A fábrica da Iveco Bus em Annonay, França, comemora 100 anos de produção
- Redação Europa
- há 8 horas
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Este ano assinala-se o centenário da fábrica de Annonay, em França, protagonista fundamental no seu sector desde a sua fundação em 1925. Este aniversário constitui uma oportunidade para destacar 100 anos de excelência e de inovações pioneiras introduzidas pelo seu fundador, Joseph Besset, e pelos seus sucessores no setor do transporte de passageiros.
Hoje, sob a bandeira da Iveco Bus, a unidade histórica de Annonay continua a ser um dos principais fabricantes de soluções de mobilidade coletiva na Europa.
A fábrica de Annonay celebra este ano o seu centenário, 100 anos de história vividos por homens e mulheres cujo empenho diário ajudou a erigir uma fábrica sólida que ainda hoje se mantém em operação.
Desde a sua fundação em 1925, a fábrica de Annonay estabeleceu-se como um elemento-chave no setor do transporte de passageiros. Com mais de 1.200 empregados e 118.000 m² de área coberta dedicada à produção de soluções de mobilidade, a unidade fabril permanece na vanguarda, inovando continuamente de modo a satisfazer as necessidades de mobilidade do presente.
Este 100º aniversário constitui, também, uma oportunidade para recordar as inovações pioneiras introduzidas por Joseph Besset e pelos seus sucessores, num conjunto de soluções técnicas originais que conduziram ao lançamento de novas gamas de veículos, algumas das quais ganharam reconhecimento mundial, há décadas transportando milhares de passageiros.
Segue-se uma retrospetiva de 100 anos de história e de modelos emblemáticos nascidos na fábrica de Annonay.

Annonay: a capital dos autocarros franceses desde 1925
Joseph BESSET (1890-1959) - O fundador
Nascido em 1890 em Vanosc, Ardèche, Joseph Besset foi um construtor industrial de autocarros considerado pioneiro e pai dos autocarros franceses modernos. Em 1925, adquiriu um grande terreno nos arredores de Annonay e fundou a Société Anonyme des Etablissements Besset, sucedendo à Carrosserie Automobile Besset anteriormente estabelecida no centro da cidade.
A empresa especializou-se em carroçarias de autocarros construídas sobre os chassis das grandes marcas de camiões da época. Em 1938, revolucionou o setor ao apresentar o primeiro autocarro europeu com estrutura autoportante e motor traseiro, denominado Isobloc.
Joseph Besset viria a falecer em 1959 mas o seu legado perdura ainda hoje, continuando a sua fábrica de Annonay a ser um símbolo de inovação e de excelência no fabrico de autocarros.

De Floirat a Iveco Bus
Ao longo do seu século de existência, a fábrica de Annonay passou por várias mudanças de propriedade e de estrutura. Em 1951, Sylvain Floirat adquiriu a fábrica e criou a SACA (Société d'Automobiles et Carrosseries d'Annonay). Cinco anos mais tarde, em 1956, a SACA é vendida à Saviem (Société Anonyme de Véhicules Industriels et d'Equipements Mécaniques), filial de camiões pesados da Régie Renault. Em 1978, seria criada a Renault Véhicules Industriels (R.V.I.) na sequência da fusão da Saviem e da Berliet.
Em 1999, a IVECO e a RENAULT V.I. uniram forças para desenvolver as suas operações de autocarros e camionetas, dando origem à Irisbus, o segundo maior fabricante europeu, que passou a ser totalmente detida pela IVECO em 2003.
Dez anos mais tarde a Iveco Bus, substituindo o nome Iveco-Irisbus, tornou-se a nova marca dedicada ao transporte de passageiros, marcando o início de uma nova fase de desenvolvimento no âmbito das outras atividades internacionais da IVECO.
A fábrica de Annonay no presente
A histórica fábrica de Annonay, dedicada à mobilidade sustentável, é uma das duas unidades industriais do Iveco Group em França. Continua a ser um líder nacional na indústria francesa de autocarros e um dos principais fabricantes de transporte de passageiros na Europa.
Empenhada na transição energética, a fábrica produz autocarros de baixas e zero emissões e procede à montagem de baterias. Sendo o maior empregador da região francesa de Ardèche, onde a marca posiciona-se como um verdadeiro ecossistema industrial, gerando emprego direto e indireto e contribuindo significativamente para a excelência industrial de França.

Os oito principais marcos tecnológicos de uma fábrica pioneira
1934 – Uma nova técnica de produção: o aço substitui a madeira
Bem antes de muitos dos seus pares, Joseph Besset abandonou as estruturas de madeira herdadas das carruagens puxadas por cavalos e optou por carroçarias totalmente em metal, constituídas por perfis de aço montados por soldadura a arco. Os autocarros fabricados em Annonay tornaram-se assim mais robustos (reforçando a segurança) e simultaneamente mais leves (aumentando a capacidade de transporte e assegurando uma maior rentabilidade).
1938 – Uma revolução: carroçarias sem chassis e com motor traseiro
Abandonando o tradicional chassis para “pesados” e posicionando o motor na traseira, Joseph Besset desenvolveu, sob a licença da empresa americana Garwood, um veículo especificamente destinado ao transporte de passageiros - o Isobloc - que se afasta definitivamente da conceção de “camião”. Esta estrutura autoportante viria a ser adotada por todos os construtores europeus.
1947 – Um contributo essencial para a mobilidade francesa
Tendo escapado à destruição durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica de Annonay torna-se a primeira unidade nacional especializada na construção de veículos de transporte coletivo. Emprega 1.220 pessoas e produz 1.628 autocarros (dos quais 1.037 com chassis/carroçaria e 591 Isobloc), um meio de transporte essencial para a França do pós-guerra, que recuperava das ruínas. Este nível de produção nunca tinha sido atingido.
1983 – Autocarros imersos em banho de cataforese
Aquando do lançamento do FR 1, Annonay inaugurou as primeiras instalações mundiais destinadas ao tratamento anticorrosivo por imersão em cataforese para a produção de autocarros, garantindo uma durabilidade sem precedentes e um elevado valor de revenda.
1997 – Gás Natural: uma energia alternativa que excede as normas oficiais antipoluição
A fábrica adaptou-se a este novo setor de combustíveis limpos para produzir em massa o Agora CNG (Gás Natural Comprimido). As primeiras entregas foram feitas em Lille, onde o biogás produzido pela estação local de tratamento de águas residuais foi utilizado para produzir combustível metano para a rede de autocarros da cidade. Vantagens: funcionamento limpo (menos poluentes), operação silenciosa (ruído reduzido, sem odores, sem fumo) e sustentabilidade ambiental (energia renovável local).
2005 – BRT: um conceito inovador desenvolvido pela Irisbus
Produzido em Annonay sob a designação de Crealis (com base na plataforma técnica Citelis), o Bus Rapid Transit (BRT) combina um design atrativo do veículo com caraterísticas personalizáveis, uma fácil integração na cidade (faixas de rodagem dedicadas), uma acessibilidade perfeita, um conforto elevado e uma informação/comunicação eficaz aos passageiros. O seu interior proporciona um ambiente agradável, funcional, colorido e luminoso (acoplamento otimizado na estação com orientação ótica disponível como opção). Foi um desafio industrial acomodar a multiplicidade de combinações possíveis de “design/equipamento”.
2025 – Eletromobilidade para transportes totalmente descarbonizados
Pioneira em soluções alternativas, a fábrica integra tecnologias de propulsão elétrica e montagem de baterias nas suas linhas de produção. As gamas urbanas E-WAY/GX ELEC e E-WAY H2/GX 337 H2 com pilhas de combustível, bem como os chassis destinados a outra fábrica do grupo, são produzidas localmente. Estes modelos oferecem soluções inovadoras e eficientes para acelerar a transição urbana rumo à neutralidade carbónica, encontrando o melhor equilíbrio entre autonomia e lotação.
Competências exportadas para além das fronteiras francesas
Ao longo de décadas, a especialização de Annonay foi exportada para muito além das fronteiras francesas, demonstrando a sua capacidade de fornecer soluções de transporte adaptadas às exigências dos mercados europeu e internacional.
1949: A empresa obteve um contrato na Argentina para 200 autocarros Isobloc W251DH destinados à capital, Buenos Aires.
1997: A empresa saudita Taseco encomendou 330 autocarros Iliade GTX para o transporte de funcionários da empresa petrolífera Aramco. As entregas destes autocarros, com configurações específicas, começaram em julho de 1998.
2014: A IVECO BUS entregou 50 autocarros Citelis CNG à cidade de Astana, capital do Cazaquistão, e alcançou um sucesso notável no Cáucaso com a entrega de 151 autocarros Crealis CNG de elevado nível de serviço a Baku, no Azerbaijão, em preparação para os Jogos Europeus de 2015.
2017: A cidade de Astana renovou a sua confiança na IVECO BUS com uma encomenda de 210 autocarros Urbanway, elevando a sua frota para 570 autocarros IVECO. A Costa do Marfim também se tornou um parceiro-chave, com um contrato para 50 autocarros Crealis BRT articulados a gás natural, seguindo-se em 2019 uma encomenda de cinquenta autocarros Crealis NP de 18 metros.
Estes exemplos dão uma ideia do alcance internacional das competências de Annonay.
Resumo dos veículos produzidos em Annonay
A fábrica de Annonay tem uma vasta história de produção de autocarros com marcas como Besset, Isobloc, Saviem, Irisbus e Iveco.
1925-1951: Joseph Besset produziu carroçarias de autocarros adaptadas a todos os chassis pesados da época (de marcas como Berliet, Bernard, Chevrolet, Citroën, De Dion Bouton, Delahaye, Luc Court, Panhard, Renault, Rochet-Schneider, Saurer, Somua, Unic, etc.).
1938: Paralelamente à produção de carroçarias assentes em chassis, Joseph Besset lançou o revolucionário Isobloc, o primeiro autocarro europeu produzido em série com estrutura autoportante e motor traseiro.
1951-1958: Sob a bandeira da SACA (Société d'Automobiles et Carrosseries d'Annonay), a fábrica concentra-se na produção de veículos Floirat e Isobloc.
1958: Após a integração no grupo Saviem no final de 1956, a SACA retoma a produção do autocarro Renault R 4192 (e dos seus derivados urbanos), com a transferência da linha de produção de Boulogne-Billancourt para Annonay.
1959: A gama unificada Z 20 incluía o ZF 20 (anteriormente o Floirat C 24 com motor dianteiro), o ZR 20 (anteriormente o Renault R 4192 com motor central) e o ZI 20 (anteriormente o Isobloc 655 DH com motor traseiro).
1960: Após a aquisição da unidade de produção de autocarros do líder de mercado Chausson, a fábrica produziu a gama unificada Saviem-Chausson SC 1, SC 2, SC 3, SC 4 e SC 5 (os modelos com numeração par são autocarros de transporte público e os modelos com numeração ímpar são autocarros de turismo). Os Chausson SC 3 e SC 4 foram descontinuados em 1964, mas o SC 5 de capacidade média continuou a ser produzido até 1971.
1964: Lançada no Salão Automóvel de Paris Motor, a nova gama Saviem incluía o modelo S 45 (anteriormente o ZR 20), a sua versão de chassis longo S 53 (novo modelo), e a versão urbana S 105 (anteriormente o SC 2). Com motorizações MAN, os veículos receberam as designações S 45 GT, S 53 M e S 105 M. A gama S 45 foi renovada duas vezes, em 1977 como S 45 R, S 53 R e S 105 R, e em 1987 como S 45 RX, S 53 RX e S 105 RX. O ano de 1993 marca o fim da produção da lendária “família S 45”, que, desde a primeira versão R 4192, foi produzida em mais de 35.000 unidades em Annonay, representando o maior sucesso industrial da fábrica.
1965: Lançamento do “autocarro padrão francês" SC 10, desenvolvido com a RATP e a UTPUR (Union des Transports Publics Urbains et Régionaux), com um total de 11.004 unidades produzidas até 1989.
1969: Lançamento do autocarro de turismo E 7, disponível em quatro comprimentos (E 7 L longo, E 7 M médio, E 7 N normal e E 7 C curto). A sua carroçaria amplamente vidrada e o seu tejadilho mais plano contrastam com as gerações anteriores. A produção do Renault E7 totaliza 3.496 unidades até 1983.
1978: A fábrica adotou a identidade da Renault Véhicules Industriels.
1983: Lançamento do FR 1, o novo autocarro de turismo francês. Está disponível em três comprimentos (10,617 m, 11,381 m e 11,995 m) e duas alturas. O modelo Grand Tourism, FR1 GTX, lançado em 1989, foi eleito “Autocarro do Ano" em 1991.
1991: Lançamento do autocarro de linhas interurbanas e suburbanas Tracer, sucessor do S45/S53. Obteve um sucesso significativo junto das forças armadas francesas. Em produção até 2001, com mais de 5.400 unidades fabricadas.
1996: Lançamento do autocarro Iliade, que sucede ao FR 1 em todas as suas versões. As suas três opções de motorização e os seus diferentes níveis de equipamento e acabamentos permitem-lhe acolher todos os tipos de transporte: regular, regional, ocasional e grande turismo.
1997: Transferência da linha de produção do autocarro citadino Agora (normal e articulado) de Vénissieux para Annonay e lançamento de uma versão GNC com motor a gás natural.
1998: Lançamento de um novo autocarro de linha mista/turismo, o Ares. Inicialmente oferecido num único comprimento de 12 metros, o veículo estará posteriormente disponível em três comprimentos adicionais: 10,6 m, 12,8 m e 15 m.
2003: Lançamento do Evadys HD. O versátil autocarro Evadys responde às necessidades das rotas regionais ou nacionais, serviços de shuttle ou missões de turismo de média distância. O Evadys H substituiu o Iliade TE em 2006.
2005: O Citelis substituiu o Agora. Disponível em três comprimentos: 10,8 metros, 12 metros e uma versão articulada de 18 metros. Uma versão BRT do Crealis completou a gama.
Entre 2007 e 2010, a IVECO BUS alarga a sua gama de autocarros Grand Touring com a introdução do Magelys, que sucede ao Iliade GTX. Dois anos mais tarde, em 2009, o Magelys HDH de três eixos completa a gama Grand Tourisme, seguido do Magelys Pro em
2010, que “profissionaliza a sua atividade”, respondendo às novas necessidades do segmento Excursão/Turismo. O Magelys foi eleito “Autocarro do Ano 2016”.
2013: A fábrica adota a marca IVECO BUS. A gama de autocarros urbanos Urbanway sucedeu à gama Citelis em todas as suas versões (Diesel, GNC, híbrido diesel-elétrico, curto, standard 12 m, e articulado 18 m, Crealis BRT), cumprindo as normas de emissões Euro VI.
2018: O Crealis articulado "In-Motion-Charging", um trólei moderno de 18 metros que combina a alimentação por dois condutores com o armazenamento de energia em baterias, completou a gama Crealis. Foi eleito “Autocarro Sustentável do Ano 2019” na categoria de veículos urbanos.
2022: O GX 137 CNG entra em produção em Annonay, sendo comercializado fora de França como G-WAY.
2024: Os modelos URBANWAY e CREALIS “MY 2024,” disponíveis em diversas energias, integram os novos sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e os primeiros modelos GX ELEC and E-WAY BEV (Veículos Elétricos a Bateria) saem das linhas de produção de Annonay.
2025: O E-WAY H2, um autocarro de 12 metros que combina uma pilha de combustível e um pack de baterias, tem as suas primeiras unidades produzidas nas instalações de Annonay.
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