Volkswagen ID. CROSS Concept estreia em IAA Mobility como novo SUV elétrico de entrada da marca
- Redação Europa
- há 1 dia
- 3 min de leitura

A Volkswagen revelou em estreia mundial, durante o salão IAA Mobility 2025 em Munique, o novo ID. CROSS Concept, um SUV compacto 100% elétrico que antecipa a futura ofensiva da marca no segmento de entrada da mobilidade elétrica. Com chegada ao mercado prevista para verão de 2026, este modelo pretende posicionar-se como uma alternativa acessível e versátil, com uma nova linguagem de design que reforça a herança do bem-sucedido Volkswagen T-Cross.
Thomas Schäfer, CEO da marca, destacou que o protótipo
“demonstra o compromisso da Volkswagen em oferecer a melhor versão de si própria, com design inovador, tecnologias antes reservadas a segmentos superiores, qualidade, usabilidade e — finalmente — com os nomes certos”.
Design “Pure Positive” com assinatura Volkswagen
Apresentado na cor Urban Jungle, o ID. CROSS Concept inaugura a nova linguagem de design “Pure Positive”, definida por Andreas Mindt, Diretor de Design da Volkswagen, como baseada em três pilares: estabilidade, empatia e um toque especial.
A dianteira e traseira expressivas com assinaturas luminosas tridimensionais conferem-lhe uma aparência “sorridente” e cativante, enquanto os pilares C carismáticos e a linha de janelas reta remetem para ícones históricos da marca, como o Volkswagen Golf e o lendário Volkswagen Pão de Forma.
O SUV mede 4,16 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,59 m de altura, com distância entre eixos de 2,60 m — dimensões próximas das do T-Cross atual. As exclusivas jantes Balboa de 21 polegadas com pneus especiais 235/40 R21 desenvolvidos com a Goodyear reforçam a presença visual musculada.


Interior espaçoso e ambiente lounge
Graças à plataforma elétrica Volkswagen MEB+, com motor elétrico dianteiro e bateria plana no piso, o ID. CROSS Concept oferece um habitáculo surpreendentemente espaçoso para cinco ocupantes, com 450 litros de bagageira e mais 25 litros num compartimento dianteiro.
O interior foi concebido como um “oásis de bem-estar”, com materiais de toque suave, revestimentos em tecido, iluminação ambiente, modos pré-configurados de luz, som e climatização chamados Atmospheres, e até plantas reais na consola central. Os bancos totalmente rebatíveis criam uma área de descanso inspirada no Pão de Forma, reforçando a vertente lúdica do modelo.
O posto de condução aposta em ergonomia e operação intuitiva, com dois ecrãs alinhados no mesmo eixo visual: painel digital de 11’’ e ecrã central tátil de 13’’. O volante multifunções foi redesenhado e mantém botões físicos para funções diretas.
Até 420 km de autonomia e capacidade de reboque
O novo sistema de propulsão gera 155 kW (211 cv) e alimenta as rodas dianteiras, permitindo uma autonomia prevista até 420 km (WLTP) e velocidade máxima de 175 km/h. O modelo anuncia ainda capacidade de reboque de 1.200 kg (com travão) e uma carga vertical máxima de 75 kg na esfera de engate, suficiente para transportar duas e-bikes — reforçando a sua vocação para o lazer.


ID. CROSS Concept – Dados Técnicos
Especificação | Valor |
Plataforma / Tração | MEB+ / dianteira |
Potência | 155 kW (211 cv) |
Autonomia (WLTP) | até 420 km |
Velocidade máxima | 175 km/h |
Dimensões (C x L x A) | 4.161 x 1.839 x 1.588 mm |
Distância entre eixos | 2.601 mm |
Bagageira | 450 L + 25 L (frunk) |
Peso máximo de reboque (com travão) | 1.200 kg |
Carga vertical máxima na esfera | 75 kg |
Pneus / Jantes | 235/40 R21 / 21” Balboa |

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários