top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024: Josep Bassas e Manel Muñoz conseguem a sua primeira vitória no Rallye Rías Baixas

Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024: Josep Bassas e Manel Muñoz conseguem a sua primeira vitória no Rallye Rías Baixas
Josep Bassas e Manel Muñoz

O 57º Rallye Rías Baixas, do Super-Campeonato de Espanha de Ralis, voltou este último fim de semana ao mais alto nível do automobilismo espanhol desde que havia sido pontuável para o Campeonato de Espanha de Ralis em 2015. Uma prova inédita no calendário da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup, que marcou o final da primeira parte da temporada da competição monomarca organizada pela Toyota Caetano Portugal, Toyota Espanha e MSI.


Desta vez, e frente aos pilotos que partiam como favoritos aos comandos dos Toyota GR Yaris RZ Cup, era José Lamela quem começava por alcançar o melhor tempo na Prova Especial de Classificação (PEC) 1, ainda que Josep Bassas se situasse a apenas 4.4 segundos. Por seu turno, Bruno Bulacia, líder do troféu e que tinha ganho o rali anterior, em Lisboa, colocava-se em terceiro, a 4.7 segundos.


Javi Villa (Arturhíbrido), um dos pilotos mais rápidos esta temporada em asfalto, marcava o melhor tempo na PEC 3, embora José Lamela, ao averbar o melhor tempo na PEC 4, acabasse como o piloto mais rápido da primeira etapa do rali, deixando Josep Bassas a 14.7 segundos e Javi Villa, na terceira posição, a 18.1 segundos.


Mais atrás, Bruno Bulacia, quarto, e Pedro Lago, quinto, mantinham um animado despique e terminavam o primeiro dia separados por 1.6 segundos. Miguel Campos, José Mulero e Manuel Martins fechavam a classificação. Iván Raña viu-se forçado a abandonar, devido a um problema mecânico.


Na manhã de sábado, José Lamela (Labasa) mantinha o ritmo do dia anterior e conquistava um terceiro “scratch”. Por seu turno, Javi Villa era vítima de um problema e na segunda classificativa teve de desistir, o que permitia a Bruno Bulacia ocupar a terceira posição, que manteria até ao final do rali.


Josep Bassas marcava um novo “scratch” na PEC 8, o que lhe permitiu ascender ao lugar mais alto da classificação. Contudo, na “especial” seguinte perdeu mais de 22 segundos, voltando a ceder a liderança a Lamela, para ambos chegarem à derradeira PEC do rali, com 12.06 quilómetros, separados por apenas 2.7 segundos.


Toyota Gazoo Racing Iberian Cup 2024: Josep Bassas e Manel Muñoz conseguem a sua primeira vitória no Rallye Rías Baixas

Finalmente, nesta última classificativa Bassas revelava-se mais rápido e conquistava a sua primeira vitória na Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.


Pedro Lago, que até à sexta das dez classificativas estivera em aceso despique com Bruno Bulacia pelo último lugar do pódio, foi penalizado em 5 segundos, mantendo-se, já folgado, numa cómoda quarta posição, secundado por Miguel Campos (5º). Manuel Martins, que também foi penalizado com 5 segundos, terminou na sexta posição entre os GR Yaris RZ.


Desta forma, a TGRIC continua a ser liderada por Bruno Bulacia (108 pontos), enquanto Javi Villa e Miguel Campos estão agora empatados nas segunda e terceira posições, com 72 pontos, ainda que o piloto asturiano se encontre na frente por ter conquistado uma vitória numa classificativa.

 

A próxima prova da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup será o Rallye Villa de Llanes, a 20 e 21 de setembro, sendo a última jornada do ano que se correrá em piso de asfalto.

CLASSIFICAÇÃO FINAL TGR Iberian Cup: 57º Rallye Rías Baixas

#

PILOTO

COPILOTO

EQUIPA                                               TOTAL

Josep Bassas

Manel Muñoz

IPPON Motor Vallés                      1:20:21.5

José Lamela

Unai Conde

Grupo Breogán                                 +6.1                      

Bruno Bulacia

Gabriel Morales

CSM Automoció                               +43.7

Pedro Lago

Marco Macedo

Team Caetano Auto                        +1.09.5

Miguel Campos

Joana Silva

Macedo & Macedo GTW Racing   +6.14.4

Manuel Martins

Rui Vilaça

                                                            +6.32.8

José Mulero

Roberto Martínez

Labasa                                                +15.49.2

Ivan Raña

Iván López

Grupo Breogán                                 +30.45.1



 

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page