O novo Cupra Leon - nas versões hatchback de 5 portas e Sportstourer - chega com o seu novo ADN de linguagem de design, a integração da tecnologia eHybrid da próxima geração, além de uma maior digitalização.
"O Cupra Leon reúne os elementos essenciais que todos os veículos da marca devem incluir: design, performance e dinamismo", afirmou Wayne Griffiths, CEO da marca. "O novo Cupra Leon abraça o futuro com motorizações de última geração e uma abordagem à performance mais consciente do ponto de vista ambiental."
No ano passado, o Cupra atingiu um novo marco e ultrapassou o meio milhão de automóveis entregues desde o seu lançamento em 2018 como marca autónoma e o novo Leon foi redesenhado e melhorado para perpetuar essa história.
Principais Destaques
O novo Cupra Leon incorpora o novo ADN da linguagem de design exterior da marca para o segmento dos compactos, com a frente afilada, o emblema no capot, os faróis LED matrix e o logótipo Cupra integrado e iluminado, posicionado no centro das luzes traseiras LED.
O interior oferece uma sensação de maior qualidade, com elementos novos, como a consola central, os painéis das portas, o painel de instrumentos e os estofos. O habitáculo foi também melhorado com novos materiais, adotando uma abordagem mais sustentável com os bancos revestidos em microfibra 73% reciclada ou em tecido ecológico.
A digitalização está no centro das atenções do condutor. Uma nova e melhorada HMI está implementada no cockpit digital atrás do volante, bem como no sistema de infotainment de 12,9'' de maiores dimensões, com um cursor retro iluminado.
Novo sistema de som com 12 colunas de alta qualidade, desenvolvido em colaboração com os especialistas em áudio da Sennheiser Mobility.
Motorizações
O novo CUPRA Leon está disponível com quatro tecnologias diferentes: TSI (gasolina), eTSI (mild hybrid), TDI (Diesel) e uma nova geração eHybrid (híbrido plug-in). As opções de motorização vão de 150 cv a 272 cv entre as variantes hatchback e Sportstourer.
TSI (gasolina)
As convencionais motorizações a gasolina continuam a ser o pilar central da gama de motores do novo Leon, incluindo novas opções. Todos os motores beneficiam de injeção direta com turbocompressor, com potências entre os 150 cv (110 kW) para proporcionar a dinâmica de veículo de elevada performance.
A gama inclui um motor de quatro cilindros e 1.5 litros com 150 cv (110 kW) associado a uma caixa manual de 6 velocidades e disponível tanto na versão hatchback como na Sportstourer
eTSI (mild hybrid)
O modelo está disponível com uma opção mild hybrid (eTSI). Esta versão permite que, tanto a versão de 5 portas, como a Sportstourer ofereçam níveis de eficiência ainda mais elevados. O sistema, que está disponível com uma nova unidade a gasolina de 1.5 litros e 150 cv (110 kW), exclusivamente em combinação com a transmissão DSG, associa a tecnologia mild-hybrid de 48V ao motor de combustão, que não só acrescenta a eficiência da eletrificação como também o conforto de utilização.
O sistema recorre a um motor de arranque de 48V e a uma bateria de iões de lítio de 48V, sendo os ganhos de eficiência obtidos, em parte, porque o sistema permite que o Leon ande com o motor desligado em alguns cenários de condução, recuperando energia na travagem e apoiando o motor com alguma assistência elétrica. O sistema foi melhorado e a ignição do automóvel passa a ser efetuada também através do sistema de 48V, tornando-a ainda mais suave (em comparação com o anterior sistema de 12V).
TDI (Diesel)
O Diesel ainda também faz parte da gama de motores do novo Leon, uma versão importante para alguns mercados e clientes. Respondendo às exigências, o TDI de 2.0 litros está associado a uma caixa DSG de 7 velocidades e produz 150 cv (110 kW).
eHybrid (híbrido plug-in)
O novo Cupra Leon - quer na versão de 5 portas, quer no Sportstourer - inclui duas opções de motorizações eHybrid de nova geração: 204 cv (150 kW) e 272 cv (200 kW).
Ambas estão equipadas com o novo motor 1.5 TSI, um motor elétrico e um conjunto de baterias de maior capacidade que oferece agora 19,7 kWh (úteis). Isto permite que o novo CUPRA Leon ofereça uma condução ecológica e uma autonomia totalmente elétrica de mais de 100 km. A bateria pode agora ser carregada rapidamente até 50kW (carga DC), ou em casa utilizando uma Wallbox de 11 kW (anteriormente, 3,6kW).
O Leon VZ e-HYBRID (200 kW/272 cv) pode ser equipado com travões Brembo. As pinças Brembo de quatro pistões combinam-se com travões de disco perfurado de maiores dimensões em comparação com as opções de série (370x32mm), oferecendo uma maior potência de travagem.
Chassis
O novo Leon está equipado com um sistema de travão elétrico que proporciona uma resposta mais rápida do que um sistema convencional, a possibilidade de recuperar a energia de travagem (específica para a versão híbrida plug-in) e uma melhor segurança ativa devido aos sistemas de duplicação (ESC e sistema de travão elétrico).
Construído sobre a arquitetura MQB Evo, a performance e a dinâmica do novo Leon são criados através do acesso a uma série de tecnologias.
Na base de tudo está a arquitetura McPherson do eixo dianteiro e a configuração multilink traseira, com molas e amortecedores afinados para equilibrar os requisitos de conforto e a capacidade de resposta quando a condução se torna mais enérgica.
A direção progressiva proporciona a máxima agilidade, ligando o condutor à estrada através do volante. O seu sistema de Adaptive Chassis Control (DCC) altera a configuração em milissegundos para explorar as condições e proporcionar um maior envolvimento.
A condução é configurável de acordo com as necessidades do condutor através dos diferentes perfis de condução: Comfort, Sport, Cupra e Individual. Estes perfis alteram o caráter do veículo, desde a condução diária até ao foco na performance. Alternar entre perfis é agora ainda mais simples com o controlo deslizante do DCC, sendo possível selecionar com precisão a configuração pretendida (até 15 níveis), no modo Individual.
Específico para o Leon VZ é o modulador sonoro. Trata-se de um sistema ativo que reforça o som natural do motor (de acordo com o perfil de condução selecionado), apresentando uma evolução baseada numa nova curva sonora, associada ao som natural, bem como a um conceito "Adrenaline" (intensidade sonora proporcional ao acelerador e às rotações).
No modo individual, o som "Pure" pode ser selecionado, desativando o ator sonoro, mas ao mesmo tempo colocando as válvulas de escape no seu volume máximo, obtendo um som agressivo, mas 100% natural.
Sistemas avançados de assistência ao condutor e segurança
Entre os sistemas de segurança do novo Cupra Leon encontram-se o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo Preditivo (ACC), a Assistência em Viagem, a Assistência Lateral e de Saída do veículo e o Assistente do Condutor.
O sistema ACC Preditivo pode posicionar o veículo com base na rota e nos dados de GPS fornecidos pelo sistema de navegação, permitindo-lhe adequar a velocidade em função do traçado da estrada à sua frente - curvas, rotundas, cruzamentos, limites de velocidade e zonas urbanas. E, utilizando informações da câmara montada à frente e o reconhecimento de sinais de trânsito, pode ajustar a velocidade do veículo quando os limites são alterados.
A função Travel Assist utiliza informações do ACC e do Lane Assist para manter ativamente o veículo no centro da faixa de rodagem e ajustar a velocidade ao fluxo do tráfego - em toda a gama de velocidades.
O Assistente Lateral e de Saída do veículo deteta o que os olhos não conseguem ver mediante a análise do ângulo morto e acrescentando um aviso de saída quando se estaciona e se pretende sair do veículo, avisando acústica e visualmente se alguém ou algo se aproxima.
O Assistente do Condutor garante que o condutor se mantém concentrado na condução e não se distrai com avisos visuais e acústicos. Se não houver reação por parte do condutor, o sistema pode iniciar o processo de travagem; se não houver alteração do comportamento, o veículo pode parar completamente e ativar as luzes de emergência. Uma vez estacionado, o novo Cupra Formentor pode contactar diretamente os serviços de emergência utilizando o sistema eCall.
A gama de sistemas avançados de assistência ao condutor é reforçada com a integração de sete airbags, incluindo um airbag central frontal de série. A combinação de tecnologias cria um nível incrível de segurança sem interferir com a experiência do condutor.
O CUPRA Leon também se destaca em termos de conforto e comodidade, com o sistema keyless, pedal virtual (apenas para o Sportstourer), Climatronic de três zonas, pré-aquecimento do habitáculo, bancos e volante aquecidos, banco elétrico do condutor com memória e um carregador de 230V na bagageira.
Comments