
De acordo com os dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), em 2024, os registos de automóveis novos aumentaram ligeiramente, +0,8%, para cerca de 10,6 milhões de unidades. A Espanha continuou a demonstrar resiliência com uma sólida taxa de crescimento de 7,1%. Em contrapartida, registaram-se descidas em França (-3,2%), Alemanha (-1%) e Itália, com uma ligeira quebra de 0,5%.
Olhando apenas para dezembro de 2024, os novos registos de automóveis na UE aumentaram 5,1%. A Espanha liderou com um robusto aumento de dois dígitos de 28,8%, seguida pela França com um modesto aumento de 1,5%. No entanto, entre os quatro maiores mercados da UE, registaram-se descidas na Alemanha (-7,1%) e em Itália (-4,9%).
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Os automóveis eléctricos a bateria continuaram a ser a terceira escolha mais popular entre os compradores em 2024. Em Dezembro, representando 15,9% do mercado, e contribuindo para um posicionamento de 13,6% de quota após os 12 meses de 2024, superando novamente o gasóleo, que desceu para 11,9%. Os automóveis a gasolina mantiveram a liderança com 33,3%, enquanto os automóveis híbridos-eléctricos reforçaram a segunda posição, comandando uma quota de mercado de 30,9%.
Automóveis eletrificados
Mas os sinais de preocupação vêm daquele que é o grande foco das marcas e seus investimentos, o veículo 100% elétrico, com as matrículas de automóveis elétricos a bateria a cairem 10,2%, para 144.367 unidades em dezembro de 2024. Esta descida foi impulsionada principalmente por uma diminuição significativa das matrículas na Alemanha (-38,6%) e em França (-20,7% ), levando a uma diminuição de 5,9% nas matrículas no acumulado do ano.
Já os registos de automóveis híbridos plug-in aumentaram 4,9% no mês passado, impulsionados por aumentos significativos em França (44,9%) e na Alemanha (6,8%). Em dezembro, os híbridos plug-in representaram 8,3%, mantendo o mesmo nível do ano anterior. No entanto, os volumes totais do ano para 2024 caíram 6,8% em comparação com 2023.
As matrículas de híbridos eléctricos aumentaram 33,1% em Dezembro, com a quota de mercado a subir para 33,6%, face aos 26,5% de Dezembro passado, ultrapassando as matrículas de automóveis a gasolina pelo quarto mês consecutivo, lembrando que aqui entram os veículos eletrificados do tipo mild hybrid com sistemas híbridos simples com baterias de 48V.
Carros a gasolina e a gasóleo
Em dezembro de 2024, os registos de automóveis a gasolina caíram 1,8%, com todos os principais mercados a registarem descidas, exceto Espanha, que registou um aumento de 16%. A França registou a queda mais acentuada, com os registos a caírem 23%, seguida pela Itália com uma queda de 11,4%. A Alemanha registou também uma diminuição de 7,4%. Com 269.260 automóveis novos matriculados no mês passado, a quota de mercado de veículos a gasolina desceu para 29,6%, abaixo dos 31,6% do mesmo mês do ano passado. O mercado de automóveis a diesel diminuiu 15%, resultando numa quota de mercado de 9,8% para veículos a diesel em Dezembro passado. No geral, foram observadas descidas na casa dos dois dígitos na maioria dos mercados da UE.
Comentários