
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A contagem decrescente para a 37ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão já começou e a lista de inscritos revela um plantel de luxo. O evento organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense contará com nove T1+ em competição, seis Toyota e três Mini, elevando o nível de competitividade desta prova histórica do calendário nacional e internacional de todo-o-terreno.
Entre os pilotos Toyota destaca-se Yazeed Alrajhi, bicampeão da Taça do Mundo (2021 e 2022) e vencedor do Dakar 2025, acompanhado por João Ferreira, atual campeão nacional e vencedor da Baja Aragón. A eles juntam-se o americano Seth Quintero, campeão mundial T3 em 2023, o sul-africano Henk Lategan, vice-campeão em 2024, além de Francisco Barreto e o polaco Wlodzimierz Grajek, terceiro classificado na FIA European Baja Cup.
Nos Mini, estarão presentes Guillaume de Mévius e Denis Krotov, ambos da X-Raid Mini JCW, equipa que lidera a Taça da Europa, e ainda o regresso de Alejandro Martins, um nome bem conhecido do público português.
Na categoria Challenger, o Team Transfradelos inscreve três Taurus com Tiago Reis – atual líder T3 e 3º absoluto no CPTT –, Edgar Reis e Daniel Silva. Já na Taça da Europa, o destaque vai para Miguel Angel Valero, em Can-Am. Outra nota relevante é a participação do português Amândio Alves ao volante de um Kaizen.
Entre os SSV, os holofotes estão em Gonçalo Guerreiro, em Polaris, vencedor da categoria na Baja Aragón e líder absoluto do CPTT. O jovem talento Afonso Oliveira, de apenas 18 anos, também promete espetáculo, representando a Santag Racing e liderando a Taça da Europa tanto nos SSV como na competição Júnior.
No grupo T1 do evento FIA, marcam presença nomes como César Sequeira (Mercedes), líder da categoria no CPTT, além de Sérgio Matos, José Rogeira, Jorge Cardoso, Edgar Condenso e Lino Carapeta, todos candidatos ao título nacional.
Já no evento nacional, os líderes das várias classes do CPTT também estão confirmados: Johannes Senders (Fiat Fullback Proto) em T8, Sérgio Mourato (Nissan Navara) em T9, e a dupla feminina Sarah Senders e Leonor Barreto, que dividem a liderança nas Senhoras. Esta edição marca ainda o regresso de Margarida Sá (Suzuki) e a estreia de Anabela Reis (Can-Am). No T2, o jovem Vasco Franco enfrentará precisamente Sarah Senders, ambos em Nissan.
Com um total de 697,62 km, dos quais 417,53 km cronometrados, a Baja TT Sharish Gin promete um verdadeiro teste de resistência e estratégia. A ação arranca na sexta-feira, 12 de setembro, com o prólogo de 5,71 km em Mourão. No sábado, os pilotos enfrentam duas passagens pelo troço de 116,16 km entre Granja e Alandroal. Já no domingo, haverá dupla passagem pelo setor de 89,70 km entre Casas Novas de Mares e Reguengos.
A cerimónia de entrega de prémios está marcada para domingo às 17h30, em Reguengos, fechando com chave de ouro um fim de semana que promete reunir os melhores nomes do todo-o-terreno nacional e internacional.
Comentários