
A Stellantis assumiu a propriedade total das ações da joint venture criada em 2018 com a empresa belga Punch Powertrain, especialista na produção de transmissões para automóveis.
Esta colaboração foi desenvolvida para a produção das caixas de velocidades eDCT (Electrified Dual Clutch Transmission). Estas são utilizadas em toda a gama Stellantis de veículos Mild Hybrid (MHEV) e na nova geração de veículos Plug-in (PHEV).
A decisão afeta diretamente as fábricas em Metz, França, e no complexo de Mirafiori em Turim, Itália, onde as atividades da joint venture estão em curso com a produção de transmissões eDCT, uma tecnologia híbrida avançada que integra um motor elétrico de 21 kW numa transmissão de dupla embraiagem. O motor fornece propulsão elétrica quando é necessário menos binário, como quando se conduz em cidade ou a velocidades constantes, permitindo que o motor de combustão interna permaneça desligado durante 50% do tempo em ciclos urbanos. Consequentemente, a transmissão eDCT – que se caracteriza estruturalmente por uma significativa redução de peso e otimização dos custos de produção - destaca-se também pelos seus efeitos positivos na poupança de combustível e na redução das emissões nocivas.
A decisão da Stellantis de gerir diretamente o processo de desenvolvimento e produção da transmissão eDCT insere-se no plano estratégico de expansão e renovação da gama MHEV e PHEV.
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