
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










É um apaixonado por carros desportivos clássicos e tem um dinheiro para investir? - Então sua hora chegou! A paixão pelos carros clássicos de competição vai ganhar um espetáculo à parte no dia 10 de outubro, quando a Broad Arrow Auctions — empresa do grupo Hagerty — realizar a sua edição do Zoute Concours Auction, em parceria com a Zoute Grand Prix Car Week, no campo de Golf, em Knokke-Heist, na Bélgica.
No centro das atenções estarão máquinas lendárias que marcaram época no automobilismo mundial, como o BMW 3.0 CSL Group 2 que venceu as 24 Horas de Spa de 1976 e conquistou vitória de classe nas 24 Horas de Le Mans do mesmo ano, e um Ferrari 365 GTB/4 Daytona de 1970 convertido para especificação de competição Group 4, pintado com o visual do Daytona que venceu sua classe em Le Mans em 1974.
Entre os destaques do catálogo de mais de 75 automóveis, também estarão nomes que moldaram o rali mundial: um Lancia Stratos HF Group 4 com histórico no Campeonato Italiano de Ralis, um Fiat 131 Abarth Rally Group 4 de fábrica que foi conduzido por lendas como Markku Alén, totalmente restaurado e em condição de concurso, e um raro Lancia Delta HF Integrale 8V Martini Works “Safari” que competiu no icónico Safari Rally de 1989, no Quénia.
Um dos lotes mais curiosos é o escasso Citroën BX 4TC de Grupo B, um dos 86 exemplares sobreviventes do controverso modelo de rali dos anos 80. Com apenas 180 km no odómetro e nunca matriculado, pertenceu ao lendário piloto francês Jean-Pierre Beltoise e representa uma oportunidade única para colecionadores.



Para os organizadores, o alinhamento é um tributo à história viva do automobilismo:
“É sempre emocionante apresentar lendas do desporto motorizado com proveniência tão rica”,
afirmou Joe Twyman, VP de Vendas da Broad Arrow para a região EMEA.
“O BMW 3.0 CSL com vitórias em Spa e Le Mans será a estrela de qualquer coleção, e os carros de rali em leilão conquistaram os palcos mais duros do planeta. São máquinas que não só são extremamente desejadas, como também estão prontas para continuar a fazer aquilo para que foram construídas: correr.”
Também Gregory Tuytens, responsável pela Broad Arrow na Bélgica e Países Baixos, sublinhou a relevância da ocasião:
“Estes são alguns dos maiores carros de pista e de rali das suas épocas, muitos com ligação direta à Bélgica. A sua presença no Zoute Concours Auction torna o evento ainda mais especial para colecionadores locais e internacionais.”


Com históricos de competição que atravessam Spa, Le Mans, Safari Rally e o Campeonato Mundial de Ralis, os lotes apresentados pela Broad Arrow representam uma rara oportunidade para entusiastas e investidores adquirirem peças autênticas da história do automobilismo mundial — e voltarem a ouvir o rugido de motores lendários nas pistas e estradas da Europa.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”




























Comentários