top of page

Mais conforto nos Alpes: Stadler entrega primeiro comboio ao Expresso Mont-Blanc

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 25 de abr.
  • 3 min de leitura
Mais conforto nos Alpes: Stadler entrega primeiro comboio ao Expresso Mont-Blanc

A 24 de abril de 2025, a Stadler entregou o primeiro de sete comboios de bitola métrica à Transports de Martigny et Régions (TMR) e à empresa ferroviária nacional francesa SNCF. Os comboios, construídos em Bussnang, Thurgau, entrarão ao serviço em meados de 2026, aumentando o conforto da viagem na histórica rota Mont Blanc Express entre Martigny (CH) e St-Gervais (FR).


ree

Com a entrega do primeiro comboio, inicia-se o próximo capítulo no tráfego ferroviário transfronteiriço na região de Mont Blanc. A Stadler construiu o veículo à medida na sua fábrica em Bussnang (TG) e entregou-o à Transports de Martigny et Régions (TMR) e à companhia ferroviária nacional francesa SNCF em Martigny, a 24 de abril de 2025. As duas empresas operadoras do Mont-Blanc Express vão colocar os sete comboios em funcionamento a partir de meados de 2026, com isso irão substituir gradualmente a frota de veículos existente e aumentar o conforto da viagem na histórica rota entre Martigny, na Suíça, e St-Gervais-les-Bains-le-Fayet, em França, no sopé do Mont-Blanc.


Mais conforto nos Alpes: Stadler entrega primeiro comboio ao Expresso Mont-Blanc

De Bussnang de comboio para Martigny

“Após o transporte o comboio será agora transferido para a oficina da TMR em Vernayaz, onde será preparado para a sua entrada em funcionamento. Isto inclui também o procedimento de aprovação para a operação nas redes ferroviárias suíça e francesa",

referiu Fréderic Evequoz.


Feito à medida, confortável e com baixo consumo de energia

Os novos comboios Beh 4/8 podem ser combinados modularmente. Isto permite a utilização de múltiplas unidades e, portanto, um aumento da capacidade quando o volume de passageiros é elevado. Graças às grandes janelas panorâmicas, os passageiros dos novos comboios têm uma vista ideal da espetacular paisagem alpina.


Outras características do comboio:

Operação de cremalheira e tração normal: Os comboios são concebidos para utilização combinada em linhas de cremalheira e de via normal. Podem também operar em tração dupla – ou seja, com dois comboios ligados entre si – no troço de cremalheira. Isto aumenta a eficiência e a flexibilidade.


Mais conforto nos Alpes: Stadler entrega primeiro comboio ao Expresso Mont-Blanc

Acessibilidade: Os comboios cumprem os requisitos da Lei Suíça de Igualdade para Pessoas com Deficiência (BehiG) e permitem o embarque sem degraus para passageiros com mobilidade reduzida.


Eficiência energética: os sistemas modernos de controlo de consumo garantem um funcionamento amigo do ambiente. Por exemplo, a energia de travagem é convertida em energia elétrica e devolvida à rede.


Projeto transfronteiriço para uma melhor experiência de viagem

A renovação do parque de material circulante faz parte da estratégia de mobilidade para a região de Mont-Blanc. O projeto é apoiado pela Confederação Suíça, pelo Cantão de Valais e pela região francesa de Auvergne-Rhône-Alpes (AURA). O custo dos sete novos comboios atinge os 76 milhões de francos. Os sete comboios serão entregues até ao outono de 2025 e colocados em funcionamento gradualmente a partir de meados de 2026.


"Estamos muito satisfeitos por os nossos comboios poderem contribuir para aumentar o conforto na espetacular linha ferroviária entre Valais e Haute-Savoie. Os novos veículos são um forte símbolo de mobilidade moderna e amiga do ambiente, de cooperação transfronteiriça e de inovação tecnológica na região alpina", afirmou Frédéric Evequoz.
Mais conforto nos Alpes: Stadler entrega primeiro comboio ao Expresso Mont-Blanc

Durante mais de cem anos, o Mont Blanc Express ligou Martigny, no cantão de Valais, com St-Gervais-les-Bains, na região francesa de Auvergne-Rhône-Alpes. A TMR opera a secção do lado suíço até à fronteira em Le Châtelard, enquanto a SNCF é responsável pelas operações em França.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page