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Baterias em vez de diesel – primeiros comboios entrando em serviço na Alemanha

Baterias em vez de diesel – primeiros comboios entrando em serviço na Alemanha

Uma tecnologia inovadora juntamente com ainda mais proteção climática e maior conforto e conveniência para os passageiros – o transporte ferroviário regional na Rede 8 (“Ortenau”), na Alemanha, está subindo para um novo nível neste 8 de abril de 2024.


Hoje é o dia em que os primeiros quatro comboios movidos a bateria da Siemens Mobility iniciam o serviço regular, marcando sua estreia no país germânico. O início oficial foi celebrado com uma viagem inaugural exclusiva de Offenburg a Oberkirch e vice-versa, e foi acompanhado por Winfried Hermann, Ministro dos Transportes do estado de Baden-Württemberg, juntamente com vários convidados. “Estamos escrevendo um novo capítulo na história ferroviária com esta viagem inaugural”, comentou o Ministro Hermann. “Graças à propulsão híbrida a bateria do Mireo Plus B, os comboios que operam na região de Ortenau a partir de hoje são mais ecológicos do que aqueles que utilizam diesel. Baden-Württemberg é pioneira em tecnologia ferroviária inovadora. Todos os comboios devem ser ecológicos. Contamos com soluções alternativas e amigas do clima onde ainda não existem linhas eléctricas aéreas. ”


O CEO da SWEG, Tobias Harms, disse: “A SWEG não representa apenas qualidade, mas também inovação. Estamos especialmente satisfeitos por podermos agora disponibilizar estas composições inovadoras aos nossos passageiros e demonstraremos o nosso papel como parceiro confiável tanto para o estado de Baden-Württemberg como para a Siemens Mobility.”

Baterias em vez de diesel – primeiros comboios entrando em serviço na Alemanha

Albrecht Neumann, CEO da Rolling Stock da Siemens Mobility, disse: “Estamos orgulhosos de que nossa primeira frota de comboios a bateria Mireo Plus B esteja agora entrando em serviço de passageiros. Gostaríamos de agradecer ao estado de Baden-Württemberg e à SWEG pela sua confiança na nossa tecnologia inovadora e amiga do ambiente. Ao expandir o transporte ferroviário, podemos dar um contributo ativo para a proteção do clima. A introdução destes comboios altamente avançados, que podem operar até 120 quilómetros com energia de bateria, marca um passo importante em direção a um futuro sustentável.”

Onde as novas composições estão circulando

Os comboios híbridos serão inicialmente usados nas rotas de Offenburg a Bad Griesbach e de Offenburg a Hornberg. Eles substituem o Regio Shuttle RS1 movido a diesel. Os planos preveem a extensão gradual do serviço híbrido em outras rotas da rede. Em preparação para a introdução dos comboios Siemens Mobility, o horário da rede foi ajustado em meados de dezembro de 2023. Desde então, os comboios no vale de Kinzig, por exemplo, têm circulado diretamente de Offenburg via Hausach para Hornberg sem necessidade de alterações. E os passageiros que viajam para Freudenstadt geralmente precisam trocar de trem em Hausach, uma vez que as unidades a bateria podem servir a estação de Freudenstadt no horário regular somente quando uma conexão de comutação adicional for instalada lá.


Como resultado da mudança de horário em dezembro de 2023, o serviço de passageiros foi melhorado, colmatando lacunas anteriores no horário. Os trens agora operam pelo menos de hora em hora em todas as rotas, desde o início da manhã até a noite. “Com a nova rede e as novas unidades, estamos a aumentar a frequência do serviço e a proporcionar maior capacidade. Os passageiros agora têm opções mais confortáveis e atraentes para trocar de comboio e embarcar – seja nas cidades ou no campo”, observou o Ministro dos Transportes Hermann.


Trem inovador: o Siemens Mireo Plus B

Alimentados por eletricidade verde, as unidades múltiplas elétricas a bateria Mireo Plus B não produzem emissões e são extremamente silenciosos. Graças à sua propulsão híbrida por bateria, podem ser utilizados em percursos com e sem linhas elétricas aéreas. No futuro, quando operarem em toda a rede e substituírem o Regio Shuttle movido a diesel, reduzirão o consumo de diesel em cerca de 1,8 milhões de litros por ano. Em operação com bateria e em condições reais, o Mireo Plus B tem autonomia de até 120 quilômetros. Suas baterias podem ser recarregadas na linha aérea e com a regeneração da energia de frenagem. O sistema de bateria, instalado sob o piso do vagão, inclui dois recipientes de bateria contendo baterias de íons de lítio com longa vida útil. As composições têm 120 assentos e são equipadas com banheiro, ar condicionado e amplas áreas de uso especial.

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