top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Relatório da Ford apresenta vantagens da eletrificação na frota das pequenas e médias empresas


Relatório da Ford apresenta vantagens da eletrificação na frota das pequenas e médias empresas

De acordo com um estudo encomendado pela Ford, canalizadores, floristas e padeiros são exemplos de pequenas e médias empresas que podem elevar sua rentabilidade para outros patamares através da adoção de veículos elétricos, mas o carregamento continua a ser uma fonte de preocupação, revela o trabalho realizado pela Cebr.


A adoção de VE pelas pequenas e médias empresas representa uma oportunidade de ouro para um futuro mais produtivo e sustentável que beneficiará tanto as empresas como os clientes. Esta é a principal conclusão de um relatório encomendado pela Ford Pro: “The Economics of Commercial Van Usage Across Europe 2024”, publicado pela empresa de consultoria Centre for Economics and Business Research (Cebr)


O relatório da Cebr estima que as empresas e atividades de comércio, que utilizam veículos comerciais ligeiros, contribuíram com 860 mil milhões de euros em toda a UE em 2023 (cerca de mil milhões de euros, incluindo o Reino Unido). Se combinadas, as empresas e atividades comercias que utilizam furgões combinadas formassem um Estado-Membro da UE, seriam o sexto maior em termos de PIB.


De acordo com um inquérito realizado com as pequenas empresas, o reduzido custo de propriedade dos VE permite que estes se paguem a si próprios no prazo de três anos e a tecnologia e os serviços de apoio elevam ainda mais a produtividade, enquanto as empresas que ainda não utilizam VE pretendem fazer a transição no prazo de cinco anos.


Ainda de acordo com o estudo, a Alemanha tem a maior quota de VE nas matrículas de veículos comerciais ligeiros novos, já o Reino Unido tem o maior crescimento nas vendas de VE e a França apresenta o potencial mais elevado para uma acelerada eletrificação, e com base em fatores fatores como a própria economia local, custos de energia, e pontos de carregamento além de restrições com zonas de baixas emissões.


O estudo encomendado pela Ford Pro, vem na sequência do lançamento de um ecossistema completo de produtos e serviços para clientes de todos os tipos e dimensões. Na semana passada, a Ford Pro anunciou uma solução integrada de carregamento doméstico para empresas.


“Há quase 60 anos que apoiamos as pequenas empresas a construir as economias da Europa, mas a maior oportunidade para melhorar o seu tempo de atividade e produtividade está ainda para vir”, afirmou Hans Schep, Diretor Geral da Ford Pro, Europa. “Floristas, canalizadores e padeiros vão desempenhar um papel de liderança no sentido de elevar o nível de adoção de VE e nós vamos proporcionar a estas pequenas empresas níveis de carregamento, software e assistência técnica oferecido às grandes frotas, para que possam eletrificar-se da forma mais conveniente.”

A oferta da Ford Pro inclui, além de uma gama completa de veículos comerciais elétricos e híbridos plug-in, o apoio através de soluções de produtividade, tais como software de gestão de veículos e frotas, soluções de carregamento, assistência técnica e financiamento integrado.

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page