
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Sistemas de assistência à condução do EV4 oferecem integração plena entre segurança e conveniência do condutor. O Pack DriveWise ADAS ajuda o condutor, através de câmaras e radares, a antecipar riscos e a reagir de forma mais segura. Modelo é o primeiro veículo elétrico da Kia produzido na Europa.
O Kia EV4, cujas pré-vendas já se iniciaram em Portugal pela mão da Astara, representante nacional da marca, introduz uma abordagem inovadora ao segmento C, graças às suas duas variantes de carroçaria. Mas este que é o primeiro elétrico da Kia produzido na Europa vai mais longe no posicionamento ímpar: trata-se de um VE que estabelece novos padrões de segurança, conveniência e experiência de condução.
Em linha com a gama de modelos 100% elétricos da Kia, o EV4 vem equipado com a mais recente geração de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS). Inclui um conjunto de câmaras e radares para detetar potenciais perigos em tempo real, transformando a experiência de condução e aumentando a segurança para todos os utilizadores da estrada.
Para recursos de segurança adicionais, o EV4 pode ser equipado com o pack opcional DriveWise ADAS.

“O EV4 não é apenas seguro - também torna mais fácil a vida dos nossos clientes”,
resume Juan Jose Filgueira Guimerans, Senior ADAS Validation Engineer.
“Integrámos sistemas inteligentes que tornam mais cómoda e simples a condução em autoestrada, na cidade e nas manobras de estacionamento.”
O EV4 hatchback, produzido em Žilina, Eslováquia, chegará à Europa como um automóvel elétrico competitivo e prático, acessível a um vasto leque de clientes. Após extensos testes em pista, o EV4 demonstrou excelente desempenho em vários cenários de alta velocidade e elevada complexidade, que seriam de outro modo inseguros ou inviáveis em estradas públicas.

Estes testes garantem o cumprimento das normas de segurança europeias.
A abrangente gama de sistemas ADAS do EV4 ajuda a prevenir e mitigar colisões através de funcionalidades como o Assistente de Prevenção de Colisão Frontal (FCA), o Assistente de Ângulo Morto (BCA), o Assistente de Prevenção de Colisão no Tráfego Traseiro (RCCA) e o Assistente de Saída Segura (SEA). Oferece também funcionalidades de conveniência que mantêm a posição na faixa de rodagem e a distância de segurança, como o Assistente de Manutenção na Faixa (LKA), o Assistente de Acompanhamento de Faixa (LFA), o Assistente de Condução em Autoestrada (HDA) e o Cruise Control Inteligente com base na navegação (NSCC).
“Do ponto de vista do desenvolvimento, procurámos facilitar ao máximo a condução diária”, explicou Celina Geller, engenheira de sistemas ADAS. “Por exemplo, o Cruise Control Inteligente com base na navegação ajusta-se de forma inteligente às curvas com base em dados de mapas em tempo real. Funcionalidades como esta tornam a condução mais fluida e reduzem a necessidade de intervenção constante do condutor.”

Outras funcionalidades, como o Monitor de Ângulo Morto (BVM), o Monitor de Visão 360º (SVM), o Alerta de Atenção do Condutor (DAW) e o Assistente Inteligente de Limite de Velocidade (ISLA), aumentam a segurança dos ocupantes e simplificam a condução. O Assistente Remoto de Estacionamento Inteligente (RSPA) permite mover o veículo para a frente ou para trás através de botões no comando da chave ou pela aplicação Kia, facilitando o estacionamento em locais apertados com o condutor fora do veículo.
Com o Head-Up Display (HUD) de 12 polegadas, o condutor pode manter os olhos na estrada enquanto visualiza informações como a velocidade e as indicações de navegação diretamente no para-brisas. O sistema Kia HOD – Hands On Detection deteta o contacto das mãos com o volante para confirmar que o condutor tem o controlo do veículo. O EV4 conta também com capacidade de atualização remota (OTA), permitindo adicionar facilmente novas funcionalidades e melhorias sem necessidade de visitar um centro de assistência.

Em caso de colisão, a estrutura do EV4 foi otimizada com soluções avançadas de segurança para os ocupantes e para a bateria. Inclui um sistema de múltiplos percursos de absorção de impacto na secção frontal da zona da bateria e proteções específicas para garantir a segurança em caso de embate traseiro. O tejadilho é capaz de suportar mais de cinco vezes o peso total do veículo, enquanto a utilização de uma estrutura com múltiplas nervuras no painel lateral reforça a proteção dos ocupantes em impactos laterais.
Na gama EV4 estará também disponível a versão GT-line, com elementos de design exclusivos e um carácter mais dinâmico.































Comentários