top of page

Registos de automóveis novos na Europa têm estabilidade em 2024 com a Espanha a ser o mercado de maior crescimento

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
Registos de automóveis novos na Europa têm estabilidade em 2024 com a Espanha a ser o mercado de maior crescimento

De acordo com os dados da ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), em 2024, os registos de automóveis novos aumentaram ligeiramente, +0,8%, para cerca de 10,6 milhões de unidades. A Espanha continuou a demonstrar resiliência com uma sólida taxa de crescimento de 7,1%. Em contrapartida, registaram-se descidas em França (-3,2%), Alemanha (-1%) e Itália, com uma ligeira quebra de 0,5%.


Olhando apenas para dezembro de 2024, os novos registos de automóveis na UE aumentaram 5,1%. A Espanha liderou com um robusto aumento de dois dígitos de 28,8%, seguida pela França com um modesto aumento de 1,5%. No entanto, entre os quatro maiores mercados da UE, registaram-se descidas na Alemanha (-7,1%) e em Itália (-4,9%).


Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia

Os automóveis eléctricos a bateria continuaram a ser a terceira escolha mais popular entre os compradores em 2024. Em Dezembro, representando 15,9% do mercado, e contribuindo para um posicionamento de 13,6% de quota após os 12 meses de 2024, superando novamente o gasóleo, que desceu para 11,9%. Os automóveis a gasolina mantiveram a liderança com 33,3%, enquanto os automóveis híbridos-eléctricos reforçaram a segunda posição, comandando uma quota de mercado de 30,9%.


Automóveis eletrificados

Mas os sinais de preocupação vêm daquele que é o grande foco das marcas e seus investimentos, o veículo 100% elétrico, com as matrículas de automóveis elétricos a bateria a cairem 10,2%, para 144.367 unidades em dezembro de 2024. Esta descida foi impulsionada principalmente por uma diminuição significativa das matrículas na Alemanha (-38,6%) e em França (-20,7% ), levando a uma diminuição de 5,9% nas matrículas no acumulado do ano.


Já os registos de automóveis híbridos plug-in aumentaram 4,9% no mês passado, impulsionados por aumentos significativos em França (44,9%) e na Alemanha (6,8%). Em dezembro, os híbridos plug-in representaram 8,3%, mantendo o mesmo nível do ano anterior. No entanto, os volumes totais do ano para 2024 caíram 6,8% em comparação com 2023.


As matrículas de híbridos eléctricos aumentaram 33,1% em Dezembro, com a quota de mercado a subir para 33,6%, face aos 26,5% de Dezembro passado, ultrapassando as matrículas de automóveis a gasolina pelo quarto mês consecutivo, lembrando que aqui entram os veículos eletrificados do tipo mild hybrid com sistemas híbridos simples com baterias de 48V.


Carros a gasolina e a gasóleo

Em dezembro de 2024, os registos de automóveis a gasolina caíram 1,8%, com todos os principais mercados a registarem descidas, exceto Espanha, que registou um aumento de 16%. A França registou a queda mais acentuada, com os registos a caírem 23%, seguida pela Itália com uma queda de 11,4%. A Alemanha registou também uma diminuição de 7,4%. Com 269.260 automóveis novos matriculados no mês passado, a quota de mercado de veículos a gasolina desceu para 29,6%, abaixo dos 31,6% do mesmo mês do ano passado. O mercado de automóveis a diesel diminuiu 15%, resultando numa quota de mercado de 9,8% para veículos a diesel em Dezembro passado. No geral, foram observadas descidas na casa dos dois dígitos na maioria dos mercados da UE.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

01:29
Reproduzir vídeo
Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

01:28
Reproduzir vídeo
Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

01:25
Reproduzir vídeo
Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

01:36
Reproduzir vídeo
bottom of page