Este ano, a Škoda Auto está a comemorar o aniversário das suas fábricas de Kvasiny e Vrchlabí: a unidade de Kvasiny está a produzir automóveis há 90 anos e foi integrada na rede de produção da Škoda em 1947. A história da fábrica de Vrchlabí abrange 160 anos, embora os primeiros modelos da Škoda só tenham saído da sua linha de produção em 1946. Em 1945, ambas as instalações foram nacionalizadas e incorporadas como parte da Škoda, então conhecida como AZNP (Automobilové závody, národní podnik). Nos últimos anos, estas fábricas passaram por uma transformação radical, integrando extensivamente as tecnologias da Indústria 4.0. Em Kvasiny, a Škoda produz atualmente as gamas Karoq, Kodiaq e Octavia, enquanto a fábrica de Vrchlabí se concentra na produção de transmissões automáticas de dupla embraiagem DQ200. Ambos os locais desempenham um papel crucial no avanço da estratégia de sustentabilidade da empresa, tendo alcançado marcos significativos nos últimos anos.
Andreas Dick, Membro do Conselho de Produção e Logística da Škoda Auto, afirma:
“A longa tradição industrial em Kvasiny e Vrchlabí reflete a habilidade dos engenheiros que, há gerações, têm enfrentado tarefas desafiantes. Este legado continua a influenciar estas fábricas até aos dias de hoje. A criatividade da nossa força de trabalho impulsionou a transformação e o desenvolvimento bem-sucedidos destes locais, garantindo o seu papel como pilares da nossa rede de produção internacional. Parabenizo todos os colegas por estes marcos e agradeço à equipa pela sua dedicação e esforço.”
Fábrica de Kvasiny: dos modelos desportivos ao Favorit
No local onde se encontra hoje a fábrica de Kvasiny, František Karel Janeček fundou, em 1934, uma unidade para produzir carroçarias para os pequenos automóveis Jawa 700. Em 1945, a Škoda assumiu o controlo deste espaço, onde surgiram modelos icónicos como o 1101 ‘Tudor’, Felicia Roadster, 110 R Coupé, Garde e Rapid. Em 1947, teve início a produção do Superb OHV. Entre 1959 e 1964, o Škoda Felicia foi produzido nesta fábrica, que de 1961 a 1971 dedicou-se à produção do Octavia Break. Este local desempenhou ainda um papel crucial na construção de carros de corrida como o 200 RS e o 130 RS. Durante a década de 1980, este espaço foi responsável por várias criações da série Škoda 105/120/130 com motor e tração traseiros, culminando no lançamento do modelo Favorit com tração dianteira.
Kvasiny hoje: modelos SUV de elevada procura e o atualizado Octavia
Em 2002, iniciou-se em Kvasiny a produção do primeiro Superb de geração moderna. Desde então, a fábrica tem evoluído continuamente, pautada por marcos como a abertura de um armazém automático para pequenos componentes, o estabelecimento de um centro de competências multifuncional e de um centro de formação, além da expansão da oficina de carroçarias. Em 2019, a Škoda iniciou a produção do seu primeiro modelo híbrido plug-in, o Superb iV. A linha de produção atual em Kvasiny inclui os SUV Karoq e Kodiaq, bem como o Octavia. Em junho de 2024, a fábrica de Kvasiny tinha produzido mais de 4.000.000 de veículos Škoda de várias gamas desde que se juntou ao grupo Volkswagen em 1991.
A fábrica de Kvasiny também está comprometida com o avanço das iniciativas de sustentabilidade da Škoda Auto. Atualmente, até 90% da eletricidade usada no complexo provém de fontes renováveis. Em 2023, a fábrica aprimorou o seu processo de pintura, melhorando os parâmetros técnicos para obter uma economia anual de 6.000 MWh de gás natural.
Fábrica de Vrchlabí: da construção de carruagens à produção de veículos
A industrial em Vrchlabí remonta a 1864, quando um empresário local fundou a empresa Ig. Th. Petera & Sons, especializada na produção de carruagens e selaria inglesa. A oficina expandiu-se para uma fábrica em 1904 e, em 1908, foi produzida a primeira carroçaria de automóvel. Entre 1908 e 1946, a fábrica operou enquanto empresa privada que produzia carroçarias de automóveis feitas por encomenda.
Em 1946, a fábrica de Vrchlabí tornou-se parte da Fábrica Nacional de Automóveis (AZNP - Automobilové závody národní podnik), marcando o início da produção de automóveis Škoda. O veículo mais icónico de Vrchlabí foi o lendário Škoda 1203, um camião e plataforma versáteis, cujas primeiras unidades foram produzidas em 1968. Posteriormente, a fábrica concentrou-se nas versões de equipamentos superiores da série de modelos 150/120 e em edições limitadas baseadas nos modelos Favorit, Forman e Felicia.
Vrchlabí hoje: produção neutra em carbono sete dias por semana
Em 2012, a Škoda Auto transformou a fábrica numa moderna unidade de fabrico de componentes em apenas 18 meses, construindo um novo pavilhão e iniciando a produção de transmissões automáticas de dupla embraiagem DQ200. A fábrica também foi modernizada, incorporando tecnologias da Indústria 4.0, como um gémeo digital e robots inteligentes. Cerca de metade das transmissões produzidas na fábrica de Vrchlabí são usadas em modelos Škoda, com as restantes unidades instaladas em outros veículos do Grupo Volkswagen. A fábrica opera sete dias por semana, com uma capacidade de produção anual de 690.000 transmissões. Em outubro de 2023, a fábrica alcançou a produção de cinco milhões de transmissões.
Desde o final de 2020, a fábrica de Vrchlabí é neutra em carbono, após a transição para energias renováveis e a compensação das emissões restantes através de medidas de compensação e certificados de CO2.
Após 1945, a fábrica de Kvasiny foi incorporada na marca Škoda, produzindo veículos icónicos como o 1101 ‘Tudor’, o roadster Felicia, o 110 R Coupé (na foto) e os modelos mais desportivos Garde/Rapid.
O portefólio atual inclui os SUVs Karoq e Kodiaq, que têm tido um enorme sucesso. Há apenas alguns dias, começou a produção do best-seller Octavia nessas instalações.
A tradição de produção industrial em Vrchlabí remonta a 1864; a fábrica passou a fazer parte da empresa AZNP em 1946, marcando o início da produção de automóveis Škoda. O veículo mais famoso de Vrchlabí foi o lendário camião e plataforma Škoda 1203.
Em 2012, a Škoda Auto concluiu uma transformação radical da unidade de Vrchlabí, convertendo-a numa instalação de última geração para a fabricação de transmissões automáticas de dupla embraiagem DQ200. A capacidade anual atual é de 690.000 transmissões e, em outubro de 2023, a fábrica produziu a sua unidade número cinco milhões.
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