Stadler constrói sete comboios FLIRT para operação entre o Aeroporto de Arlanda e o centro de Estocolmo
Redação Europa
19 de mai.
2 min de leitura
A Stadler recebeu uma encomenda da empresa ferroviária sueca A-Train AB para fornecer sete comboios FLIRT com opção para uma unidade adicional.
As unidades serão montadas a partir de 2026 na linha de produção do fabricante no Vale do Reno SG e funcionarão entre o Aeroporto de Arlanda e o Centro de Estocolmo a partir do final de 2029. O pedido inclui um contrato de manutenção de 15 anos.
Os veículos FLIRT, que se caracterizam por um elevado nível de conforto, vão aumentar a capacidade em mais de 50%.
O contrato foi assinado na sede da Stadler em Bussnang TG e a encomenda tem um volume total de cerca de 350 milhões de Francos Suíços.
Soluções personalizadas para elevadas exigências
Os comboios FLIRT são personalizados de acordo com as exigências e desejos específicos da A-Train AB. Por exemplo o design de interiores dos comboios segue o estilo nórdico do Lounge no Stockholm Central, estação que se caracteriza por espaços amplos e luminosos, bem como por assentos confortáveis e mobiliário moderno. Estes elementos de design continuam nos comboios para melhorar a experiência de viagem.
Existem também diferentes áreas de estar, como sofás de sala de estar para viajantes em grupo ou áreas de estar exclusivas para uma viagem tranquila e relaxante.
Veículos potentes e confortáveis
Os comboios FLIRT de 165 metros de comprimento são especialmente desenvolvidos para o clima nórdico e as condições ambientais locais. São quase duas vezes mais compridos que os comboios atuais e oferecem 323 lugares. Isto aumenta a capacidade de lugares sentados em mais de 50 por cento. Além disso, os veículos são de corredor livre, têm espaços para cadeiras de rodas, e grandes espaços para bagagem, tanto para malas grandes, utilizadas em grandes viagens internacionais, bem como malas de mão.
Com uma velocidade de 200 km/h e um elevado esforço de tração, os FLIRT garantem ligações rápidas e fiáveis. Os comboios têm duas alturas de entrada diferentes (1150 mm e 760 mm) para atender a plataformas com condições especiais.
Com a nova frota de veículos, a A-Train AB vai substituir os comboios anteriores de outro fornecedor e que são de 1999. A frota existente chegará ao fim da sua vida útil no final de 2029 – a tempo da sua substituição pelos novos comboios FLIRT da Stadler.
Comentários