Última corrida do campeonato mundial de resistência no Bahrein dá sexto título consecutivo de construtores à Toyota. O Hypercar Toyota GR010 Hybrid n.º 8 com Sébastien Buemi, Ryo Hirakawa e Brendon Hartley, conquistou uma vitória difícil nas 8 Horas de corrida, onde só uma vitória lhe dava o título.
A TG Racing partiu de primeiro e segundo lugar da grelha, consciente que só uma vitória garantiria o título de construtores, cada um dos híbridos da Toyota liderou em diferentes momentos, mas a equipa entrou na fase final da corrida com apenas um carro em pista, no 10º lugar após sofrer alguns contratempos.
Um incrível esforço de equipa e uma forte e dominante condução fizeram com que Sébastien Buemi passasse pelo pelotão e vencesse a corrida no Toyota GR010 HYBRID #8 que partilha com Brendon Hartley e Ryo Hirakawa, garantindo o sexto Campeonato do Mundo de Construtores consecutivo da equipa, com dois pontos de avanço para a Porsche.
O Toyota GR010 HYBRID n.º 7 tinha a vitória na mira quando liderava a meio da corrida, mas um problema na bomba de combustível obrigou Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries a abandonar. Isto acabou com as esperanças do título de pilotos de Kamui e Nyck, que precisavam de uma vitória para terem alguma hipótese.
A bandeira axadrezada no Bahrein concluiu uma época de 2024 que contou com 72 horas de corrida, em oito rondas em quatro continentes ao longo de quase 10 meses. O recorde da temporada da TG Racing é de cinco pódios, incluindo três vitórias, e duas pole positions, conquistando 190 pontos no Campeonato do Mundo.
Os novos Campeões do Mundo de Pilotos, são Kevin Estre, Andre Lotterer e Laurens Vanthoor, da Porsche, numa época memorável para a categoria que vem ganhando estatuto e muitos adeptos pelo mundo.
Kamui Kobayashi (Chefe de Equipa e piloto do Toyota #7):
“Antes de mais, um grande obrigado por todo o apoio que recebemos esta época de todo o mundo. Ganhar o Campeonato do Mundo de Construtores é um grande feito e é o resultado de um enorme esforço de equipa de todos, incluindo os nossos colegas da Toyota e os nossos parceiros, que são uma grande parte deste sucesso. Este é o resultado que todos na equipa queriam e deram tudo para o conseguir, por isso, obrigado por todo o trabalho. O Toyota #8 mereceu a vitória hoje depois de uma corrida incrível. Obviamente que no nosso carro tivemos alguns problemas e tivemos de nos retirar. Vamos analisar isso e tentar voltar ainda mais fortes na próxima época.”
8 Hours of Bahrein – Resultado
1º #8 Toyota Gazoo Racing (Buemi/Hirakawa/Hartley) 235 laps
2º #5 Porsche Penske (Campbell/Christensen/Makowiecki) +29.177secs
3º #93 Peugeot TotalEnergies (Jensen/Müller/Vergne) +36.799secs
4º #35 Alpine Endurance Team (Chatin/Habsburg/Gounon) +37.404secs
5º #15 BMW M Team WRT (Vanthoor/Marciello/Wittmann) +47.916secs
6º #2 Cadillac Racing (Bamber/Lynn/Bourdais) +55.841secs
Comments