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Vídeo: Mitsubishi Motors Europe apresenta em Madrid o novo Outlander PHEV

Mitsubishi Motors Europe apresenta em Madrid o novo Outlander PHEV

A Mitsubishi Motors Europe promoveu, em Madrid, a première do novo Mitsubishi Outlander, SUV do segmento D cuja produção arranca ainda este ano, estabelecendo mais uma importante etapa da sua reentrada no mercado europeu, iniciada com os lançamentos dos novos ASX e COLT.


A 4ª geração deste modelo emblemático da marca, pioneiro no formato PHEV + SUV, foi desenvolvida para o mercado europeu, prometendo níveis elevados de dinamismo e sofisticação, design expressivo, níveis superiores de segurança e conforto e índices de qualidade de acordo com as exigências dos consumidores locais.


O novo Outlander PHEV baseia-se no sucesso internacional e no legado das suas três gerações anteriores. O antecessor do novo modelo vendeu 200 000 unidades na Europa desde a sua introdução em 2013 e conquistou inúmeros prémios, fruto de um reconhecimento generalizado pela sua excelência e pioneirismo na associação do conceito SUV à tecnologia PHEV.



“O Mitsubishi Outlander PHEV estabeleceu o formato PHEV + SUV e este SUV emblemático regressa ao mercado europeu para mudar a perspetiva dos clientes e estabelecer uma posição única no segmento”, refere Frank Krol, presidente e CEO da Mitsubishi Motors Europe.

“Desenvolvido para a Europa, combina design impactante com tecnologia híbrida plug-in de última geração, que assinala um novo paradigma. Uma autonomia exclusivamente elétrica alargada, qualidade elevada e uma ampla gama de sistemas de assistência e conforto são argumentos para tornar o novo Outlander em mais uma etapa bem-sucedida na ofensiva de produtos da marca”.

O novo modelo será produzido na fábrica de Okazaki, no Japão, e conta com uma garantia de fábrica de cinco anos ou 100 000 km.


Mitsubishi Motors Europe apresenta em Madrid o novo Outlander PHEV

Design

A tecnologia de iluminação dianteira, com faróis em posição elevada, representa um olhar para o futuro com LED adaptáveis de alto desempenho. Os faróis localizados numa posição inferior possuem até 12 LED individuais para alterar a configuração de iluminação, consoante o que se encontra à frente na estrada, proporcionando uma melhor iluminação à distância sem encandear os veículos em sentido contrário. As luzes de mudança de direção sequenciais, que utilizam 21 LED, contribuem para a aparência dinâmica, ao mesmo tempo que aumentam a visibilidade para os outros utentes da estrada.


De perfil, o Outlander PHEV revela a sua construção sólida, com linhas musculadas e o proeminente pilar traseiro Jet Tail Fin, que adiciona dinamismo ao visual e dá uma aparência flutuante à linha do tejadilho.


O design das jantes de liga leve, disponíveis em 18" ou 20", reforçam a elegância do visual e ajudam a destacar o automóvel na estrada.


Os diferentes níveis de equipamento – Inform, Invite, Intense e Instyle – ampliam e reforçamo design e o carácter do D-SUV, podendo ser complementados com uma extensa gama de acessórios que adiciona outras funcionalidades e atributos personalizados. E com 12 cores à escolha – cinco de dois tons e sete de tom simples – o novo Outlander PHEV pode tornar-se um reflexo ainda maior da personalidade dos clientes. A nova cor metalizada Cinzento  Moonstone adiciona um brilho azul ao cinzento sólido, combinando a interferência da luz noazul com a luz refletida pelo alumínio. A cor exterior mudou de duas para três camadas, resultando num efeito diamante.


O habitáculo oferece uma experiência única, destacando-se pela funcionalidade, ampla visibilidade para o exterior e conveniência. O design melhorado permitiu expandir as cotas interiores e aperfeiçoar o desempenho NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) para proporcionar um habitáculo maior, com mais espaço, conforto, tranquilidade e menores vibrações para os ocupantes.


A forma reta do tabliê, desde o volante até à porta do passageiro da frente, com o painel de instrumentos digital na zona superior, contribui para uma sensação de espaço e sofisticação.

Todos os pontos de contacto físico do interior do Novo Outlander PHEV – tais como o volante, a comando da caixa de velocidades, botões, interruptores dos vidros elétricos e pegas das portas - denotam a robustez de construção do Outlander. Já os componentes de interface digital, incluindo o painel de instrumentos, o Head Up Display (HUD) e o sistema de infotainment, foram criados para serem intuitivos e visualmente atraentes.


Mitsubishi Motors Europe apresenta em Madrid o novo Outlander PHEV

Nota também para o sofisticado espelho retrovisor digital sem moldura, que combina com o caráter do habitáculo e melhora a visibilidade geral. Quando é difícil observar o que ocorre atrás do veículo devido aos passageiros ou à bagagem, ou mesmo às condições climatéricas, é possível recorrer à imagem da câmara traseira para obter melhor visibilidade.


No que respeita aos bancos, foi incorporada tecnologia que visa um maior conforto e funcionalidade, incluindo função de aquecimento e ventilação, massagem e suporte melhorado. Estão disponíveis acabamentos em diferentes materiais e cores com pespontos de alta qualidade, combinados com o material e as linhas de costura no painel de instrumentos e no revestimento das portas, bem como vários espaços de arrumação concebidos para maior conveniência e iluminação ambiente subtil nas portas.


Para os passageiros do banco traseiro, estão disponíveis comandos de aquecimento e a altura das costas dos bancos foi aumentada para ajudar a prevenir a fadiga.


Outro elemento em destaque é o grande teto panorâmico, com 928 mm de comprimento e 702 mm de largura, que oferece maior luminosidade ao habitáculo e pode ser aberto para permitir a entrada de ar fresco.


Reforçando a versatilidade e sentido prático do modelo, os bancos traseiros podem ser rebatidos nas proporções 40:20:40, permitindo maior flexibilidade na organização dasnecessidades de carga. A abertura melhorada da bagageira, a par com o maior espaço interior, facilita as cargas e descargas em diferentes situações. O volume do espaço de carga com as duas filas de bancos em posição normal é de 495 litros, que poderá ser aumentado para 1422 litros (versão com teto de abrir), com os bancos traseiros rebatidos.


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Motorização

O novo Outlander PHEV integra uma motorização PHEV completamente revista, o que permitiu aumentar a sua autonomia em modo elétrico, oferecendo a capacidade de aceleração instantânea própria dos veículos elétricos e um funcionamento melhorado que proporciona baixo ruído no habitáculo.


O sistema combina um eficiente motor a gasolina de quatro cilindros, dois motores elétricos de elevada potência e uma bateria de iões de lítio maior, bem como uma transmissão shift[1]by-wire para aumentar a potência relativamente ao modelo da geração anterior em cerca de 40%.


A bateria de propulsão, agora com uma capacidade total de 22,7 kWh, permite conduzir durante uma maior distância em modo elétrico e evitar ligar o motor de combustão. De acordo com o teste oficial WLTP, o modo exclusivamente EV alcança uma autonomia de até 87 km.


Mitsubishi Motors Europe apresenta em Madrid o novo Outlander PHEV

O motor elétrico montado na dianteira produz 85 kW/255 Nm, enquanto a unidade traseira fornece 100 kW/195 Nm. Esta possui agora um volume menor graças a uma unidade de controlo do motor integrada.


Visando um aumento de eficiência, a bateria de maiores dimensões fornece uma potência contínua 108% superior à da geração anterior devido à menor resistência interna da bateria.

A nova refrigeração a líquido permite que o conjunto alcance todo o seu potencial, garantindo uma aceleração pronta e mantendo uma condução silenciosa, independentemente das condições.


O novo Outlander PHEV também beneficia do sistema de bomba de calor, reduzindo o consumo de energia elétrica mesmo quando o sistema de climatização está a ser utilizado, o que contribui para uma maior autonomia EV, mesmo com baixas temperaturas no exterior.

Embora os elementos de base do motor de combustão permaneçam semelhantes aos encontrados na geração anterior - 2360 cc, 16 válvulas e DOHC -, a equipa de desenvolvimento introduziu um sistema de recirculação de gases de escape, canais de refrigeração expandidos e um coletor de escape integrado para aumentar a eficiência de combustível e a performance.


A unidade de 100kW/203Nm funciona com os componentes eletrificados para proporcionar uma experiência dinâmica e ininterrupta, atingindo uma potência combinada de 225kW (ou 302 cv). O aumento na capacidade do depósito de combustível para 53 litros permitiu aumentar a autonomia total em modo híbrido. De acordo com o ciclo de testes oficial, o novo Outlander PHEV apresenta uma eficiência de combustível de 0,8l/100 km, emissões de 18g/km ou 19g/km de CO2, quando equipado com jantes de 18” ou 20”, respetivamente, e uma autonomia total de 844 km. O aumento da potência permitiu também melhorar a aceleração dos 0 aos 100 km/h, que pode agora ser cumprida em 7,9 segundos.


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Três modos de propulsão ajudam a maximizar a eficiência e o desempenho: Modo EV, modo híbrido em série e modo híbrido em paralelo. Cada um foi concebido para otimizar a experiência de condução, consoante a situação:


• Modo EV: utiliza energia elétrica pura em situações de baixa/média velocidade

• Modo híbrido em série: o motor gera eletricidade quando necessário, como por exemplo durante a aceleração em subidas

• Modo híbrido em paralelo: o motor elétrico e o motor funcionam em uníssono, durante a condução a alta velocidade

O condutor pode também controlar manualmente a forma como o veículo utiliza a energia através de quatro opções facilmente selecionáveis a bordo:

• Normal: otimiza automaticamente a condução EV/Híbrida

• EV: propulsão EV pura (quando a carga da bateria é suficiente)

• Save: dá prioridade à manutenção do nível de carga da bateria

• Charge: recarrega a bateria


A motorização PHEV aperfeiçoada significa que o novo Outlander permanece no modo totalmente elétrico mesmo quando o estilo de condução é mais dinâmico, a velocidades de até 135 km/h, tendo os condutores a garantia de autonomia suficiente, mesmo quando utilizam o ar condicionado, o que também ajuda a reduzir a frequência dos carregamentos.

Quando é necessário carregar a bateria do novo Outlander PHEV, é possível optar entre a conveniência e a eficiência das opções domésticas ou utilizar uma infraestrutura pública de maior potência com ligações Tipo 2 e CHAdeMO integradas no veículo. Para maior tranquilidade, está incluída uma função de bloqueio, que oferece maior segurança numa situação de carregamento numa estação pública. O modelo dispõe ainda da função de carregamento do veículo para a casa (Vehicle-to-Home), para que possa transferir energia elétrica entre a casa e o veículo quando necessário.


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Chassis e transmissão

Com o sistema inteligente S-AWC (Super All Wheel Control), que visa maximizar a tração independentemente da situação, sete modos de condução selecionáveis para corresponder às condições e necessidades do condutor, componentes do chassis revistos e uma melhor sensação e feedback da direção, o D-SUV oferece estabilidade, desempenho elevado e melhor comportamento em estrada.


O novo Outlander PHEV tem 1750 mm de altura, 4719 mm de comprimento, 1862 mm de largura e uma distância entre eixos de 2704 mm.


O S-AWC melhorado representa o estado da arte desta tecnologia e foi desenvolvido com informações obtidas nos troços de rali. O sistema proporciona um elevado nível de previsibilidade na condução sem impedir o que é solicitado pelo condutor, o que em boa medida se deve ao posicionamento de um motor elétrico em cada eixo para distribuição ideal de binário à frente e atrás, algo que não é alcançável por sistemas 4WD convencionais com um veio de transmissão.


O novo Outlander PHEV inclui sete modos de condução selecionáveis, cada um dos quais adaptado para alcançar um elevado desempenho e segurança em qualquer estrada e em diferentes condições: NORMAL, ECO, POWER, ASFALTO, GRAVILHA, NEVE ou LAMA. Qualquer um é selecionado de forma fácil e intuitiva, através do ecrã posicionado ao centro do habitáculo.


Os pneus, os amortecedores e a taxa de amortecimento foram regulados para melhorar o conforto de condução, enquanto a direção assistida elétrica de pinhão duplo foi concebida para proporcionar maior facilidade ao estacionar e melhor feedback a velocidades médias a altas, para um comportamento em estrada mais apurado.


Para a agilidade do novo Outlander PHEV contribui a configuração de suspensão redefinida, fabricada com alumínio leve e de elevada rigidez para ajudar a reduzir o peso e proporcionar uma condução estável e confortável.


O desenho multilink inclui juntas de alumínio leves e de elevada resistência à frente e atrás, e conjuga peso reduzido com elevada rigidez através da utilização de um estabilizador oco e de alumínio forjado nos braços inferior dianteiro e superior traseiro. Integra também um casquilho de tipo hidráulico no braço inferior dianteiro e uma travessa que serve como suporte anti[1]vibração para proporcionar uma condução mais suave.


As melhorias no chassis do novo Outlander PHEV estendem-se ao desempenho de travagem.


O D-SUV utiliza discos de travão maiores do que na geração anterior para aumentar a potência de travagem, sendo agora de 350 mm à frente e atrás, em ambos os casos ventilados.


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Digitalização e conectividade

A Europa é um mercado impulsionado pela digitalização e conectividade, registando a maior penetração de tecnologia celular no mundo. Os serviços a bordo são um componente essencial do novo Outlander PHEV, incluindo tecnologias que oferecem conveniência e funcionalidade através de monitores de alta-definição, espelhamento de ecrã sem fios e controlo de voz intuitivo.


Fruto de uma colaboração com a Yamaha, reconhecido fabricante de equipamentos de áudio, o novo Outlander PHEV inclui o sistema Dynamic Sound, com 8 ou 12 altifalantes, especialmente regulado para otimizar as características acústicas do habitáculo e oferecer uma experiência de som premium.


Da perspetiva do condutor, a digitalização no habitáculo do novo Outlander PHEV é algo evidente. Por trás do volante encontra-se um painel de instrumentos TFT a cores totalmente digital, de alta resolução e 12,3”, com funções personalizáveis.


Estão disponíveis dois modos de apresentação (clássico e melhorado), incluindo informações do sistema de áudio, de navegação e do fluxo de energia com origem no motor de combustão ou no sistema de propulsão elétrica. Estes modos estão acessíveis a partir dos comandos no volante.


Na zona central do habitáculo encontra-se um ecrã adicional de 12,3” Smartphone-link, com um painel tátil de alta resolução de 1280x720, agora com uma interface gráfica interativa aperfeiçoada.


O sistema permite o acesso rápido às informações mais relevantes para o condutor: navegação melhorada através dos serviços em tempo real da TomTom para obter informações de trânsito e à API do Google Places para a base de dados de locais mais recente, através de widgets personalizáveis da página inicial para organizar informações de forma flexível de acordo com as preferências individuais ou utilizando a barra de inicialização permanente no lado esquerdo do ecrã.


Os ocupantes podem levar o seu mundo digital personalizado para o habitáculo do novo Outlander PHEV com o Apple CarPlay e o Android Auto sem fios, que abre a porta para o ecossistema escolhido por si e para todas as aplicações compatíveis desenhadas para seremutilizadas na estrada. A duração da bateria em dispositivos móveis deixa de ser um problema, uma vez que os ocupantes podem utilizar de forma rápida e eficiente o carregador para smartphones sem fios Qi de 15 W.


O novo Outlander PHEV integra uma seleção de opções áudio avançadas, especialmente concebidas para otimizar as caraterísticas acústicas do habitáculo, de modo a proporcionar uma experiência de som envolvente e de qualidade superior.


Trabalhando em colaboração com o prestigiado fabricante de áudio e instrumentos musicais Yamaha, o Dynamic Sound Yamaha Premium e o Dynamic Sound Yamaha Ultimate transformam o habitáculo numa verdadeira sala de audição.


O Dynamic Sound Yamaha Premium combina a potência dos oito altifalantes da Yamaha, enquanto o Dynamic Sound Yamaha Ultimate incorpora 12 altifalantes, incluindo sub-woofer.

Estes sistemas foram desenvolvidos com base no altifalante de eletrónica de consumo NS5000 e integram amplificadores duplos com DSP (Digital Signal Processor) da Yamaha.

Afinadas pelos técnicos de som da Yamaha, as definições acústicas podem ser modificadas com base nas preferências do condutor ou dos ocupantes e de acordo com o cenário de condução. O sistema pode adaptar-se às condições com compensação de volume para a velocidade do veículo (Premium e Ultimate), chuva e ar condicionado (Ultimate), otimizando a nitidez sonora.


Mitsubishi Motors Europe apresenta em Madrid o novo Outlander PHEV

Para minimizar as distrações e independentemente da função com que se está a interagir, é possível ter acesso a funções sem ter de tirar os olhos da estrada, através do sistema de comando de voz, bastando proferir a palavra de despertar "Olá Mitsubishi".


Destaque também para o MITSUBISHI CONNECT, serviço de conectividade que permite integrar a vida digital dos clientes nos seus automóveis. Os proprietários podem beneficiar de serviços de segurança e conveniência ao interligar os seus veículos à aplicação de apoio. A aplicação permite que os utilizadores tenham maior controlo sobre o automóvel através de relatórios de estado do veículo, notificações de alarme, funções de controlo remoto, como trancar/destrancar as portas e configuração da temperatura do habitáculo, localizador e a capacidade de enviar percursos para o SDA.


Segurança, comodidade e conforto

A estrutura do novo Outlander PHEV foi aperfeiçoada com aço de resistência ultraelevada em áreas-chave, incluindo várias estruturas de encaminhamento de carga para melhorar a absorção de energia numa situação de colisão. Integrados em todo o habitáculo, oito airbags oferecem uma proteção eficaz aos ocupantes, enquanto as fixações de cadeira ISOfix fornecem locais seguros para cadeiras de criança.


Prevenir incidentes e mitigar ocorrências é o objetivo do conjunto de sistemas avançados de assistência e segurança à condução do novo Outlander PHEV, que para o efeito recorre a um conjunto de sensores de bordo posicionados ao longo do veículo para proporcionar uma visão de 360° da sua zona envolvente.


Cada sistema foi concebido para maximizar a segurança e a conveniência, proporcionar tranquilidade e ajudar a tornar a viagem mais descontraída, mas sem interferir com a experiência de condução. As tecnologias são constituídas por uma mistura de sensores ultrassónicos, tecnologia de radar e de câmara, ajudando a evitar obstáculos, alertar o condutor ou tomar medidas evasivas para minimizar ou evitar a ocorrência de incidentes.


A proteção dos peões está melhorada graças ao sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM), um sistema autónomo de travagem de emergência baseado em radar que lê a estrada.


à frente para maximizar a segurança, levando em conta os peões, ciclistas e com capacidades expandidas para ajudar o condutor também nos cruzamentos. Esta é apenas uma das mais de uma dúzia de tecnologias avançadas que mantêm o novo Outlander PHEV, os seus ocupantes e os outros utentes da estrada seguros.


Outros sistemas incluídos são: Travagem Traseira Autónoma de Emergência, Aviso de Ângulo Morto com Assistência à Mudança de Faixa, Aviso de Saída de Faixa, Indicação Avançada de Faixa de Rodagem, Cruise Control Adaptativo, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Sistema de Monitorização do Condutor.



Acresce ainda a capacidade de garantir que o condutor está totalmente alerta através do sistema Monitor de Atenção do Condutor, que utiliza análise da direção para monitorizar e avaliar continuamente o comportamento de quem está ao volante, emitindo alertas visuais e sonoros em caso de necessidade.


O novo modelo dispõe também de Assistência à Estabilidade do Atrelado, sistema que monitoriza continuamente a oscilação do equipamento rebocado e aciona os travões de uma ou mais rodas do automóvel quando necessário. Em caso de maior instabilidade, aciona os travões das quatro rodas e corta a potência do motor até que o controlo seja recuperado.


Além de todos estes sistemas, realce ainda para a função eCall, que através de um simples botão permite ativar os serviços de assistência numa situação urgente.

Compromisso de Serviço da Mitsubishi


Tal como acontece com todos os veículos Mitsubishi vendidos na Europa, o novo OutlanderPHEV inclui o Compromisso de Serviço Mitsubishi, que integra:

• Garantia de fábrica de 5 anos/100 000 km.

• Garantia anticorrosão de 12 anos.

• Garantia da bateria de tração de 8 anos/160 000 km.

• 5 anos de assistência em viagem (Pacote de Assistência da Mitsubishi).

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