WRC: Domínio total de Rovanperä e da Toyota nas Canárias
- Redação Europa
- 28 de abr.
- 3 min de leitura

O finlandês colocou fim a um início de ano atribulado e pouco competitivo, dominando por completo uma prova em que os carros da Toyota foram sempre muito superiores. Com o resultado, volta a estar vivo para a disputa de mais um título.
Kalle Rovanperä reactivou a sua campanha para o terceiro título do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA ao conquistar uma vitória dominante no Rali Islas Canarias, no domingo.
O finlandês, que chegou a esta quarta ronda - anfitriã do WRC pela primeira vez - a quase 60 pontos da liderança do campeonato, reduziu esse défice para 43, depois de um desempenho dominante de ponta a ponta e que o levou, juntamente com o copiloto Jonne Halttunen, do sexto para o segundo lugar da classificação.
As estradas técnicas de asfalto da Gran Canaria e as passagens montanhosas arrebatadoras constituíram um desafio único e desconhecido para as equipas do WRC. Mas Rovanperä encontrou imediatamente um ritmo que mais ninguém conseguiu igualar, vencendo 15 das 18 especiais de um percurso total competitivo de 300 quilómetros.
O triunfo de Rovanperä - apenas o seu segundo em asfalto - foi assegurado com 53,5s de vantagem sobre o seu companheiro de equipa na Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, e marcou o seu regresso ao primeiro lugar do pódio pela primeira vez desde o Rali do Chile, há sete meses.

Elfyn Evans completou o pódio, a 23,6 segundos de Ogier, aumentando ainda mais a sua vantagem no campeonato, enquanto Takamoto Katsuta fechou o top-4 da equipa GR Yaris Rally1, terminando a 45,8 segundos de Evans.
"É fantástico", disse Rovanperä entusiasmado. "Não foi o melhor início de época, mas estamos definitivamente - pelo menos neste tipo de condições - de volta.
"Parabéns a toda a equipa, mecânicos e engenheiros, a toda a gente. Os carros eram muito rápidos. Gostei muito - um excelente resultado para toda a equipa."
A consistência de Evans nesta temporada continuou, com o galês e o copiloto Scott Martin a ainda não terem terminado fora do pódio em 2025. Já o domínio da Toyota permitiu a sua liderança no campeonato de construtores, aumentando para 49 pontos a sua vantagem em relação à Hyundai Motorsport.
No sentido inverso, esta foi um fim de semana frustrante para a Hyundai, com os três pilotos do i20 N Rally1 a lutarem longe do pódio depois de se depararem com problemas de ajustes dos carros para as condições do rali, no que se acredita estarem relacionados com as definições do diferencial. Adrien Fourmaux foi o melhor classificado da marca coreana, em quinto, embora o francês tenha ficado mais de 2min30s atrás de Rovanperä no final. Os companheiros de equipa Ott Tänak e Thierry Neuville seguiram-se em sexto e sétimo, respetivamente.

Neuville e Tänak ocupavam o segundo e terceiro lugares na classificação dos pilotos antes deste rali, mas agora caíram para terceiro e quinto, respetivamente. O fim de semana de Tänak foi ainda mais complicado quando o seu carro necessitou de uma mudança de motor no sábado à noite - uma tarefa concluída em 46 minutos - ultrapassando o tempo livre de penalizações em apenas um minuto.
Os líderes do WRC2, Yohan Rossel, Alejandro Cachón e Nikolay Gryazin, completaram o top 10, enquanto o piloto do M-Sport Ford Puma Rally1, Grégoire Munster, recuperou para 11º, depois de uma excursão fora de estrada no sábado. O companheiro de equipa de Munster, Josh McErlean, não conseguiu chegar ao fim depois de embater numa barreira e destruir a frente do Ford na especial de abertura no domingo.
O WRC regressa à terra no próximo mês para o esperado Vodafone Rally de Portugal, a quinta ronda da temporada, que terá como sede a cidade de Matosinhos, de 14 a 19 de maio.
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