SUV 100% elétrico da Toyota apresenta-se com duas opções de bateria - 49 kWh e 61 kWh para ir ao encontro das necessidades de autonomia de vários tipos de clientes europeus.
O novo Toyota Urban Cruiser acaba de fazer a sua primeira aparição pública no Salão Automóvel de Bruxelas, AutoSalon/Salon de l'Auto 2025, que abre ao público de 10 a 19 de janeiro na Brussels Expo.
A mais recente adição à crescente gama de modelos elétricos a bateria da Toyota é um SUV compacto que dará à marca uma forte presença, num dos segmentos mais competitivos e de rápido crescimento do mercado europeu de Battery Eletric Vehicles (BEV). O novo modelo 100% elétrico, foi disponibilizado para pré-encomenda em alguns mercados (o mercado Português vai esperar mais um pouco), com as primeiras entregas nesses países prevista para o final do verão.
O estilo frontal apresenta a nova linguagem “tubarão cabeça de martelo”. Os para-choques dianteiro e traseiro são poderosos e a impressionante assinatura luminosa estende-se à largura da bagageira, destacando o porte atlético dos guarda-lamas.
No interior, graças a uma distância entre eixos de 2.700 mm e a uma disposição flexível e deslizante dos bancos traseiros, o espaço é generoso com a promessa de rivalizar com modelos do segmento D.
O design do habitáculo é caraterístico dos SUVs, com um painel de instrumentos horizontal e baixo e uma posição de condução elevada que proporciona uma visão panorâmica. O ambiente do habitáculo pode ser personalizado com um sistema de iluminação que oferece 12 configurações de cores diferentes.
Plataforma e Motorizações
O Urban Cruiser será oferecido com duas opções de capacidade de bateria e a opção de tração dianteira ou integral. Ambos utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio, com a vantagem da durabilidade, segurança e custo reduzido. A aceleração é rápida e linear, tanto no arranque como em velocidades de ultrapassagem.
Uma bateria de 49 kWh de capacidade estará disponível exclusivamente na versão com tração dianteira (FWD), proporcionando uma potência de 106 kW / 144 cv. Adicionalmente, para o modelo FWD, haverá uma bateria de 61 kWh de capacidade que produz 128 kW / 174 cv. Em determinados mercados Europeus, o Urban Cruiser será também proposto com tração integral. Nesta versão, o conjunto bateria de 61 kWh e o motor entregam uma potência de 135 kW / 184 cv.
O Urban Cruiser será equipado de série com um vasto conjunto de funcionalidades avançadas de segurança ativa e de assistência ao condutor, incluindo sistemas de pré-colisão, Cruise Control adaptativo e de alerta de saída da faixa de rodagem/assistência à manutenção.
Uma experiência de utilização totalmente digital inclui um ecrã de 10,25 polegadas para o condutor e um ecrã multimédia de 10,1 polegadas. Os sistemas Apple CarPlay e Android Auto permitirão uma fácil integração do smartphone. Estarão disponíveis caraterísticas de equipamento de qualidade superior, incluindo uma câmara de 360 graus, sistema de som JBL e ajuste elétrico do banco do condutor. Será também disponibilizado um teto panorâmico fixo.
Comments