
Com um peso de 12,6% nas exportações de bens, setor emprega 167 mil trabalhadores, num panorama de 35 mil empresas. Com isso o setor automóvel contribuiu com 42,6 mil milhões de euros para a economia nacional, representando 7,7% da faturação da totalidade das empresas em Portugal.
Resultados de produção são dos mais elevados da última década
Ficando apenas atrás de 2019 (com 345.688 veículos), a produção de 2024 foi a mais alta da última década, destacando-se também desde o final da pandemia. Com um total de 332.546 veículos produzidos, a ACAP identifica a Europa como o principal mercado exportador do setor, com um peso de 87,6%.
UE e Portugal: Veículos sustentáveis continuam a liderar matrículas
No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros em 2024, ou seja, mais 5,1% de matrículas em comparação com 2023. No seguimento das tendências já identificadas nos anos anteriores, os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento. Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20% do total de ligeiros de passageiros matriculados.
Ainda nesta categoria, o último mês de 2024 registou um recorde de matrículas (5.142), tendo sido o primeiro mês em que se atingiram valores na casa das 5.000 unidades.
No que diz respeito às matrículas de automóveis ligeiros passageiros elétricos, em termos percentuais, Portugal posiciona-se em sexto lugar a nível europeu, com 19,9% de matrículas em 2024. Na liderança destaca-se a Dinamarca com 51,5%.
Veículos com mais de 20 anos continuam a dominar parque automóvel
Embora haja uma maior consciencialização no momento da aquisição de veículos novos, o parque automóvel português continua a apresentar números pouco sustentáveis: com a esmagadora maioria dos carros movidos a combustíveis fosseis – apenas 9 por cento são veículos de energias alternativas –, em 2024, encontravam-se a circular em Portugal cerca de 1,5 milhão de automóveis com mais de 20 anos de idade.
Transição Climática
O setor automóvel tem definidas, a nível da União Europeia, metas muito claras quanto em relação à redução de emissões. Neste momento, a regulamentação europeia estabelece que a partir de 2035 apenas poderão ser matriculados veículos novos com zero emissões.
Para atingir este objetivo, torna-se necessário que os Governos implementem um sistema de incentivos à aquisição destes veículos e que, por outro lado, se invista numa rede de carregamento robusta para fazer face ao aumento da sua procura.
Desafios e perspetivas para 2025
Perante os desafios que o setor automóvel enfrenta, a ACAP destaca a necessidade de se reforçar o Sistema de Abate de Veículos em Fim de Vida, alargando o seu âmbito além da aquisição de veículos elétricos e aumentando o número de veículos elegíveis no programa, promovendo a renovação da frota de forma mais inclusiva. Paralelamente, a Associação defende que manter objetivos claros para a expansão da rede de postos de carregamento é vital para acompanhar o crescimento da mobilidade elétrica.
No final do comunicado, a ACAP reforça que vai continuar a apostar na colaboração com a Mobi.e, aproveitando o Observatório criado para monitorizar e otimizar o desenvolvimento destas infraestruturas.
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