
Com a vitória o piloto galês assume a liderança do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA após o emocionante duelo de domingo.
Elfyn Evans defendeu-se de um ataque do seu companheiro de equipa da Toyota Gazoo Racing, Takamoto Katsuta, no domingo, para garantir a vitória no Rali da Suécia e assumir a liderança no Campeonato Mundial de Ralis da FIA.
Depois de quatro dias de ação intensa nas etapas geladas de Umeå, Evans e Katsuta numa dramática disputa ao décimo de segundo e que terminou com a vitória do britanico que assim conquistou por apenas 3,8s. a sua décima vitória na carreira no WRC.
O galês, que começou o domingo com uma pequena vantagem de 3,0s, perdeu brevemente a liderança quando Katsuta disparou, conseguindo uma vitória por 7,5s na primeira passagem por Västervik. Mas Evans e o seu copiloto Scott Martin responderam rapidamente.
Na repetição da mesma especial que se seguiu, e voaram para recuperar o controlo em 3,7 segundos antes de martelar a liderança com uma condução dominante no Wolf Power Stage, que finalizou o dia e o rali, selando a vitória enquanto Katsuta segurava Thierry Neuville da Hyundai, que terminou em terceiro, a 11,9 segundos do primeiro lugar.
O resultado elevou Evans ao topo da classificação do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, com uma vantagem de 28 pontos após duas das 14 rondas disputadas, alargando o seu segundo lugar no Rali Monte-Carlo de abertura da temporada, no mês passado.

"Foi um fim de semana muito bom, mas tornei a minha vida muito difícil na primeira especial esta manhã", Evans sorriu, "pelo menos isso focou a minha mente. Fizemos duas ótimas especiais finais, obviamente, estamos muito felizes com o resultado final. Do ponto de vista do campeonato, é um começo muito bom. Obviamente, é muito cedo, mas não creio que se possa desejar algo melhor do que isto."
O atual campeão Neuville teve de trabalhar arduamente para garantir o último lugar no pódio, batendo o ressurgente colega de equipa Ott Tänak por apenas 4,9s. Tänak, prejudicado por um problema de mapeamento do motor no seu i20 N Rally1 no sábado, voltou à forma para o Super Sunday e ficou em terceiro, apenas atrás de Evans e Katsuta, num ritmo acelerado no último dia.
O bicampeão do WRC, Kalle Rovanperä, teve um fim de semana frustrante, lutando para encontrar o ritmo habitual. A estrela da Toyota alcançou apenas uma vitória em especiais nas 18 do rali e no final ficou a 16,0 segundos de Tänak ao contentar-se com o quinto lugar.
Mārtiņš Sesks teve um desempenho sólido no seu regresso ao WRC, garantindo o sexto lugar como melhor classificado da M-Sport Ford. O letão terminou o rali 17,6 segundos à frente de Sami Pajari, da Toyota, enquanto Josh McErlean, que estava em oitavo, acabou por ter a sua prova interrompida na manhã de domingo após ficar com o seu Puma Rally1 em um dos tradicionais bancos de neve da prova sueca.

Grégoire Munster herdou o oitavo lugar do seu companheiro de equipa McErlean, enquanto os líderes do WRC2, Oliver Solberg e Roope Korhonen, completaram o top 10.
O Campeonato Mundial de Ralis da FIA segue para África para o lendário Rali Safari do Quénia, a terceira etapa da temporada, de 20 a 23 de março.
Resultados do Rali da Suécia:
1. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris 2h 33m 39,2s
2. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris +3,8s
3. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +11,9s
4. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +16,8s
5. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris +32,8s
6. M Sesks / R Francis LVA Ford Puma +2m 9,4s

Classificação do Campeonato de Pilotos (após a 2ª jornada de 14):
1.E Evans 61 pontos
2. S Ogier 33 pontos
3. K Rovanperä 31 pontos
Classificação do Campeonato de Fabricantes (após a 2ª de 14 jornadas):
1.Toyota GAZOO Racing WRT 120 pontos
2. Hyundai Shell Mobis WRT 72 pontos
3. M-Sport Ford WRT 25 pontos
Comments