Thierry Neuville aproximou-se de reivindicar o seu primeiro título de Campeão Mundial de Ralis da FIA, depois de ter ganho uma edição demolidora do EKO Acropolis Rally Grécia.
O piloto belga conseguiu sobreviver a três dias de intensas emoções para todos os pilotos Rally 1 para liderar no final um pódio totalmente Hyundai Motorsport terminando na frente de Dani Sordo, e Ott Tänak, e ainda com o principal concorrente ao título, Sébastien Ogier, a ser mais um dos protagonistas de um de muitos dramas vividos pelos pilotos, capotando na Power Stage quando tentava “dar tudo” para somar mais alguns pontos, ele que vinha sendo o mais rápido no domingo.
Ogier ainda conseguiu com a ajuda do público colocar o seu Toyota GR Yaris na posição correta e terminar a especial, garantindo os 15 pontos marcados na noite de sábado, mas ainda assim descendo na classificação geral da prova depois de perder mais de 20 minutos.
O francês tinha inicialmente liderado a prova, mas perdeu bastante tempo depois de problemas no turbocompressor na tarde de sexta-feira. Tänak e Dani Sordo também sentiram a ira da Acrópole, ambos sofrendo diversos furos de pneus no sábado, que comprometeram as suas próprias esperanças de vitória e catapultaram Neuville na liderança.
Até o próprio Neuville e seu co-piloto Martijn Wydaeghe não estiveram imunes à brutalidade da prova. Um motor em apenas três cilindros foi um péssimo início de prova para ele e para o seu Hyundai i20 N na manhã de abertura. Após resolvidos os problemas, o belga conseguiu equilibrar a rapidez sem correr grandes riscos o que foi uma atuação muito inteligente do piloto, permitindo vencer de forma merecida, ampliar sua vantagem no campeonato e estar mais perto do seu primeiro título.
O resultado estendeu a vantagem de Neuville na classificação dos condutores para 34 pontos sobre Tänak, enquanto Ogier caiu para terceiro. Com 90 pontos ainda disponíveis nas restantes três rondas tudo está matematicamente em aberto, mas o o piloto da Hyundai já tem uma das mãos na taça. No campeonato dos fabricantes, a Hyundai estendeu a sua vantagem sobre a Toyota para 35 pontos isto após uma prova desastrosa para a equipa japonesa.
“Não tive informações sobre o acidente de Ogier e, quando vi o carro, ainda não tinha a certeza se era ele”, revelou Neuville. “Eu compreendi a partir desse ponto que tinha apenas de levar o carro para casa e passar.
“Desde ontem de manhã, compreendemos o que tínhamos que fazer para conseguir os nossos objetivos. Também estou muito orgulhoso da minha equipa e do Martijn - chegámos com o carro inteiro no final, e isso é que importa."
Com Ogier perdendo a pontuação de domingo após o acidente, Tänak recolheu 11 de possíveis 12 pontos do Super domingo. O estoniano também reivindicou o seu 50º pódio do WRC e agora está à frente de Ogier por quatro pontos.
Outro dos pilotos da Toyota que ainda sonhava disputar o título algumas provas atrás era Evans, mas após uma sequência de resultados menos bons o momento negativo continuou, ao capotar o seu Toyota no final do dia de sábado, enquanto o duo da M-Sport Ford, Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, também foram afetados por acidentes, com o francês a mostrar, mais uma vez, um excelente ritmo inicial, ao nível dos mais rápidos, e acabando mesmo por ser recompensado com a vitória na Power Stage.
A Acrópole foi tão implacável que os pilotos do WRC2 preencheram as 10 melhores posições restantes a partir da quarta posição.
Aliás, o final de prova dos WRC2 foi dos mais emotivos da história com Sami Pajari a conseguir a vitória e o quarto lugar da geral no seu Toyota, exatamente com o mesmo tempo de Robert Virves, acabando Pajari por vencer a prova pelo critério de desempate, que era o piloto mais rápido na primeira especial (SS1).
Yohan Rossel, Kajetan Kajetanowicz, Fau Zaldivar, Josh McErlean e Roberto Daprà (todos de Rally2) completaram o top 10, beneficiando dos infortúnios dos pilotos de primeira linha.
O WRC vai agora para a América do Sul para a 11ª ronda no Rally do Chile, com sede em Concepción de 26 a 29 de setembro.
Classificação de Rally:
1. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N 3h 38m 4.2s
2. D Sordo / C Carrera ESP Hyundai i20 N +1m 46.8s
3. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +2m 57.3s
4. S Pajari / E Mälkönen FIN Toyota GR Yaris Rally2 +7m 1.1s
5. R Virves / A Lesk EST Škoda Fabia RS Rally2 +7m 1.1s
Classificação do campeonato de pilotos (após ronda 10 de 13):
1. T Neuville 192
2. O Tänak 158
3. S Ogier 154
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