
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










Segunda geração do SUV fuel cell estreia grandes avanços tecnológicos: 190 kW de potência total, autonomia prevista de 826 km e abastecimento em apenas cinco minutos, elevando o patamar da mobilidade sem emissões.
O Hyundai Nexo entra numa nova geração profundamente revista, posicionando-se como uma das propostas mais avançadas na mobilidade eletrificada a hidrogénio. Com lançamento europeu previsto para 2026, o modelo apresenta melhorias estruturais e tecnológicas que reforçam o investimento da marca numa estratégia de eletrificação diversificada, combinando baterias, híbridos e fuel cell. O avanço mais significativo está no aumento da potência total para 190 kW e na autonomia anunciada de 826 km (WLTP), números que superam claramente os da geração anterior.
O novo Nexo utiliza um sistema elétrico (PE) totalmente revisto, que duplica a potência da bateria — de 40 kW para 80 kW — e trabalha em conjunto com uma pilha fuel cell mais robusta. A potência máxima do sistema fuel cell sobe de 95 kW para 110 kW, refletindo-se num desempenho total de 190 kW, capaz de impulsionar o motor elétrico até 150 kW.
O reforço energético traduz-se em melhores prestações: a aceleração dos 0 aos 100 km/h passa para 7,8 segundos, menos 1,4 segundos do que a geração anterior. O depósito de hidrogénio também aumenta a capacidade para 6,69 kg, contribuindo para a autonomia anunciada de 826 km — um valor que coloca o Nexo entre os veículos fuel cell mais eficientes do mercado. O abastecimento continua a ser uma das suas vantagens competitivas, demorando apenas cinco minutos.

Entre as melhorias invisíveis, mas relevantes, contam-se uma membrana mais durável, nova função anti-congelamento e maior uniformidade das células, fatores que reforçam o desempenho em temperaturas baixas e aumentam a fiabilidade anual.
Para além do grupo motopropulsor, o comportamento dinâmico também foi alvo de intervenção. O modelo recebe um novo sistema e-Handling, que ajusta o binário do motor em função das condições da via, melhorando precisão, estabilidade e resposta em curva. O Sistema Inteligente de Recuperação de Energia (SRS) analisa mapas, radares, topografia e tráfego para ajustar automaticamente a regeneração, reduzindo o esforço do condutor e tornando a condução mais intuitiva.
A Hyundai introduz ainda melhorias aerodinâmicas no revestimento inferior e no fluxo de ar, complementadas por soluções de isolamento sonoro, como pneus com absorção acústica e o sistema ANC-R de cancelamento ativo de ruído.
Nos mercados europeus, o novo Nexo passa também a oferecer capacidade de reboque até 1.000 kg — uma estreia num veículo fuel cell.

O interior foi redesenhado seguindo o conceito “Furnished Space”, com mais espaço útil, bancos dianteiros Premium Relaxation Seats, portas traseiras com maior abertura e um novo arranjo de comandos facilitado pela mudança para a coluna de direção. A bagageira cresce para 993 litros no máximo, e a modularidade aumenta com novos acessórios.
O sistema multimédia Connected Car Navigation Cockpit utiliza dois ecrãs curvos de 12,3’’ e inclui atualizações OTA, Apple CarPlay e Android Auto sem fios, além de ligação 5G em alguns mercados. O som fica a cargo de um sistema premium “Audio by Bang & Olufsen”.
Entre as tecnologias adicionais destacam-se:– chave digital de nova geração;– biometria por impressão digital;– dash cam integrada;– espelhos digitais laterais e retrovisor interior digital;– função vehicle-to-load interna e externa.

O novo Nexo foi concebido com o objetivo de alcançar as notas máximas nos programas de avaliação de segurança europeus. A estrutura utiliza aço de alta resistência, estampagem a quente e reforços específicos para proteção dos depósitos de hidrogénio. Até nove airbags, sistemas ADAS de última geração e monitorização digital do ângulo morto completam o pacote de segurança ativa e passiva.
A Hyundai apresenta no Nexo a nova filosofia de design “Art of Steel”, que enfatiza robustez estrutural, superfícies tensas e linhas horizontais marcadas. Os faróis “HTWO” tornam-se assinatura exclusiva dos modelos fuel cell, enquanto o conjunto de iluminação “Four Dot” reforça a identidade noturna.
O modelo estará disponível em seis cores, incluindo o novo tom Goyo Copper Pearl, inspirado no conceito “Koreanism”.

Com quase três décadas de desenvolvimento em tecnologia fuel cell, a Hyundai reforça com o novo Nexo a ambição de manter um papel relevante na transição energética. Através da marca HTWO e de projetos de infraestrutura, a empresa aposta numa mobilidade sem emissões que inclua veículos elétricos a bateria, híbridos e fuel cell.
Embora com lançamento europeu previsto para 2026, a Hyundai Portugal esclarece que não há, para já, previsão de comercialização no mercado nacional.
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