavelmente mais atraente para os consumidores do que um modelo comparável de uma marca ocidental, simplesmente pela enorme diferença de preço”, concluiu Munoz
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