top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Solaris vence licitação para fornecer veículos a GNV para Roma


Solaris vence licitação para fornecer veículos a GNV para Roma

Há alguns meses, a empresa Solaris, do grupo espanhol CAF, venceu uma licitação em Roma para a entrega de 110 ônibus híbridos leves. Nos últimos dias, a Solaris ganhou um outro pedido para a entrega de 244 ônibus a GNV para a transportadora ATAC em Roma. Com a utilização máxima das opções pelo ordenante, ambos os contratos com serviços de manutenção podem chegar a um valor de até 200 milhões de euros.


Nos últimos meses, a Solaris apresentou a oferta mais vantajosa no concurso para fornecimento de 110 veículos híbridos leves articulados. O procedimento licitatório foi conduzido pelo grupo comprador Gubielo Spa da transportadora ATAC Roma. A oferta do Solaris Urbino 18 equipado com sistemas híbridos moderados de última geração recebeu a classificação mais elevada e, como resultado da vitória no processo, em 2024 o fabricante entregará 110 novos veículos híbridos nas ruas de Roma.


Nos últimos dias, Gubielo Spa e ATAC Roma também encomendaram unidades movidos a gás natural comprimido, conhecido como GNV (gás natural comprimido) na indústria. E aqui a oferta do Solaris com uma versão de doze metros do Urbino CNG revelou-se a mais vantajosa. Como resultado, 244 ônibus Solaris Urbino 12 CNG movidos a gás natural também serão entregues à capital italiana em 2024 e 2025. Além disso, o pedido de transportadores de gás pressupõe a chamada opção, ou seja, a possibilidade de aumentar o número de veículos em mais 78 unidades. A entidade adjudicante poderá decidir sobre esta questão nos meses seguintes.


Além da entrega dos veículos mencionados, a Solaris também vai ser responsável pela manutenção e peças pelos próximos 10 anos. O valor total dos veículos adquiridos e de todos os serviços adicionais, assumindo que a entidade adjudicante utiliza todas as opções, ascenderá, portanto, a 200 milhões de euros. Este é um dos maiores contratos da história da empresa.


As unidades Solaris encomendadas não serão as primeiras da empresa em Roma. Nos anos 2003-2004, a Solaris entregou 30 trólebus à ATAC. Além disso, os operadores da região do Lácio utilizam mais de 700 veículos interurbanos Solaris InterUrbino para o transporte regional nos subúrbios de Roma.


No total, a Solaris entregou mais de 1.800 veículos para Itália, que é um dos principais mercados da empresa.

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page