A Renault apresenta o Symbioz como um “modelo compacto e polivalente que oferece o melhor da marca no segmento C, em design, espaço modular, volume de carga, conetividade e eficácia.“
O versátil ‘automóvel para viver’ do segmento C
Posicionado entre o Captur e o Austral, reivindica 4,41 m de comprimento e 1,79 m de largura, com uma distância entre eixos de 2,64 m. Dimensões ideais para uma utilização profissional e familiar, nomeadamente em meio urbano. Um ambiente onde a câmara de visão 360° e os sensores de estacionamento dianteiro, traseiro e laterais são particularmente úteis.
As cores e materiais conferem-lhe uma imagem distinta e moderna. O tecido dos estofos, em malha larga, apresenta um fragmento do logótipo do diamante nas costas dos bancos dianteiros. A parte superior do painel de instrumentos apresenta um acabamento em alumínio escovado, enquanto a parte inferior é em TEP com pespontos visíveis.
Com o banco traseiro concebido para deslizar 16 cm, o volume de carga pode variar consoante as necessidades, de 492 litros a 624 litros, e até 1.582 litros com o banco rebatido. Isto cria um comprimento de carga de 1,68 m.
O porta-bagagens não tem rebordo e tem um piso plano, o que facilita o carregamento. Também é facilmente acessível. O condutor pode abrir ou fechar a porta traseira elétrica utilizando o botão elétrico no porta-bagagens, o cartão mãos-livres ou simplesmente passando o pé por baixo do sensor no para-choques traseiro.
O Symbioz pesa menos de 1.500 kg (de 1.423 a 1.476 kg) e tem apenas 1,57 m de altura. Estas características contribuem para a excelente eficiência do motor E-Tech full hybrid 145.
Tecnologia Renault
O Renault Symbioz oferece uma gama completa de equipamentos de alta tecnologia, incluindo o teto panorâmico de vidro opacificante Solarbay. O sistema multimédia OpenR Link, com Google integrado, dispõe de um ecrã tátil vertical de 10,4 polegadas, de série, em todas as versões e de um painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas. Oferece o melhor dos serviços Google com o Google Maps, o Google Assistant e o catálogo Google Play (que dá acesso a mais de 50 aplicações) para facilitar cada viagem, garantindo uma experiência tão intuitiva como a de um smartphone.
Com a nova arquitetura eletrónica, o Symbioz está equipado com 29 sistemas de ajuda à condução, incluindo a travagem automática traseira de emergência. Os condutores beneficiam de ajudas à condução de nova geração, tais como o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2, e Condução Híbrida Preditiva que otimiza a eficiência, maximizando a utilização da energia elétrica durante a condução.
A norma europeia GSR2 A (Regulamento Geral de Segurança, nível A) exige que algumas ajudas à condução (ADAS) sejam ativadas por defeito sempre que o automóvel é ligado. Para este efeito, uma nova função à esquerda do volante - My Safety Switch - permite aos condutores ativar ou desativar as suas definições preferidas para cinco ADAS, ao mesmo tempo, com o toque de um botão.
Motorização hibrida
O Renault Symbioz já está disponível para encomenda com a motorização E-Tech full hybrid de 145 cv. Este grupo propulsor oferece o conforto e o silêncio da condução elétrica na cidade, sem a necessidade de carregar. Com um peso moderado, um design aerodinâmico e a tecnologia E-Tech, o Symbioz consome apenas 4,7 litros/100 km num ciclo WLTP. Confirmado este nível de eficiência, permite uma autonomia de até 1.000 quilómetros.
A nova função E-SAVE, que é ativada por um botão no painel de instrumentos à esquerda do volante, mantém a carga da bateria a um mínimo de 40%. Isto assegura um desempenho ótimo quando o automóvel necessita de mais potência, por exemplo, para transpor uma subida.
O Renault Symbioz está equipado com suspensão MacPherson à frente e eixo semirrígido atrás. A direção assistida está calibrada para uma resposta mais rápida. Para um visual de alta gama, em harmonia com o interior requintado, a versão Iconic é fornecido com jantes especiais e pneus de 19 polegadas (Michelin 225/45R19).
Desenvolvida para melhorar a tração, a função Extended Grip (disponível em opção apenas com pneus de 18 polegadas) contribui, igualmente, para a polivalência do Renault Symbioz. Dois modos específicos (Neve e Todo-o-Terreno) podem ser ativados em função das condições de condução. Ao mesmo tempo, a distância ao solo de 169 mm permite ao Symbioz aventurar-se fora dos circuitos habituais.
O segmento C é o mais importante da Europa, representando 39% das vendas totais. Para responder às necessidades dos clientes, a Renault lançou, em 2021, uma grande ofensiva de produtos nos segmentos C e D, que prevê o lançamento de sete modelos até 2025, todos disponíveis em versões E-Tech 100% elétricas ou E-Tech híbridas. O Renault Symbioz completa a gama de entrada no segmento C.
O Renault Symbioz E-Tech full hybrid 145 já pode ser encomendado, estando as primeiras entregas aos clientes previstas para o último quadrimestre de 2024 e o modelo está, de momento, disponível em três níveis de equipamento: Techno, Esprit Alpine e Iconic.
Brevemente, a versão Evolution E-Tech full hybrid 145 irá juntar-se à gama, ao passo que, em 2025, está prevista a chegada de dois grupos propulsores mild hybrid.
Até à chegada da versão Evolution (a mais acessível da gama), o preço de entrada é de 34.500 euros (PVPR) na versão Techno. Os preços começam ainda nos 36.500 euros (PVPR) para a versão Esprit Alpine, e nos 38.500 euros (PVPR) na versão Iconic.
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