
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A Cupra aproveitou o palco do IAA Mobility 2025, em Munique, para mostrar que a sua trajetória de crescimento continua firme e ambiciosa. Entre novidades que reforçam a identidade rebelde da marca e a aposta em novos mercados, o destaque ficou para a estreia mundial do Cupra Tindaya showcar, um concept que traduz o futuro da linguagem de design da marca. Além disso, foram reveladas as novas Tribe Editions, a confirmação da estreia mundial do Raval em março de 2026, e uma série de iniciativas de lifestyle que reforçam o ecossistema da marca.
Apresentado como muito mais do que um exercício de estilo, o Tindaya showcar representa a intenção declarada da marca para os próximos anos. O protótipo aposta numa filosofia centrada no condutor, onde a emoção de estar ao volante é o elemento-chave. Inspirado no local que lhe dá nome, o Tindaya combina linhas arrojadas, materiais inovadores e uma experiência de condução que procura ser visceral. Para a marca espanhola, o futuro não passa por afastar o condutor, mas por intensificar a sua ligação à máquina.
A estratégia de globalização da Cupra avança em ritmo acelerado. Depois da inauguração dos City Garages em Viena e Manchester, a marca investiga agora uma possível entrada no mercado do Médio Oriente. Segundo Sven Schuwirth, vice-presidente executivo de Vendas, Marketing e Pós-venda, trata-se de uma oportunidade estratégica: economias dinâmicas, proximidade à Europa e um público em crescimento com forte apetência por marcas automotivas diferenciadas. A experiência positiva em mercados como Turquia, Israel e Norte de África dá confiança à marca para explorar este novo território.
Outro destaque de Munique foi a apresentação das Tribe Editions, versões exclusivas disponíveis nos modelos Formentor, León, León Sportstourer e Terramar. Estas séries especiais unem caráter irreverente com inovação sustentável. Entre as novidades, estão o novo tom exterior Manganese Mate, os interiores com tecnologia de tecido 3D nos bancos Bucket, pintura de base biológica aplicada a elementos do habitáculo e jantes de liga leve com 20% de material reciclado. Uma proposta que reforça a identidade provocadora da marca e ao mesmo tempo responde à crescente procura por soluções responsáveis.
A marca confirmou também que o aguardado Raval, o primeiro modelo urbano elétrico da marca, será apresentado em março de 2026 em Barcelona. Baseado na plataforma MEB+ do Grupo Volkswagen e com apenas 4 metros de comprimento, o compacto promete ser uma solução ágil, desportiva e adaptada ao ambiente urbano, sem perder o ADN da marca. A versão mais potente, o Raval VZ (166 kW/226 CV), terá suspensão desportiva, diferencial VAQ e um conjunto pensado para proporcionar sensações de condução marcantes.

A presença da Cupra no IAA foi também marcada por projetos que expandem a marca para o universo lifestyle. Entre eles, a coleção de malas Harper Collective x Cupra, desenvolvida em parceria com Jaden Smith, a nova fragrância Cupra Scent, a bebida Cupra by Vichy Catalan agora disponível também na Alemanha, e a colaboração com a Sennheiser, que trouxe experiências sonoras imersivas ao espaço da marca em Munique.
Tudo reforça a ambição de transformar a Cupra numa referência cultural e não apenas automotiva.




























Comentários