
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A vila de Boticas volta a ser o epicentro da velocidade em montanha no próximo fim de semana, com a realização da 7ª jornada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.
A prova organizada pelo Demoporto já conquistou estatuto de referência no calendário nacional e europeu, graças ao traçado técnico e exigente de 5,11 km, com um desnível de 727 metros e inclinação média de 9,2%, aliado ao calor humano que todos os anos enche a encosta transmontana.
Em 2025, a prova supera-se mais uma vez, reunindo 96 inscritos, número recorde que promete espetáculo em todas as categorias e poderá ser decisivo na atribuição de títulos nacionais, numa fase em que a época entra no seu momento mais quente.
No absoluto, Hélder Silva (Nova Proto NP 01) chega com a confiança reforçada após nova vitória no Caramulo, estando cada vez mais perto de alcançar o ‘Penta’. Porém, terá oposição de peso: José Correia (Osella PA.30), em clara evolução, e Nuno Caetano (Osella PA21S Evo), que já mostrou ter andamento para se intrometer na luta pelos lugares cimeiros. A estes juntam-se Carlos Gonçalves (Osella PA21/S) e o espanhol José Lopez-Fombona (Audi RS5 DTM), nomes que tornam o pelotão de Protótipos um dos mais fortes da temporada.
Nos Protótipos B, a rivalidade promete manter-se acesa entre a juventude e a experiência. Tomás Pinto (BRC CM 05 Evo) e Afonso Santos (BRC B49) têm liderado a luta, mas Nuno Guimarães (Silvercar S2) e Sérgio Nogueira (Silvercar S3), já vencedores este ano, querem também deixar a sua marca.

Entre os GT, José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup) está em posição privilegiada para garantir o título já em Boticas. Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 Cup), Bernardo Garcia de Castro (Porsche 991.2 GT3 Cup) e Gabriela Correia (Mercedes AMG GT4) prometem dar luta, num pelotão que inclui ainda nomes como Daniel Vilaça e o galego Jorge Perez Alonso.

Nos Turismos, o duelo pelo título entre Pedro Alves (Seat Leon TCR) e Gonçalo Inácio (Kia Ceed TCR) continua a ser um dos pontos altos da época. A estes juntam-se nomes fortes como Beatriz Correia, Paulo Silva, Paulo Cardoso, Joaquim Teixeira, entre outros, prometendo batalhas intensas em Turismo 2. Destaque também para o regresso de Parcidio Summavielle aos comandos de um Skoda Fabia R5, fazendo dele um dos favoritos em Turismo 1.

No Super Challenge, Luís Nunes (Skoda Fabia R5) segue invicto em 2025 e poderá já selar as contas do título em Boticas. José Lameiro (Skoda Fabia MK3) volta a ser um dos maiores opositores, num plantel que inclui ainda nomes como Manuel Rocha e Sousa (Ford Focus Super Car), Daniela Marques (Subaru Impreza WRX STI) e José Pires (Nissan GT-R R35).

Nos Clássicos, o regresso de Rui Costa (Ford Escort RS1600) torna-o natural favorito, mas pilotos como Pedro Silva, Flávio Sainhas e José Pedro Gomes prometem animar a luta. Já nos Legends, António Barros (BMW E36 M3) está muito perto de revalidar o título, mas terá forte oposição de uma lista variada de máquinas e pilotos, sublinhando a riqueza da categoria.


No CPM 1300, a ausência do campeão José Salgado abre espaço para uma luta intensa entre Tiago Santos (Citroen AX Sport), Hugo Magalhães (Suzuki Swift GTi) e outros jovens talentos. No FPAK Junior Team, a invencibilidade de Nuno Guimarães volta a ser o grande desafio para os emergentes Carolina Martins e André Brás.

A ação arranca no sábado, 13 de setembro, com Warm Up às 10h00, seguido das duas subidas de treinos (12h00 e 14h00) e da primeira subida oficial às 16h00. No domingo, 14 de setembro, disputa-se a terceira subida de treinos (10h00), a segunda oficial (12h00) e a terceira e última subida oficial (14h00), que poderá ser decisiva na luta pelos títulos.
Com um recorde de inscritos, a Rampa de Boticas 2025 promete ser um espetáculo inesquecível, combinando a exigência técnica do traçado transmontano com a paixão do público que, ano após ano, transforma o evento numa verdadeira festa do automobilismo nacional.
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