Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.







Modelo estreia-se no mercado nacional como um dos primeiros C-SUV totalmente elétricos a combinar tecnologia avançada, preços abaixo dos 28 mil euros e posição assumida na democratização da mobilidade elétrica.
O Leapmotor B10 já está disponível em Portugal e representa um momento relevante para o segmento elétrico de acesso. O novo modelo da Leapmotor International — joint-venture entre a Stellantis e a marca chinesa — posiciona-se como o primeiro SUV elétrico do segmento C com tecnologia avançada oferecida a um preço que parte dos 27.600 euros em campanha, ficando abaixo do limite simbólico dos 28 mil euros. Segundo a marca, o objetivo passa por expandir o acesso à mobilidade elétrica com soluções tecnológicas até agora mais comuns em segmentos superiores.
Construído sobre a plataforma LEAP 3.5, desenvolvida para integrar software e hardware de forma mais eficiente, o B10 foi projetado especificamente para mercados internacionais e submetido a testes no circuito de Balocco, em Itália. As dimensões compactas — 4,51 m de comprimento e 2,73 m de distância entre eixos — e o habitáculo luminoso com ecrã central de 14,6'' reforçam o posicionamento urbano e familiar do modelo.
A Leapmotor sublinha ainda que o modelo oferece um dos espaços mais generosos do segmento, com destaque para a largura traseira e para o espaço disponível da zona dos pés ao encosto, procurando responder às necessidades de utilização quotidiana.
O B10 utiliza um sistema de controlo centralizado com cablagem reduzida (996 metros) para ligação de 22 unidades de controlo eletrónico, permitindo maior eficiência e rapidez de processamento. O sistema operativo LEAP OS 4.0 Plus integra funcionalidades 3D, comando remoto via aplicação móvel e atualizações over-the-air ilimitadas.
No campo da segurança, o SUV elétrico recebeu classificação Euro NCAP de 5 estrelas, alcançando a pontuação mais elevada nos testes, apoiado por 17 sistemas de assistência à condução e câmara de 360º.


O Leapmotor B10 é equipado com um motor elétrico de 218 cv e 240 Nm de binário, com aceleração dos 0–100 km/h em 8 segundos e velocidade máxima de 170 km/h. Estão disponíveis duas baterias:
56,2 kWh (Pro) — autonomia até 361 km WLTP
67,1 kWh (Pro Max) — autonomia até 434 km WLTP
Ambos os packs suportam carregamento AC a 11 kW e DC até 168 kW, permitindo carregar dos 30% aos 80% em menos de 20 minutos, segundo a marca.
A gama nacional inclui duas versões principais:
Life — teto panorâmico, jantes de 18'', câmara 360° e pacote ADAS completo
Design — acrescenta bancos em couro ECO, iluminação ambiente e bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com regulação elétrica

Estrutura de preços PVPR:
Versão | Potência | Autonomia (km WLTP) | Bateria | PVPR (€) |
Life Pro | 218 cv | 361 | 56,2 kWh | 29.285 € |
Life Pro Max | 218 cv | 434 | 67,1 kWh | 31.285 € |
Design Pro Max | 218 cv | 434 | 67,1 kWh | 32.785 € |

O B10 é lançado como o terceiro modelo da marca em Portugal, após o T03 e o C10, integrando uma estratégia de expansão que a Leapmotor pretende consolidar no mercado europeu através da parceria com a Stellantis. Direcionado para jovens profissionais, famílias e utilizadores urbanos, o modelo procura combinar tecnologia, eficiência e preço para se destacar no segmento C elétrico.
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