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Toyota Hilux ganha eletrificação na versão de cabine dupla

Toyota Hilux ganha eletrificação na versão de cabine dupla

Ao longo de mais de meio século, a Toyota Hilux estabeleceu uma reputação mundial de excecional resistência e durabilidade, servindo fielmente os seus clientes nos ambientes mais desafiantes do mundo. Durante esse tempo, também evoluiu constantemente para se tornar um veículo de dupla utilização: manteve toda a robustez e fiabilidade necessárias para tarefas de trabalho árduas, enquanto oferecia cada vez mais recursos para a condução diária e de lazer.


Esta evolução entra agora numa nova fase em Portugal com a introdução da primeira motorização electrificada do modelo, o Toyota Hilux Hybrid 48V.


O sistema Mild-Hybrid de 48V reforça a proposta da Hilux com um desempenho mais suave e mais refinado, com menos ruído e vibração, quer esteja a conduzir em estradas normais ou a enfrentar terrenos mais difíceis. De forma muito importante, isto é conseguido sem comprometer as capacidades todo-o-terreno da pick-up - nomeadamente, não há qualquer impacto na sua capacidade de passagem a vau em águas profundas (700 mm) ou nas suas capacidades de transporte de carga.


A Pick-up Hilux Hybrid 48V é lançada na versão cabine dupla, em Portugal na versão Invincible. Esta versão distingue-se das restantes pela grelha tridimensional e um para-choques dianteiro que realça a sua robustez.


Nova tecnologia híbrida de 48V

O sistema híbrido de 48V utiliza o motor turbodiesel de 2,8 litros da Hilux, equipado com um novo motor-gerador elétrico, uma bateria de iões de lítio de 48V e um conversor DC-DC. Os componentes foram concebidos para uma integração simples, evitando a necessidade de ajustamentos complexos na disposição do grupo motopropulsor.


Estes novos componentes do sistema foram concebidos para suportar o tipo de condições de funcionamento adversas que a Hilux irá provavelmente encontrar. Por exemplo, o novo motor-gerador elétrico está posicionado a uma altura suficiente para manter a capacidade de passagem a vau de 700 mm.


Toyota Hilux ganha eletrificação na versão de cabine dupla

O motor aciona o motor-gerador elétrico (uma unidade síncrona de ímanes permanentes), que por sua vez carrega a bateria híbrida. Quando carregada, a bateria híbrida pode fornecer até 12 kW adicionais de potência e 65 Nm de binário ao grupo motopropulsor em aceleração.


Um tensor de dois braços fornece a tensão da correia necessária para o motor-gerador elétrico. Este foi concebido para ser utilizado em veículos comerciais a gasóleo e para suportar as exigências da condução em estradas irregulares. Contribui igualmente para assegurar uma melhor resposta em termos de aceleração e um desempenho em termos de ruído e vibrações equivalente ao dos veículos de passageiros com motor a gasolina. As medidas de reforço e anti-derrapagem incluem uma camada de tecido de alta resistência no lado com nervuras da correia. Isto reduz o ruído e ajuda a manter um desempenho consistente em condições difíceis, por exemplo, ao atravessar um rio.


A bateria híbrida de iões de lítio de 48V tem 13 células e uma capacidade de 4,3Ah. Com um peso de apenas 7,6 kg, é também suficientemente compacta para ser colocada por baixo dos bancos traseiros do veículo, com um impacto mínimo no espaço do habitáculo. Tanto a bateria híbrida como o conversor DC-DC de baixo perfil estão protegidos contra a entrada de água.

 

O motor 16 válvulas, gera um máximo de 204 cv (150 kW) às 3.400 rpm e um binário de 500 Nm entre as 1.600 e as 2.800 rpm. Possui injeção de combustível common rail, um turbocompressor de bocal variável e um intercooler arrefecido a água. As características de controlo das emissões de escape incluem um filtro de partículas, Redução Catalítica Seletiva e injeção adicional de ureia. Em comum com outros modelos Hilux, o Hybrid 48V é compatível com o gasóleo HVO100, um combustível não fóssil produzido a partir de fontes 100% renováveis.


Travagem regenerativa e sistema de paragem e arranque suave e silencioso

O motor-gerador elétrico do sistema Hilux Hybrid 48V proporciona vantagens na condução em estrada e fora de estrada. Proporciona uma função de travagem regenerativa, recuperando a energia produzida quando o condutor deixa de acelerar. Combinado com a travagem do motor, poupa combustível e torna a condução mais fácil.  Na estrada, a aceleração no arranque e a desaceleração são mais suaves e mais naturais, contribuindo para uma condução mais composta e confortável. Ao percorrer superfícies mais acidentadas e fora de estrada, o gerador do motor aumenta a capacidade da Hilux para ultrapassar obstáculos. Este facto é ainda favorecido por uma redução de 20% no regime de ralenti do motor, de 720 rpm para 600 rpm. 


A assistência à potência fornecida pelo motor-gerador elétrico também reduz a carga do motor em funcionamento de baixa eficiência, contribuindo para melhorar o consumo de combustível e o desempenho em termos de emissões.


O estado de funcionamento do motor-gerador é indicado no ecrã multi-informação do condutor com uma leitura que mostra CHG (regeneração de energia), ECO (assistência elétrica) e PWR (assistência elétrica).


O sistema stop-start proporciona uma condução mais confortável no trânsito, graças a uma resposta mais rápida do acelerador a partir da paragem e a um arranque mais silencioso do motor. O motor-gerador elétrico funciona em vez de um motor de arranque convencional e está sempre ligado. Assim, proporciona uma resposta mais rápida e suave.


Toyota Hilux ganha eletrificação na versão de cabine dupla

Novo sistema Multi-Terrain Select (MTS)

A Hilux Híbrida 48V é a primeira Hilux a apresentar o sistema Multi-Terrain Select. Este sistema ajusta os sistemas de controlo da tração - força de tração, suspensão e pressão dos travões - para melhorar a tração, a manobrabilidade e a estabilidade em diferentes condições de condução.


Existem seis configurações: Areia, Lama, Rocha, Terra, Neve e Auto. No modo Auto, os sensores à volta do veículo avaliam as condições da estrada e aplicam as definições de controlo adequadas. Os modos Sand, Mud, Rock e Auto podem ser ativados quando a Hilux está em (baixa) velocidade L4; Dirt, Sand, Mud, Deep Snow e Auto podem ser utilizados em H4. O novo ecrã multi-informação apresenta um fundo diferente para cada modo.


Uma condução mais confortável

A nova Hilux Hybrid 48V tem forte presença em estrada, medindo 5.325 mm de comprimento, 1.855 mm/1.900 mm de largura e 1.865 mm de altura. É uma pick-up prática, com o formato de cabina dupla associado a uma caixa de carga com 1.555 mm de comprimento. O sistema híbrido suave não diminui de forma alguma a capacidade de carga: a carga útil é de até 1.000 kg e a capacidade de reboque é de 3.000 kg.


Tal como as versões com motor convencional, possui uma arquitetura de carroçaria sobre um chassis estrutural que são fundamentais para a sua resistência, durabilidade e rigidez torcional. As molas de lâminas resistentes e os amortecedores duplos da suspensão traseira proporcionam o desempenho fora de estrada esperado e o conforto e comportamento em estrada semelhantes aos de um SUV. As suas credenciais robustez e versatilidade são apoiadas por uma distância ao solo de 310 mm e ângulos de aproximação e de saída de 29 e 26 graus, respetivamente.


Dispositivos de segurança avançados

A Hilux Hybrid 48V está equipada com a tecnologia Toyota Safety Sense para proporcionar aos ocupantes e outros utentes da estrada uma proteção continua.


Um Sistema de Pré-Colisão (PCS) melhorado pode detetar melhor os peões à noite, os ciclistas durante o dia e os veículos em sentido contrário ou os peões nos cruzamentos quando em curva. Quando tais perigos são detetados, o sistema emite alertas sonoros e visuais antes de aplicar a força de travagem, se necessário.


O Cruise Control Adaptativo (ACC) com Reconhecimento de Sinais (RSA) permite ao condutor ajustar rapidamente a velocidade de acordo com as alterações no limite. O ACC também pode abrandar automaticamente o veículo para assegurar uma velocidade adequada em curva em autoestrada.


Ao conduzir à noite, a função Automatic High Beam (AHB) elimina a necessidade de mudar os níveis dos faróis para evitar encandear os outros condutores. Deteta veículos que se aproximam e ajusta instantânea e precisamente as luzes, para que a utilização dos máximos seja maximizada.

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Multimédia e conetividade

O generoso equipamento inclui o sistema multimédia Toyota Smart Connect e áudio premium JBL com nove colunas.


O Toyota Smart Connect dá ao condutor acesso a uma navegação na “cloud”, com um planeamento de viagem eficiente, auxiliado por informações de trânsito atualizadas ao minuto. O sistema também inclui um agente de voz para operação mãos-livres de chamadas de telemóvel e funções áudio. A integração de smartphones é fornecida através do Apple CarPlay (sem fios) e do Android Auto (com fios).


A aplicação para smartphone MyToyota proporciona ainda mais comodidade. Esta pode ser utilizada para operar remotamente determinadas funções do veículo - trancar/destrancar as portas e utilizar o sistema de ar condicionado para aquecer ou arrefecer o habitáculo antes de uma viagem. A aplicação também fornece dados sobre o veículo e pode ser utilizada para agendar e lembrar serviços.

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