Pouco mais de um mês após a última prova da Peugeot Rally Cup Portugal e da Peugeot Rally Cup Ibérica, eis que os “Leões” dos ralis se aprestam para mais um confronto duplo, desta feita nos troços de asfalto da “Pérola do Atlântico”.
São, desta feita, 15 os veículos 208 Rally4 inscritos no Rali Vinho Madeira, prova que se será disputada de 1 a 3 de Agosto. Será o quarto de cinco ralis da competição portuguesa e a terceira e também penúltima jornada do confronto ibérico.
Haverá, por isso e de novo, um mix de equipas nos troços madeirenses, entre os habitués continentais e espanhóis, a que se juntam três equipas locais, que quererão aproveitar o conhecimento do terreno – 15 troços, num total de 189,70 km cronometrados – para baralharem as contas aos habituais protagonistas de ambos os troféus, da responsabilidade da Peugeot Portugal e Espanha, com a logística assegurada pela estrutura da Sports & You.
Na Cup Portugal as contas para o título estão bem equilibradas, havendo oito pontos entre Hugo Lopes, o atual líder, e Pedro Pereira, ou 22 pontos a separá-lo de João Andrade (5º classificado), com Ricardo Sousa e Guilherme Meireles de permeio.
Na competição Ibérica, a vantagem pontual pende, neste momento, para Hugo Lopes, tendo atrás de si e igualmente a oito pontos, o espanhol Miguel Gutiérrez e, a 18 pontos, Unai de la Dehesa, que é o atual líder do Troféu semelhante na Espanha.
Acrescente-se que as equipas dos competitivos 208 Rally4 também irão lutar pelas melhores posições do escalão das 2 Rodas Motrizes (2RM), quer à geral do rali madeirense, quer no âmbito do CPR 2024.
Quinze troços e 189,7, quilómetros cronometrados
Organizado pelo Clube Sports Madeira, o Rali Vinho Madeira corre-se entre quinta-feira e sábado (1 a 3 de agosto), numa estrutura de 2 Etapas e 15 Especiais (uma Super Especial a abrir a contenda e mais sete troços de passagem dupla), para 189,70 km cronometrados, num percurso total de 666,63 km. Estará sedeado na Escola Profissional Atlântico (Edifício Marina Fórum, na Avenida Arriaga, Funchal).
A secção pré-competitiva corre-se na quinta-feira (1 de agosto), integrando os Treinos Livres (08h30/09h00), Qualifying (09h30/10h00) e Shakedown (10h00/12h00), tendo como palco o troço de Cardais (3,35 km).
Mais tarde nesse dia, pelas 16h00 terá início a 1ª Etapa, começando por se cumprir, a Super Especial Cidade do Funchal (2,18 km às 19h30). A etapa completa-se na sexta-feira (dia 2), com início às 08h10, integrando uma dupla passagem pelos troços de Campo de Golfe (10,47 km; 09h23 e 14h21), Palheiro Ferreira (22,06 km; 10h09 e 15h07) e Santana (14,14 km; 11h22 e 16h20). Haverá três idas ao Parque de Assistência (Av Dr. Sá Carneiro; 08h10, 12h53 e 17h34) e um Reagrupamento (12h33). No final do dia, as viaturas dão entrada em Parque Fechado, no Largo do Município.
O rali completa-se no sábado (dia 3) com uma 2ª Etapa a começar às 08h30, integrando uma dupla passagem pelas classificativas de Câmara de Lobos (10,32 km; 09h28 e às 14h29), Ponta do Sol (10,95 km; 10h19 e 15h20), Calheta (14,45 km; 11h03 e 16h04) e Rosário (11,37 km; 12h27 e 17h28). A segunda ronda servirá de Power Stage. O dia terá dois Reagrupamentos (13h06 e 18h07) e três visitas ao Parque de Assistência (08h40, 13h26 e 18h17), a última das quais antes da Cerimónia Final do Pódio, montado na Avenida do Mar (18h30), seguindo-se a entrada em Parque Fechado (18h40).
Comments