top of page

Tänak regressa às vitórias no demolidor Rali da Acrópole

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 30 de jun.
  • 4 min de leitura
Tänak regressa às vitórias no demolidor Rali da Acrópole
O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N Rally1

A estrela da Hyundai sobreviveu ao susto final para celebrar a primeira vitória em mais de oito meses.

 

Ott Tänak superou um drama final para selar uma vitória imponente no EKO Acropolis Rally Greece no domingo, reacendendo o seu desafio pelo título do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA ao lado do copiloto Martin Järveoja.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

O piloto da Hyundai esteve em boa forma durante todo o fim de semana e parecia pronto para completar um último dia limpo, vencendo duas das quatro etapas de cascalho de domingo. Mas um problema na caixa de velocidades surgiu na Wolf Power Stage, deixando Tänak a arrastar-se até ao fim.


Apesar do contratempo, ele construiu uma margem suficiente ao longo do rali e assim garantiu a sua primeira vitória este ano (por 32,8 segundos) e a da Hyundai, o que não acontecia desde o Rali da Europa Central de 2024, uma classificação que também acabou com a invencibilidade da Toyota em 2025.


O resultado coloca o estónio a apenas 12 pontos do líder do campeonato, Elfyn Evans, com Ogier entre os dois, dois pontos à frente de Tänak. Com a sua ronda caseira na Estónia, seguida das especias ultra-rápidas da Finlândia e que conhece muito bem, Tänak e Järveoja entram numa fase crucial em terreno familiar.


"Estava muito preocupado, para ser honesto", disse Tänak. "Na última especial, a terceira velocidade começou a fazer muito barulho e percebi que algo não estava bem. Em seguida, toda a caixa de velocidades começou a fazer muito barulho e não tínhamos muita confiança de que conseguiríamos terminar a especial e regressar aqui. Foi definitivamente demasiado stress para ganhar um rali".
Tänak regressa às vitórias no demolidor Rali da Acrópole
O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N Rally1

Ogier, que liderou os primeiros dias do rali, contentou-se com o segundo lugar - o seu quinto pódio em igual número de provas esta época. O octacampeão do mundo, que deverá faltar à próxima ronda, colocou pneus novos de compostos macios no seu GR Yaris Rally1 para a última etapa e conquistou a vitória na Wolf Power Stage.


"Acho que tivemos um fim de semana muito forte", disse Ogier. "Não havia muito que pudéssemos fazer contra Ott - ele estava mesmo a voar."

S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris Rally1
S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris Rally1

Adrien Fourmaux celebrou o seu segundo pódio com a Hyundai em terceiro, depois de ter recuperado dos danos na suspensão no sábado. Foi um resultado muito necessário para o francês, que não marcava pontos desde o seu quinto lugar nas Ilhas Canárias, em abril.


O líder do campeonato Evans ficou em quarto lugar, apesar de ter aberto a estrada na sexta-feira. Um sólido conjunto de pontos - incluindo o quarto lugar na Wolf Power Stage - ajudou a minimizar os danos na sua liderança do campeonato.


Thierry Neuville salvou o quinto lugar da geral depois de os furos de sexta-feira terem feito perder minutos que o deixaram longe da briga pelos primeiros lugares. Um amortecedor danificado e um misterioso problema técnico - que obrigou o belga a parar e reiniciar o seu carro na penúltima etapa - agravaram ainda mais um fim de semana frustrante.


Grégoire Munster estava a rodar logo atrás do belga e mostrando um bom ritmo, antes de a M-Sport optar por retirar o seu Puma Rally1 durante a assistência de sábado à noite devido a um problema técnico - promovendo o vencedor do WRC2, Oliver Solberg, para sexto na geral.

A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1
A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1

Solberg liderou o pelotão de pilotos do WRC2, com Gus Greensmith a aguentar Yohan Rossel para conquistar o segundo lugar na categoria e o sétimo na geral. Kajetan Kajetanowicz e Alejandro Cachón completaram o top 10.


A dupla da Toyota, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta, regressou após as desistências de sábado. As esperanças de Rovanperä de marcar pontos no Super Sunday foram destruídas por uma mudança de roda na SS15, enquanto Katsuta foi forçado a parar e também mudar uma roda na Wolf Power Stage.


O WRC recomeça no Delfi Rally Estonia (17 a 20 de julho), onde altas velocidades e o apoio do seu público esperam por Tänak, numa altura em que a luta pelo título atinge uma fase crucial.

 

Classificação do Rali:

1. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N Rally1 4h 12m 20.1s

2. S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris Rally1 +32,8s

3. A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1 +3m 09,8s

4. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris Rally1 +3m 31,1s

5. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N Rally1 +8m 59,5s

6. O Solberg / E Edmondson SWE Toyota GR Yaris Rally2 +10m 34,7s

 

Classificação do Campeonato de Pilotos (Após a 7ª ronda de 14):

1. E Evans 150 pts

2. S Ogier 141 pts

3. O Tänak 138 pts

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 Qualidade, espaço e tecnologia são as marcas do habitáculo do Mustang Match E

📌 Qualidade, espaço e tecnologia são as marcas do habitáculo do Mustang Match E

03:00
📌 Lembra do Ford Capri? - Ele voltou 100% elétrico e ao estilo SUV coupê

📌 Lembra do Ford Capri? - Ele voltou 100% elétrico e ao estilo SUV coupê

00:25
📌 Mustang Match E, rompe com a tradição, mas encanta pela emoção!

📌 Mustang Match E, rompe com a tradição, mas encanta pela emoção!

02:51
📌 Mustang Mach E é um “muscle” SUV 100% elétrico

📌 Mustang Mach E é um “muscle” SUV 100% elétrico

02:00
bottom of page