
O Renault Filante Recorde 2025 é um Concept car elétrico desenvolvido para maximizar a eficiência energética e que tem como objetivo estabelecer um novo recorde de consumo e de autonomia, com uma bateria de 87 kWh, ou seja, a mesma capacidade do Scenic E-Tech elétrico.
Monolugar com uma carroçaria aerodinâmica, o protótipo tem como principais referências os 5,12 metros de comprimento e 1,19 metros de altura, para apenas 1.000 kg de peso.
Laboratório sobre rodas para testar novas tecnologias, materiais e inovações, está equipado com pneus únicos que reduzem o atrito, bem como com as tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire.
O Renault Filante Recorde 2025 foi inspirado no 40 CV des Records e no Étoile Filante, construídos em 1925 e 1956, respetivamente, que estabeleceram novos recordes históricos para a marca. Será apresentado no salão automóvel Rétromobile, em Paris, de 5 a 9 de fevereiro de 2025, antes de partir em busca de um novo recorde de eficácia no primeiro semestre do ano.
Um design que procura novos níveis de eficiência, inspirado na aeronáutica e em modelos históricos da marca

"Concebemos este automóvel como uma escultura em movimento. Inspirado nos aviões de combate e nos recordes de velocidade do século XIX, reflecte simultaneamente desempenho e elegância intemporal. Cada centímetro da superfície foi trabalhado para captar a luz e realçar as linhas da carroçaria, que parecem fundir-se no ar. Os vidros azuis e a paleta de cores sublinham ainda mais esta impressão de leveza e de ar. O design como um todo procura transmitir uma impressão de fluidez e leveza. "
Sandeep Bhambra, Diretor de Design Avançado, Renault e Ampere

Influências históricas revisitadas
O Renault Filante Recorde 2025 apresenta uma carroçaria em Azul Ultravioleta, uma nova tonalidade que parece azul ou violeta consoante os reflexos da luz e o ângulo de visão. Esta cor, que lembra o 40 CV des Records, foi recriada especialmente para o Filante Recorde 2025. Muitos outros pormenores lembram também os modelos emblemáticos que inspiraram o design deste concept car: os faróis redondos, as rodas separadas da carroçaria (40 CV des Records e Nervasport des Records), mas também as carenagens das rodas (Etoile Filante), a grelha pontiaguda, a posição do habitáculo e a correia de regulação dos bancos (40 CV des Records). Todas estas formas e peças recordam-nos o passado, ao mesmo tempo que se fundem perfeitamente com o aspeto contemporâneo do Filante Recorde 2025. Integrando-se suave e harmoniosamente com a visão futurista do automóvel, criam um diálogo natural entre o passado e o futuro.

No entanto, é o mundo da aeronáutica que fornece a principal inspiração para o design deste concept car de demonstração. Com a sua bolha aerodinâmica protetora, o habitáculo faz lembrar um avião de caça. Ao mesmo tempo, cada detalhe da carroçaria foi otimizado para reduzir o arrasto, com caraterísticas que remetem para as curvas e as formas dos aviões de alta performance.
As carenagens das rodas dianteiras e traseiras são outro pormenor que chama a atenção, contribuindo para o estilo do automóvel e desempenhando um papel fundamental no seu desempenho aerodinâmico. As carenagens reforçam o aspeto monolítico do concept car, melhorando simultaneamente a penetração do ar. Juntamente com as largas abas laterais das rodas, contribuem para a fluidez ininterrupta da carroçaria e para a ausência de ruturas visíveis.

Em busca de eficiência e desempenho
O peso também foi uma prioridade na conceção do Renault Filante Recorde 2025. Isto é evidente em todos os pormenores, até aos acabamentos. Os parafusos visíveis na carroçaria são inspirados nas técnicas de construção aeronáutica. O objetivo é não só tornar o automóvel mais leve, mas também dar-lhe um aspeto contemporâneo e de alta tecnologia. Juntamente com as outras caraterísticas de design inspiradas no mundo da aeronáutica, estes parafusos visíveis sublinham o compromisso da marca com um design inovador e mais sustentável.
O design deste concept car é muito mais do que a aparência: faz parte de uma abordagem que visa ultrapassar os limites da eficiência e do desempenho. Desde as carenagens aerodinâmicas até ao chassis leve, todos os elementos foram concebidos para maximizar a eficiência energética. Ao mesmo tempo, a inspiração histórica e aeronáutica confere a este automóvel uma personalidade única, com os olhos postos no futuro.

Um cockpit que também foi concebido para o desempenho
O design interior do Renault Filante Recorde 2025 segue a mesma abordagem que o exterior, com um cockpit inspirado nos mundos da aviação e das viagens espaciais, em que cada pormenor é concebido para maximizar o desempenho, o conforto e a eficiência. Neste ambiente reduzido, cada componente ou sistema (funções de segurança e de abertura, cruise control, acelerador, travagem, etc...) está ao alcance do condutor, com um design orientado para a ergonomia e para a redução de peso. A escolha dos materiais também reflecte este pensamento. O banco do condutor, por exemplo, é fabricado em lona esticada, semelhante a uma rede, para um design leve e um apoio ótimo.
O banco adapta-se à forma do corpo do condutor, que se sente em sintonia com o automóvel. O banco é suportado por finas lâminas de carbono revestidas por um tecido técnico, uma escolha novamente inspirada nas indústrias aeronáutica e aeroespacial, onde cada grama é importante para maximizar o desempenho.
A integração dos comandos e dos instrumentos reflecte uma abordagem fluida e minimalista. Cada função é apresentada num ecrã digital ultrafino.
O volante é o componente visível de uma arquitetura de controlo inovadora: os seus manípulos controlam as funções de aceleração, travagem e direção, utilizando tecnologias steer-by-wire e brake-by-wire totalmente electrónicas, discretamente integradas numa estrutura impressa em 3D feita de Scalmolloy. Esta abordagem inspira-se nas tecnologias aeronáuticas, em que os comandos devem ser ergonómicos e rapidamente acessíveis. No centro do volante, um ecrã panorâmico flexível enrolado num cilindro permite a visualização clara e imediata de dados essenciais, como a velocidade, a autonomia e os parâmetros de condução. Por fim, o volante está ligado à bolha protetora do cockpit, elevando-se quando esta é aberta para facilitar a entrada e saída do condutor.

Um engenhoso sistema de circulação de ar permite ventilar o cockpit sem necessidade de peças mais técnicas, mais uma vez com o objetivo de economizar peso e energia.
O posto de condução, inspirado na F1, foi concebido para ser ergonómico e visível. As pernas do condutor estão posicionadas sobre as baterias, para um melhor resultado arquitetónico.

Aerodinâmica e controlo do peso, as chaves para a eficiência energética
Fruto de uma colaboração entre as equipas de engenharia e de design da Renault e da Ligier Automotive, o concept car Filante Recorde 2025 apresenta um excecional design ultra-aerodinâmico, otimizado para o desempenho.
O objetivo ambicioso deste projeto exigiu uma atenção especial ao estilo para alcançar o mais alto nível de desempenho aerodinâmico.
Para tal, os engenheiros aerodinâmicos procuraram otimizar o fluxo de ar em torno do automóvel, com especial ênfase na transição entre as diferentes partes. A forma alongada do monolugar desempenhou aqui um papel fundamental, uma vez que os automóveis mais compridos permitem um melhor controlo do fluxo aerodinâmico, reduzindo assim as interferências.
As jantes são normalmente fontes importantes de interferência aerodinâmica, mas neste caso foram cuidadosamente afinadas de modo a minimizar o seu impacto no desempenho. Os engenheiros utilizaram inicialmente formas simplificadas, antes de aperfeiçoarem o design para obter o melhor compromisso entre a intenção de estilo e o desempenho aerodinâmico.
Simultaneamente, os braços de suspensão também foram recortados, com linhas de design que reflectem a lógica aerodinâmica.
Simulação e validação em túneis de vento
O projeto envolveu uma estreita colaboração entre as equipas de design e de aerodinâmica, a fim de encontrar um equilíbrio entre o desempenho e a aparência. Embora algumas escolhas exigissem um compromisso, foi considerado prioritário respeitar a intenção de estilo, assegurando simultaneamente um desempenho aerodinâmico excecional. Esta fusão de estilo e desempenho traduz-se em linhas fluidas e num estilo de carroçaria escultural que não faz concessões à eficiência energética.
Embora o processo de desenvolvimento aerodinâmico tenha sido, até à data, orientado por simulações numéricas de ponta, os engenheiros planeiam realizar testes, em túnel de vento, na Primavera de 2025. Estes testes servirão para confirmar os resultados da simulação e para efetuar os ajustes necessários para aperfeiçoar a conceção do automóvel, de modo a obter um desempenho aerodinâmico ótimo.

Poupança de peso através de materiais otimizados e tecnologias avançadas
Um dos principais objectivos do desenvolvimento do Renaul Filante Recorde 2025 foi tornar o automóvel mais leve, a fim de maximizar a eficiência energética e, consequentemente, a autonomia. Para tal, o projeto utilizou uma combinação inovadora de materiais ultraleves e técnicas de fabrico avançadas. Cada componente do concept car foi estudado, analisado e otimizado para reduzir o peso, mantendo a solidez necessária para estabelecer novos recordes.
Ao maximizar a utilização da fibra de carbono, um material de importância fundamental para reduzir o peso dos componentes do chassis e da carroçaria, sem comprometer a sua resistência estrutural, os engenheiros conseguiram manter o peso do Renault Filante Recorde 2025 abaixo dos 1000 quilos, otimizando a rigidez e a segurança.
O chassis foi otimizado através de cálculos e estudos detalhados sobre as combinações possíveis de materiais. As ligas de alumínio, de carbono e de aço foram combinadas de forma a reduzir as secções transversais dos componentes ao mínimo necessário, para suportar as solicitações mecânicas, mantendo a máxima resistência.
Estes materiais tornaram o veículo mais leve, sem comprometer a resistência do chassis, que é essencial para garantir a estabilidade na pista.
Para reduzir ainda mais o peso do veículo, a equipa de engenharia utilizou Scalmalloy, uma liga de alumínio, de alta resistência, especialmente concebida para a impressão 3D. Desta forma, os engenheiros conseguiram fabricar peças complexas com extrema precisão, reduzindo simultaneamente o peso total do veículo. O processo de impressão 3D também minimizou o desperdício de material ao otimizar a estrutura das peças a fabricar. Os componentes produzidos são leves, resistentes e adaptam-se perfeitamente aos requisitos de desempenho.
Otimização da topologia: mais melhorias no desempenho
A otimização da topologia é outra inovação fundamental que reduziu significativamente o peso do veículo. Este método optimiza a disposição do material de modo a que este seja utilizado apenas onde é necessário, ou seja, em áreas sujeitas a tensões mecânicas específicas. Utilizando cálculos informáticos avançados, os engenheiros conseguiram estabelecer as áreas onde o material era necessário para garantir a resistência do carro de demonstração e as áreas onde podia ser removido, para tornar a estrutura mais leve, sem afetar o desempenho. Utilizando software de simulação melhorado por inteligência artificial, esta abordagem tornou possível criar peças leves e robustas para serem utilizadas exatamente onde eram necessárias.
Renault Filante Recorde 2025, um laboratório sobre rodas para as futuras tecnologias automóveis
Inovador até nos pneus, e na tradição histórica dos veículos recordistas e dos concept-cars da marca, o Renault Filante Recorde 2025 antecipa uma série de tecnologias que serão estudadas para serem utilizadas nos veículos de produção de amanhã.
Ausência de ligação mecânica entre o condutor e os sistemas de travagem e de direção
Renault Filante Recorde 2025 substitui os sistemas mecânicos convencionais por tecnologias electrónicas de direção e de travagem por fio, oferecendo uma experiência de condução mais completa, reduzindo o número de componentes mecânicos. Isto liberta espaço para repensar a arquitetura do veículo e otimizar o peso.
A tecnologia "steer-by-wire" representa um grande passo em frente no controlo da direção. Ao contrário dos sistemas convencionais, que utilizam uma coluna de direção mecânica para ligar o volante às rodas, a tecnologia "steer-by-wire" baseia-se numa ligação eletrónica entre o volante e os motores da cremalheira de direção.
Quando o condutor vira o volante, o sistema envia sinais elétricos para uma ECU central que determina a melhor forma de virar o automóvel, não só com as rodas dianteiras, mas também com outros componentes como o motor, os travões e a suspensão. Toda a plataforma pode ser posta a trabalhar.
Esta tecnologia proporciona igualmente uma maior flexibilidade, na medida em que os componentes da direção - incluindo o volante - podem ser posicionados onde for necessário. Isto permite ultrapassar toda uma série de restrições arquitectónicas e de normalização para otimizar a disposição do cockpit.
A tecnologia de travagem por fio funciona segundo um princípio semelhante. O Renault Filante Recorde 2025 não tem um conjunto de pedais convencional. Em vez disso, o esforço de travagem é gerido por um sistema de controlo eletrónico. Quando o condutor ativa os travões, é enviado um sinal elétrico para o sistema de travagem, que distribui a força aplicada às rodas para um efeito ótimo. Também neste caso, esta tecnologia abre novas possibilidades na arquitetura da plataforma e do cockpit.
Integração otimizada da bateria utilizando a tecnologia cell-to-pack
Fornecida pela Ampere, a tecnologia "cell-to-pack" maximiza a eficiência energética do automóvel, ao mesmo tempo que permite poupar espaço e peso.
As células são integradas diretamente no conjunto de baterias sem módulos intermédios. Esta técnica reduz o peso do conjunto de baterias, otimizando simultaneamente o seu formato e o espaço disponível. Este foi um grande desafio para o Filante Recorde 2025, que tem apenas 1,71 metros de largura.
Esta nova arquitetura também reduziu o peso total do concept car para 1000 kg, com uma bateria de 600 kg. O invólucro da bateria em carbono também contribui para a redução do peso, ao mesmo tempo que proporciona maior resistência e proteção.
Pneus inovadores
O Renault Filante Recorde 2025 está equipado com pneus Michelin de 19 polegadas, especialmente concebidos para oferecer um desempenho puro, maximizando ao mesmo tempo a autonomia. Os pneus influenciam a autonomia em cerca de 20%, pelo que desempenham um papel fundamental neste tipo de projeto. Os engenheiros do centro tecnológico da Michelin trabalharam sobre vários parâmetros:
materiais para reduzir a dissipação de energia relacionada com os pneus;
arquitetura para aplanar melhor a superfície de contacto;
conceção dos pneus: uma forma esbelta, ou seja, alta e estreita, tem a dupla vantagem de limitar a dissipação de energia em cada volta da roda, contribuindo também de forma positiva para a aerodinâmica do veículo.
Nesta procura de eficácia, estes pneus voltam a ultrapassar os limites da resistência ao rolamento. O seu coeficiente é cerca de 40% inferior, com cerca de 4 kg/tonelada em condições de utilização do automóvel, contra cerca de 6,5 kg/tonelada para um pneu de automóvel convencional.
Renault Filante Recorde 2025, um nome inspirado no ADN e no património da marca para uma nova abordagem ao futuro dos automóveis elétricos
O nome Filante Recorde 2025 é uma referência direta a dois dos modelos históricos icónicos da marca:
O nome Filante refere-se ao Étoile Filante, um automóvel monolugar de inspiração aeronáutica construído, em 1956, com o objetivo de estabelecer novos recordes de velocidade. Em 5 de setembro de 1956, o Étoile Filante bateu, simultaneamente, vários recordes de velocidade, em Bonneville Salt Lake Flats, nos Estados Unidos, incluindo os recordes de distância de 1 e 5 quilómetros, com velocidades de 306,9 km/h e 308,85 km/h, respetivamente.
A palavra Recorde é uma referência direta aos 40 CV des Records, monolugares com carroçaria aerodinâmica, mais estreitos que o Renault 40 CV, que estabeleceram uma série de recordes de velocidade e de resistência a partir de 1925. Os primeiros recordes foram estabelecidos em 1925 com os engenheiros Garfield e Plessier ao volante: recorde mundial das 3 horas, recorde mundial dos 500 km e recorde mundial das 500 milhas. Podemos também acrescentar o recorde de 24 horas, com 4.167,578 km percorridos, a uma velocidade média de 173,649 km/h, no ano seguinte. A data de 2025 no nome do Z41 assinala o centenário destes recordes de 1925.
O Nervasport des Records é outro dos automóveis Renault menos conhecidos que contribuiu para o estabelecimento de novos recordes. Nos dias 4 e 5 de abril de 1934, este automóvel bateu nada menos que nove recordes internacionais e três recordes mundiais, entre os quais o recorde de 48 horas, com 8.037 km percorridos, a uma velocidade média de 167,445 km/h.
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