top of page

Peugeot Rally Cup Portugal, Espanha e Ibérica renovam aposta para descoberta de jovens talentos

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
Peugeot Rally Cup Portugal, Espanhola e Ibérica renovam aposta para descoberta de jovens talentos

A caminho da sua oitava temporada, a Peugeot Rally Cup Ibérica mantém muitas das características que fizeram da competição uma das escolhas para os jovens talentos dos ralis desenvolverem suas carreiras desportivas. No ano passado a categoria subdividiu-se em três competições paralelas – um exclusivo para cada um dos países, Portugal e Espanha e uma terceira competição, a Cup Ibérica.


O balanço de 2024 foi amplamente positivo, com a participação conjunta de 34 pilotos e de dezenas de navegadores, disputando ao segundo em mais de 1.000 km de especiais cronometradas percorridas, em asfalto e terra, divididas por 10 eventos, cinco em Portugal e cinco em Espanha.


Para 2025, entre os meses de maio e setembro, a Peugeot Cup Ibérica mantém o formato de quatro provas, duas em Portugal (Terras D’Aboboreira e Vinho Madeira) e duas em Espanha (Rías Baixas e Blendio Princesa de Asturias - Ciudad de Oviedo), no habitual equilíbrio entre ralis de asfalto e terra.


Peugeot Rally Cup Portugal, Espanhola e Ibérica renovam aposta para descoberta de jovens talentos

Assente no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a mais mediática competição automóvel a nível nacional, a Cup Portugal correr-se-á de março a novembro. Ao Casinos do Algarve e ao Terras D’Aboboreira, ambos em terra, seguir-se-ão o Vinho Madeira e o Água Transibérico Chaves – Verín, em asfalto. No encerramento de uma época que se prolonga de março a novembro destaca-se uma das maiores novidades: a estreia no troféu do Rally de Lisboa, como palco da final.


Já na competição espanhola incluída no SuperCampeonato de España de Ralllyes (SCER), também ele com cinco provas no seu calendário, de abril a novembro. Arranca nos ralis Sierra Morena - Córdoba e Rías Baixas, ambos em alcatrão, seguindo-se os troços de terra do Princesa de Asturias - Ciudad de Oviedo e do RallyRACC Catalunya-Costa Daurada. A época terminará no asfalto do Rallye La Nucía-Mediterráneo-Trofeo Costa Blanca.


Ao volante dos já bem conhecidos Peugeot 208 Rally4, cuja performance e fiabilidade são amplamente elogiadas, pilotos e navegadores irão lutar por novo pacote aliciante de prémios. Na competição Portuguesa, bem como do outro lado, na Espanha, há 75 mil euros em jogo, a dividir pelas cinco provas, premiando-se os cinco primeiros de cada rali. Quanto ao vencedor da CUP Ibérica, terá a possibilidade de fazer um programa oficial completo em 2026, em Portugal ou Espanha.


Peugeot Rally Cup Portugal, Espanhola e Ibérica renovam aposta para descoberta de jovens talentos

INEGÁVEL SUCESSO DOS TROFÉUS PEUGEOT

A coorganização entre a Peugeot Portugal e a Peugeot Espanha, com a coordenação logística e desportiva a cargo da Sports & You, têm fomentado a competição transfronteiriça, proporcionando uma plataforma única para que os jovens talentos possam progredir da categoria Rally4, base das viaturas do troféu, para o patamar Rally2, envolvidos em competições renhidas e em busca dos prémios atrativos da competição.


Esta complementaridade permite uma maior proximidade dos jovens talentos aos seus respetivos públicos e patrocinadores, não só competindo nos seus países, como agarrando a oportunidade de o fazer em termos ibéricos, de forma internacional, mas em curtas distâncias.


Peugeot Rally Cup Portugal, Espanhola e Ibérica renovam aposta para descoberta de jovens talentos

Os números mostram o sucesso dos troféus, com um total de 34 pilotos a participarem nos 10 eventos (cinco em Portugal, cinco em Espanha), batalhando ao longo de mais de 1000 km de especiais cronometradas. O alcance mediático foi muito para lá dos milhares de pessoas que ladearam as Especiais dos ralis desenhados na Península Ibérica.


Com um impacto crescente nas redes sociais, os conteúdos dos troféus Peugeot alcançaram mais de 9 milhões de pessoas, com mais de 1,8 milhões de interações e mais de 2 milhões de impressões. Uma popularidade fundamental para o retorno dos projetos dos jovens pilotos que tentam singrar no competitivo mundo dos ralis.


Na base do êxito dos troféus está o modelo 208 Rally4 equipado com um motor EB2 Turbo de 3 cilindros, 1.199 cc, com 208 CV de potência e um binário máximo de 290 Nm às 3.000 rpm. Tudo isto para um peso de 1.250 kg, com piloto e copiloto.


Peugeot Rally Cup Portugal, Espanhola e Ibérica renovam aposta para descoberta de jovens talentos

Acrescente-se que a Pirelli é parceira de todos os troféus em termos de fornecimento e assistência de pneus, contando a organização com o apoio do ACP e RACC, as entidades oficiais de automobilismo de cada um dos países, e ainda das entidades Sparco, GUPE e Race For Good.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

01:29
Reproduzir vídeo
Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

01:28
Reproduzir vídeo
Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

01:25
Reproduzir vídeo
Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

01:36
Reproduzir vídeo
bottom of page