Com um total de quinze veículos, representando pilotos e navegadores de oito países, incluindo catorze mulheres fazendo parte das equipas, Christian Lemke obteve a muito celebrada primeira vitória na abertura da época da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" em Sulingen. Depois de uma emocionante batalha em mais de 100 quilómetros de asfalto, o jovem de 23 anos ficou com 14,7 segundos de vantagem sobre o austríaco Luca Pröglhöf, considerado um dos favoritos ao título em 2024, sobretudo depois da sua vitória no final da época do ano passado. O terceiro lugar foi para o húngaro Bendegúz Hangodi, piloto que chamou a atenção de todos com um melhor tempo na primeira especial.
No final, a alegria do vencedor Lemke e do seu copiloto Jan-Eric Bemmann não tinha limites: "Não tenho palavras para descrever os meus sentimentos! Desde o 'shakedown' de quinta-feira, senti-me muito bem com o carro e com o novo composto de pneus da Michelin", disse o veterano da competição, que participou na primeira temporada da primeira Taça do Mundo de Ralis monomarca com automóveis elétricos em 2021. "O bom resultado deu-nos confiança para podermos atacar de imediato. Conduzir nestas etapas traiçoeiras com o Opel Corsa Rally Electric foi muito divertido. E agora estou simplesmente feliz!"
Luca Pröglhöf e a copiloto Christina Ettel também estavam satisfeitos com o seu início de época: "No primeiro dia, depois de uma paragem de seis meses nos ralis, comecei por conduzir de forma demasiado cautelosa. Mas o teste noturno foi muito bom para mim e recuperei rapidamente a confiança no carro. Hoje comecei bem o dia e estou completamente satisfeito com a forma como tudo correu."
Bendegúz Hangodi, terceiro classificado, e o seu copiloto Dániel Petrovszki viajaram da Hungria para o norte da Alemanha com grandes expectativas. Hangodi disse: "O pódio é ótimo, apesar de ter a sensação de que o meu desempenho melhorou à medida que o rali avançava, mas os resultados não. Foi bom ver que temos potencial para lutar pelo campeonato. E esse é o objetivo claro. Devia estar contente com a minha estreia, mas sou um perfeccionista".
Impressionante participação do campeão do DTM, Timo Scheider
Timo Scheider também deixou uma impressão muito marcante. Na sua segunda presença como convidado a bordo do Corsa Rally Electric de 100 kW (136 cv), o campeão do DTM de 2008 e 2009, de 45 anos, completou de forma brilhante as exigentes provas especiais do ADAC Rallye Sulingen e acabou por ficar em quinto lugar na geral, o que nem ele próprio esperava. Perfeitamente orientado pela sua copiloto de 24 anos, Jara Hain, o antigo piloto de fábrica da Opel, Scheider, deu ele próprio uma prova das suas capacidades de condução na famosa zona militar de Eickhofer Heide (antigas instalações da IVG) e estabeleceu o terceiro melhor tempo no asfalto sinuoso de sábado.
Scheider estava satisfeito no final: "Estava ciente desde o início que os líderes da ADAC Opel Electric Rally Cup estariam extremamente próximos uns dos outros, com pessoas experientes a lutarem por cada décimo contra jovens novatos. É por isso que estou muito satisfeito com o nosso desempenho. Desde a primeira especial, conseguimos melhorar continuamente. A Jara e eu fomos uma grande equipa, ela conduziu-me de forma brilhante durante o rali. Claro que um grande agradecimento vai para a Opel por me ter dado a oportunidade de estar aqui. Tenho de admitir que a paixão por fazer mais ralis com a Opel se acendeu".
O responsável máximo da Opel Motorsport, Jörg Schrott, acrescentou: "Que grande início para a quarta temporada da ADAC Opel Electric Rally Cup. Tivemos um rali emocionante e estou muito satisfeito pelo Christian Lemke. O pelotão deste ano é entusiasmante, com muitos jovens, quase metade dos quais mulheres, todos rápidos e sempre com boa disposição. O que é que se pode desejar mais?"
A segunda ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" terá lugar a 24 e 25 de maio, no âmbito do ELE Rally, em torno de Eindhoven, nos Países Baixos.
Resultados ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" / ADAC Actronics Rallye Sulingen:
1. Christian Lemke/Jan-Eric Bemmann (D) 1:12,17,3 h
2. Luca Pröglhöf/Christina Ettel (A) +14.7 seg
3. Bendegúz Hangodi/Dániel Petrovszki (H) +20.1 seg
4. Anthony Rott/Adrien Rott (F) + 37.7 seg
5. Timo Scheider/Jara Hain (D) (Gaststarter) +46.5 seg
6. Alex Español Jove/Lorena Romero (E) +1:18.1 min
7. Axel Bayer/Clara Bettge (D) +2:11.1 min
8. Hank Melse/Joep van Heugten (NL) +3:15.0 min
9. Lyssia Baudet/Pauline Denis (B) +3:28.2 min
10. Emma Chalvin/Emy Ailloud-Perraud (F) +4:26.3 min
Classificação da ADAC Opel Electric Rally Cup "powered by GSe" após 1 de 8 rondas:
1. Lemke 31 pontos
2. Pröglhöf 29 pontos
3. Hangodi 27 pontos
4. Rott 21 pontos
5. Español 19 pontos
6. Bayer 14 pontos
7. Melse 12 pontos
8. Baudet 10 pontos
9. Chalvin 8 pontos
10. Pottier 6 pontos
11. Felke 5 pontos
12. Steffe 4 pontos
13. Wittenbeck 3 pontos
Comentários