De acordo com os dados da ACEA, a associação que reúne os principais fabricantes de veículos na Europa, as vendas de automóveis novos na União Europeia (EU) aumentaram 10,1% em fevereiro de 2024, com destaque para os veículos elétricos a bateria que permaneceram estáveis e representaram 12% do total de veículos que saíram para as ruas. Os modelos a gasolina mantiveram a liderança como a escolha mais popular entre os compradores, seguidos pelos híbridos-elétricos. As vendas de diesel caíram na maioria dos principais mercados, exceto na Alemanha.
O resultado de fevereiro totalizou 883.608 unidades e entre os quatro principais mercados da UE, França com (+13%) e Itália (+12,8%) cresceram dois dígitos, seguidos por Espanha (+9,9%) e Alemanha (+5,4%).
No acumulado dos primeiros dois meses deste ano, os registos de automóveis cresceram 11,2%, para 1,7 milhões de unidades. Os principais mercados do bloco registaram um crescimento sólido, com a Alemanha (+11,8%), Itália (+11,7%), França (+11,2%) e Espanha (+8,7%).
Novos registos de automóveis na UE por fonte de energia
Em fevereiro, os carros elétricos a bateria detinham uma participação de mercado de 12% (estável em relação a fevereiro de 2023), enquanto os carros elétricos híbridos conquistavam quase 29% do total de vendas. A quota de mercado combinada de automóveis com os mais tradicionais combustíveis, gasolina e diesel, foi de 48,4% em fevereiro de 2024, uma diminuição face aos 51,9% do ano passado.
Carros elétricos
Em fevereiro de 2024, as vendas de automóveis elétricos a bateria cresceram modestos 9%, para 106.187 unidades, mantendo uma quota de mercado estável de 12%. Entre os quatro maiores mercados, a Bélgica (+66,9%), a França (+31,8%) e os Países Baixos (+20,9%) registaram ganhos significativos de dois dígitos, enquanto os registos em importante mercado como a Alemanha, diminuíram 15,4%.
As vendas de novos carros híbridos-elétricos aumentaram 24,7%, impulsionadas por um crescimento substancial nos quatro maiores mercados: França (+41,5%), Espanha (+26,5%), Alemanha (+16,4%) e Itália (+16,1%) , que coletivamente representam mais de 70% das vendas na UE. As vendas totalizaram 255.511, representando 28,9% do mercado.
Já as matrículas de carros elétricos híbridos plug-in também aumentaram notáveis 11,6%, para 64.351 unidades, resultantes de um crescimento sólido em mercados-chave como Alemanha (+22,3%), Bélgica (+21,8%) e França (+11,8%). Os automóveis elétricos híbridos plug-in representam agora 7,3% das vendas de automóveis na UE.
Carros a gasolina e diesel
Em fevereiro de 2024, o mercado de automóveis a gasolina da UE expandiu-se 6,1%, impulsionado principalmente por aumentos nos quatro maiores mercados, nomeadamente em Itália (+33,4%), juntamente com Espanha (+3,7%), Alemanha (+2,3%) e França (+2,1%). Embora a gasolina continue a ser a fonte de energia mais popular entre os compradores, a sua quota de mercado caiu de 36,9% para 35,5% este ano. Em contrapartida, o mercado automóvel a diesel da UE continua diminuindo, caindo 5,1% em Fevereiro. Foi registada uma descida em vários mercados, incluindo três dos maiores: França (-30,5%), Espanha (-17,4%) e Itália (-11,8%). A Alemanha divergiu desta tendência, com as vendas de veículos a diesel a crescerem 9,7%. As vendas de automóveis a diesel atingiram 113.891 unidades, representando uma participação de mercado de 12,9%, abaixo dos 15% do ano passado.
Comments