Depois de anos de quase ter sido campeão por diversas vezes, muitos acidentes e incontáveis tristezas, Thierry Neuville pode finalmente desfrutar da glória do seu primeiro título no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA, conquista merecida após a conclusão de um emocionante rali do Japão onde a Toyota Gazoo Racing selou a coroa dos construtores após um último dia emocionante e repleto de dramas e onde o título chegou por apenas 3 pontos de vantagem para a Hyundai.
O campeonato de Neuville e do co-piloto Martijn Wydaghe foi garantido de forma dramática no início do domingo, quando o companheiro de equipa Ott Tänak - o único piloto que o poderia desafiar - bateu o seu Hyundai i20 N Rally1 Hybrid. Fora da liderança do rali na especial de abertura do dia de domingo. Com uma vantagem de 25 pontos no final da temporada, o título de Neuville estava garantido a quatro especiais do fim da prova.
“Para ser honesto, estou a sentir-me muito bem, trabalhámos muito para este momento”,
disse Neuville, que liderava o campeonato desde a sua vitória na primeira ronda no Monte-Carlo.
“Não tenho palavras, mas quero agradecer a todos os que fizeram parte, que lutaram por nós e a toda a equipa também. Muitas vezes estivemos muito próximos; damos sempre tudo de nós, mas este ano fomos recompensados por isso.”
O drama final encerrou uma semana de montanha-russa para o belga, que recuperou do 15º lugar após uma falha no turbocompressor na sexta-feira para terminar em sexto na geral. A sua vitória histórica é a primeira não só para ele e para Wydaeghe, mas também para o seu país natal, a Bélgica, e para a equipa Hyundai Motorsport, depois de uma década no WRC.
Enquanto Neuville saboreava o seu tão esperado triunfo, a queda de Tänak deu uma reviravolta cruel às aspirações do título de construtores da Hyundai. A marca sul-coreana levou a melhor no último dia, mas o pêndulo voltou à Toyota depois de um confronto tenso no Wolf Power Stage. Sébastien Ogier, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta apresentaram um andamento muito rápido quando mais importava, ajudando a marca Toyota a conquistar o seu oitavo título de fabricantes do WRC por uma margem mínima de três pontos – o mais próximo desde que a Lancia conquistou a coroa por dois pontos em 1983.
Evans desfrutou de uma dupla celebração, herdando a vitória após a retirada de Tänak e tornando-se o sexto vencedor diferente de ralis numa temporada altamente competitiva. O triunfo do galês garantiu-lhe também o segundo lugar no campeonato de pilotos – um marco agridoce que alcançou pela quarta vez.
“A dada altura não parecia tão bom, mas estamos muito felizes com o resultado e com a equipa”, disse. “Obrigado também aos meus colegas de equipa, fizeram um ótimo trabalho. Lamentamos não ter conseguido entregar o campeonato (de pilotos), mas vamos tentar novamente no próximo ano.
Ogier fechou o Toyota a vencer por 1-2, terminando a 1min 27,3s do seu companheiro de equipa. O rali do oito vezes campeão foi prejudicado por um furo sexta-feira que o afastou da disputa pela vitória, mas a sua recuperação garantiu pontos vitais para a Toyota na luta pelo título.
Adrien Fourmaux coroou uma temporada marcante ao completar o pódio no seu M-Sport Ford Puma Rally Hybrid. A forma consistente do francês valeu-lhe cinco pódios em 2024 e o quinto lugar no campeonato de pilotos – a sua melhor temporada até à data.
Fourmaux chegou ao final com apenas 7,1 segundos à frente de Katsuta, da Toyota, que encantou o público local ao terminar em quarto, enquanto Grégoire Munster completou o top cinco com o outro Ford da M-Sport.
No WRC2, Nikolay Gryazin conquistou uma vitória dominante na categoria e um impressionante sétimo lugar na geral, mas não foi suficiente para negar o campeonato a Sami Pajari. O segundo lugar do finlandês no Japão garantiu os títulos WRC2 e WRC2 Challenger, encerrando um ano notável para a estrela em ascensão e da co-piloto Enni Mälkönen.
O Campeonato Mundial de Ralis da FIA está preparado para proporcionar mais emoção em 2025, sem veículos híbridos e com um calendário alargado que inclui eventos totalmente novos na Arábia Saudita, Paraguai e Espanha. A ação recomeça no Monte-Carlo, que decorre de 23 a 26 de janeiro.
Classificação do Rali:
1. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris 3h 23m 41,0s
2. S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris +1m 27,3
3. A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma +1m 55,5s
4. T Katsuta / A Johnston JPN Toyota GR Yaris 2m 2,6s
5. G Munster / L Louka LUX Ford Puma +3m 11,5s
6. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +6m 54,1s
Classificação do campeonato de pilotos
1.º T Neuville 242 pontos
2.º E Evans 210 pontos
3. O Tanak 200 pontos
Classificação do campeonato de equipas
1.Toyota GAZOO Racing WRT 561 pontos
2. Hyundai Shell Mobis WRT 558 pontos
3. M-Sport Ford WRT 295 pontos
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