top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

O novo Dacia Spring acaba de ser apresentado e mais digital do que nunca, com um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7" e um ecrã multimédia central de 10".

Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

Em relação a um dos seus grandes argumentos, as referências em termos de consumo, continua eficiente com motores de 45 e 65 cv e uma excelente economia no ciclo misto WLTP: 13,5 kWh/100 km.


O Spring, o primeiro modelo totalmente elétrico da Dacia, tornou a mobilidade de emissões zero acessível a uma vasta base de clientes, onde quer que seja vendido. Lançado pela primeira vez, em 2021, foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares em Portugal desde 2022. No total, desde o lançamento, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo.



A nova identidade Dacia é evidente nas duas faixas pretas, uma na dianteira e outra na traseira, que se encontram num acabamento brilhante, com riscas mate específicas na traseira. As duas faixas são enquadradas pela já reconhecida assinatura luminosa da marca em forma de Y, que é particularmente marcante com as luzes diurnas integralmente em LED na frente e as luzes de estacionamento na traseira.


O design renovado do Spring é reforçado pela nova estilização exterior que adorna os para-choques dianteiro e traseiro da versão Extreme. As jantes de 15 polegadas, agora de série nas versões com o motor de 65 cv e que são equipadas com coberturas de roda que contribuem para a identidade do Spring.


Ainda como destaque as proteções laterais da parte inferior da porta, que são leves, acessíveis, fáceis de instalar e de substituir. Como em todos os novos modelos Dacia, as peças cromadas decorativas foram removidas. O mesmo acontece com as barras de tejadilho, que são geralmente redundantes num automóvel utilizado principalmente para viagens curtas; a sua remoção ajuda a diminuir a massa do automóvel, tornando-o mais aerodinâmico e, por conseguinte, melhorando a autonomia.


Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

O Novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades: os já conhecidos Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning e os novos Bege Safari e Vermelho Brick.


Interior mais digital

O tablier foi totalmente redesenhado, tanto para incorporar elementos da nova linguagem de design de interiores da Dacia, como para também incorporar uma nova gama de ecrãs digitais. O novo Spring apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama.


O modelo também apresenta elementos totalmente em branco que estão localizados em torno do painel de instrumentos, da alavanca de velocidades e dos compartimentos das portas. O "Y" da Dacia, situado no centro das saídas de ar centrais, também é em branco (ou em cobre na versão Extreme). O destaque decorativo central no painel de instrumentos varia consoante a versão: Alto Gray no Essential, Vermelho Brick no Expression, Caqui Lichen no Extreme.

Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

O grande ecrã tátil multimédia foi posicionado o mais alto possível para uma ergonomia perfeita. O grafismo do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, foi concebido para ser simples e intuitivo, proporcionando ao condutor um acesso imediato às informações essenciais. O novo Spring inclui o inovador suporte de acessórios YouClip, com design específico da Dacia, também disponível no novo Duster.


Se necessário, o pequeno Spring disponibiliza 308 litros (+6% em relação ao modelo anterior) de porta-malas – e 1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos.


Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

Motores de 45 e 65 cv

Já em relação aos motores, o novo Spring alarga o leque de possibilidades ao oferecer o seu motor mais potente - com 65 cv/48 kW na nova versão média de gama Expression, bem como na versão Extreme. Possui uma aceleração mais dinâmica. O mais acessível motor de 45 cv continua estando disponível na versão Essential.


O único automóvel totalmente elétrico a pesar menos de uma tonelada. O peso reduzido é a principal caraterística que faz com que todas as outras do Novo Spring se destaquem. Com um peso de 984 kg na versão topo de gama Extreme, é o único automóvel totalmente elétrico, na Europa, a pesar menos de uma tonelada. Em comparação com os modelos da geração anterior com o mesmo acabamento, o peso aumentou apenas 6 kg (ou +0,6%), apesar dos numerosos novos ADAS adicionados para cumprir os requisitos regulamentares, os acabamentos atualizados e o equipamento de série.


Excelente consumo de energia.

O peso reduzido, combinado com a eficiência do motor permite que o automóvel apresente um excelente consumo de energia, inferior a 13,5 kWh/100km para a versão de 65cv e de 14,1 kWh/100km para a versão de 45cv.


A bateria de 26,8 kWh tem uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões (a aguardar certificação), o seu desempenho é sobejamente suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia (de acordo com os dados recolhidos pelos computadores a bordo).


Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

Para otimizar ainda mais a autonomia do automóvel, o modelo está equipado, pela primeira vez, com um sistema de travagem regenerativa que é ativado através da seleção do "modo B" através dos novos comandos da caixa de velocidades.


O novo Dacia Spring está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.


O novo Dacia Spring está agora equipado com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos. Um adaptador específico que se liga ao conetor de carregamento do automóvel, situado sob a grelha, funciona como uma tomada tradicional de 220V/16ª, podendo assim preparar um café, fazer uma carne grelhada ou poder carregar o seu computador de trabalho.  


Vídeo: A Dacia apresentou o novo Spring totalmente elétrico

Versões

No lançamento do novo Spring, a Dacia propõe uma gama em consonância com os outros modelos da marca, foi acrescentada uma versão Expression intermédia, entre as versões Essential e Extreme.


O motor de 65 cv/48 kW está disponível nas versões Expression e Extreme, enquanto o motor de 45 cv/33 kW está disponível na versão de entrada Essential.


Principal equipamento de série

Spring Essential: painel de instrumentos digital de 7 polegadas, volante de 3 raios ajustável em altura, direção assistida, sistema Media Control com porta USB, limitador de velocidade, regulador de velocidade, comandos de rádio no volante, fecho centralizado com controlo remoto, vidros dianteiros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, tomada de 12V.


Spring Expression: O mesmo que o Essential + ar condicionado manual, jantes de 15 polegadas (motor de 65 cv).


Spring Extreme: Igual ao Expression + acabamentos interiores/exteriores em cobre, espelhos retrovisores e vidros traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, 2 portas USB e conetividade sem fios com o Apple CarPlayTM e o Android AutoTM, carregador bidirecional.


O Novo Dacia Spring está igualmente disponível numa versão comercial de 2 lugares, com o Spring Cargo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Pottenza Global Consulting
bottom of page