De acordo com os dados da JATO Dynamics que analizou os dados de 28 mercados europeus, o número de automóveis novos diminuíu apenas 0,1% para 1.040.390 unidades, em comparação com os números de outubro de 2023.
Já o acumulado do ano apresenta um crescimento de 1,1% para um total de 10.796.414.
Felipe Munoz, analista global na JATO Dynamics, afirmou:
“À medida que avançamos para o final do ano, os fabricantes de automóveis estão a lançar cada vez mais descontos e ofertas para vender qualquer stock não vendido. Isto está a ajudar a estabilizar os números de registo e não deveria ser confundido com um indício de recuperação efetivo do mercado.”
As matrículas de veículos eléctricos aumentaram 6,7% em comparação com outubro de 2023, impulsionando as vendas gerais do mês passado. Registos de carros a gasolina aumentaram 0,7%, enquanto os números em relação a veículos diesel e plug-in híbridos desceram 8,1% e 7,2%, respetivamente.
Em outubro, os carros a gasolina eram os mais populares entre os consumidores europeus, seguidos pelos consumidores de veículos puramente eléctricos
Munoz, acrescentou:
“O forte desempenho dos veículos elétricos na Europa é uma notícia bem-vinda, em especial para os fabricantes que já possuem uma grande oferta elétrica.”
Grupo Volkswagen obteve quota de mercado recorde
O Grupo Volkswagen assumiu uma posição de destque em outubro, conseguindo mais de 287.000 registos de automóveis novos – um aumento de 11%. Como resultado, a sua quota de mercado aumentou para um recorde de 27,6% – o mais elevado em três anos.
Muñoz, continuou: “Apesar dos desafios que o Grupo Volkswagen enfrenta atualmente, está a ter um bom desempenho e continua a definir o padrão em muitos segmentos.” Os automóveis puramente elétricos foram os grandes responsáveis pelo sucesso do fabricante no mês passado, com o Skoda Enyaq a garantir o primeiro lugar como o EV mais vendido na Europa – superando o Tesla Model Y.
Ainda foram importantes os registos de novos veículos do Volkswagen ID. 4, que aumentou 24%, e o ID. 7 que registou mais de 5.000 unidades. Apesar do forte desempenho veículos eléctricos do Grupo Volkswagen, os automóveis a gasolina e a gasóleo representaram mais de três quartos dos seus registos em Outubro.
Os registos da Stellantis continuaram a cair
Apesar de ter sido o segundo grupo mais vendido no mês passado, a Stellantis teve uma quebra de 17% nos registos. Em relação aos veículos totalmente eletricos o cenário é positivo já que aumentaram 5%, já os números dos seus automóveis a gasolina, diesel e híbridos plug-in caíram 13%, 25% e 63%, respectivamente. A quota de mercado da Stellantis continua a cair consideravelmente – com Munoz a atribuir anteriormente isso a necessidade de atualização de algumas de suas marcas.
Toyota e Geely Group apresentaram forte desempenho
Juntamente com o Grupo Volkswagen, a Toyota e o Grupo Geely tiveram um bom desempenho em outubro. A Toyota registou um aumento de 13% devido à contínua popularidade do seu Yaris, bem como da sua segunda geração C-HR. Veículos híbridos do fabricante japonês e que registou quase 63 mil unidades no mês passado – isto representou quase 75% do seu volume, enquanto apenas registrou 2.800 carros elétricos puros.
No caso do Grupo Geely, tanto os veículos elétricos como os híbridos plug-in tiveram um bom desempenho, responsável por 39% e 31% dos seus registos no mês passado, respetivamente.
Tanto a Volvo como a Polestar experimentaram aumentos nos registos no mês passado.
Os fabricantes chineses registaram resultados mistos.
A SAIC, proprietária da MG e Maxus, registaram 18,3 mil automóveis novos em outubro – uma quebra de 8%. Em contraste, a BYD teve uma forte mês devido ao desempenho do os seus carros elétricos, bem como a introdução do seu plug-in híbrido, registando 4.600 unidades de veículos 100% eletricos, e 1.000 unidades de hibridos plug-in.
Já as marcas da Chery, Jaecoo e Omoda, também registaram bons resultados no último mês. Estas marcas estão presentes sobretudo em Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido.
O Dacia Sandero continuou a liderar o ranking geral
O Dacia Sandero manteve a sua posição como o veículo mais vendido no mês passado, apesar de um diminuição dos registos de 2,7%.
O Peugeot 208 ficou em segundo lugar no ranking, com aumento significativo de 41%. Outros intervenientes importantes no mês passado incluíram o Volkswagen Golf e Tiguan, o Toyota Yaris e o Dacia Espanador. O BMW X1, Skoda Enyaq, Karoq e Kodiaq também tiveram desempenhos sólidos em outubro.
Já o Volvo EX30 registou mais de 5.300 unidades, o Porsche Macan registou um aumento de 142% em unidades cmercializadas devido, principalmente, à sua nova geração elétrica, e destaque também para o Fiat/Abarth 600 que registou um expressivo crescimento – de 304 em outubro de 2023 para mais de 4.169 unidades no mês passado.
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