top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

WRC: Rovanperä consegue uma vitória fenomenal no Rali da Polónia

WRC: Rovanperä consegue uma vitória fenomenal no Rali da Polónia

Kalle Rovanperä conquistou uma das vitórias mais notáveis (e improváveis) ​​da história do Campeonato Mundial de Rally da FIA no ORLEN 80º Rally da Polônia.


O atual campeão mundial Rovanperä, que está realizando um programa de apenas alguns eventos em 2024, nunca tinha planejado participado neste rali, mas foi chamado pela sua equipa Toyota Gazoo Racing para substituir de última hora Sébastien Ogier e devido a um acidente do francês durante os reconhecimentos na terça-feira, deixando Rovanperä e o co-piloto Jonne Halttunen com menos de 48 horas para se prepararem,  sem terem passado pelas especiais, recorrendo a horas de vídeo para poderem preparar de alguma forma a sua participação.


Como ele mesmo reconhecia no início da prova, a presença não tinha como expectativa grandes resultados, e o foco era ajudar a equipa a conquistar pontos para o mundial.


Mas tudo isso não importou muito para o jovem finlandês, que conquistou sua 13ª vitória na carreira ao volante de um GR Yaris Rally1, superando o companheiro de equipe Elfyn Evans por 28,3 segundos, principalmente após Andreas Mikkelsen da Hyundai ter um furo que afetou o carro e fez o piloto que até então lutava pela vitória  despencar na classificação no domingo.

WRC: Rovanperä consegue uma vitória fenomenal no Rali da Polónia

Rovanperä começou a etapa final 9,4 segundos à frente de Mikkelsen, mas a tentativa do piloto da Hyundai de conquistar a segunda vitória no Rali da Polónia foi frustrada quando ele caiu para sexto, com Adrien Fourmaux, da M-Sport Ford, completando o pódio 14,4 segundos atrás de Evans e após mais uma brilhante prova.


“Foi uma semana incrível”, sorriu Rovanperä. “Definitivamente, devo dizer que tivemos que trabalhar muito e estamos muito cansados ​​agora. Acho que o melhor é que viemos para cá e não foi uma má ideia estar aqui. Ajudamos muito a equipa e conquistamos muitos pontos para o campeonato de fabricantes, por isso não perdemos tempo.”

O rali de quatro dias foi abençoado com um clima quente, fora e dentro das especiais, com os pilotos trocando décimos de segundo em estradas extremamente rápidas.


E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris
E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris

Com os resultados, o galês da Toyota ultrapassou Ott Tänak para recuperar o segundo lugar no campeonato de pilotos e reduziu a vantagem de Thierry Neuville (o líder) para apenas 15 pontos faltando seis rodadas para o final.


Tänak foi obrigado a abandonar na manhã de sexta-feira após bater em um animal, mas reiniciou nos dias seguintes e conseguiu somar 11 pontos no Super Domingo. Seu colega da Hyundai, Neuville, por sua vez, venceu o Wolf Power Stage, mas terminou em quarto depois de ser o primeiro a limpar a estrada de pedras soltas na sexta-feira e com isso comprometer muito sua prova.


A estrela da Ford no Puma, Fourmaux, conquistou o seu terceiro pódio da temporada, terminou o rali com 28,1 segundos de vantagem sobre o belga Neuville, enquanto o piloto da letônia  Mārtiņš Sesks conseguiu um poderoso quinto lugar, mostrando muita rapidez e consistência apesar de estar em um Puma não híbrido, mas atualizará para um carro eletrificado para sua rodada em casa no próximo mês.


A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma
A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma

Mikkelsen voltou para casa a dois minutos de Rovanperä, em sexto, à frente de Grégoire Munster e Takamoto Katsuta. O nono lugar foi para Sami Pajari, vencedor da categoria WRC2, enquanto Oliver Solberg aproveitou um furo de Robert Virves para entrar no top 10.

 

A festa do WRC continua no próximo mês com o Rally Letónia, uma nova etapa do campeonato, que se realiza em Liepāja, de 18 a 21 de julho.


Classificação geral:

1. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris 2h 37m 7,6s

2. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +28,3s

3. A Fourmaux / A Coria FRA Ford Puma +42,7s

4. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N +1m 10,8s

5. M Sesks / R Francis LVA Ford Puma +1m 47,0s

6. A Mikkelsen / T Eriksen NOR Hyundai i20 N +2m 16,6s

 

Classificação do Campeonato de Pilotos (após a 7ª rodada de 13):

1. T Neuville 136

2.E Evans 121

3. O Tanak 115

Comments


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page