
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A 24 de abril de 2025, a Stadler entregou o primeiro de sete comboios de bitola métrica à Transports de Martigny et Régions (TMR) e à empresa ferroviária nacional francesa SNCF. Os comboios, construídos em Bussnang, Thurgau, entrarão ao serviço em meados de 2026, aumentando o conforto da viagem na histórica rota Mont Blanc Express entre Martigny (CH) e St-Gervais (FR).
Com a entrega do primeiro comboio, inicia-se o próximo capítulo no tráfego ferroviário transfronteiriço na região de Mont Blanc. A Stadler construiu o veículo à medida na sua fábrica em Bussnang (TG) e entregou-o à Transports de Martigny et Régions (TMR) e à companhia ferroviária nacional francesa SNCF em Martigny, a 24 de abril de 2025. As duas empresas operadoras do Mont-Blanc Express vão colocar os sete comboios em funcionamento a partir de meados de 2026, com isso irão substituir gradualmente a frota de veículos existente e aumentar o conforto da viagem na histórica rota entre Martigny, na Suíça, e St-Gervais-les-Bains-le-Fayet, em França, no sopé do Mont-Blanc.

De Bussnang de comboio para Martigny
“Após o transporte o comboio será agora transferido para a oficina da TMR em Vernayaz, onde será preparado para a sua entrada em funcionamento. Isto inclui também o procedimento de aprovação para a operação nas redes ferroviárias suíça e francesa",
referiu Fréderic Evequoz.
Feito à medida, confortável e com baixo consumo de energia
Os novos comboios Beh 4/8 podem ser combinados modularmente. Isto permite a utilização de múltiplas unidades e, portanto, um aumento da capacidade quando o volume de passageiros é elevado. Graças às grandes janelas panorâmicas, os passageiros dos novos comboios têm uma vista ideal da espetacular paisagem alpina.
Outras características do comboio:
Operação de cremalheira e tração normal: Os comboios são concebidos para utilização combinada em linhas de cremalheira e de via normal. Podem também operar em tração dupla – ou seja, com dois comboios ligados entre si – no troço de cremalheira. Isto aumenta a eficiência e a flexibilidade.

Acessibilidade: Os comboios cumprem os requisitos da Lei Suíça de Igualdade para Pessoas com Deficiência (BehiG) e permitem o embarque sem degraus para passageiros com mobilidade reduzida.
Eficiência energética: os sistemas modernos de controlo de consumo garantem um funcionamento amigo do ambiente. Por exemplo, a energia de travagem é convertida em energia elétrica e devolvida à rede.
Projeto transfronteiriço para uma melhor experiência de viagem
A renovação do parque de material circulante faz parte da estratégia de mobilidade para a região de Mont-Blanc. O projeto é apoiado pela Confederação Suíça, pelo Cantão de Valais e pela região francesa de Auvergne-Rhône-Alpes (AURA). O custo dos sete novos comboios atinge os 76 milhões de francos. Os sete comboios serão entregues até ao outono de 2025 e colocados em funcionamento gradualmente a partir de meados de 2026.
"Estamos muito satisfeitos por os nossos comboios poderem contribuir para aumentar o conforto na espetacular linha ferroviária entre Valais e Haute-Savoie. Os novos veículos são um forte símbolo de mobilidade moderna e amiga do ambiente, de cooperação transfronteiriça e de inovação tecnológica na região alpina", afirmou Frédéric Evequoz.

Durante mais de cem anos, o Mont Blanc Express ligou Martigny, no cantão de Valais, com St-Gervais-les-Bains, na região francesa de Auvergne-Rhône-Alpes. A TMR opera a secção do lado suíço até à fronteira em Le Châtelard, enquanto a SNCF é responsável pelas operações em França.































Comentários