top of page

Volvo EX30 de novo no Campeonato Nacional de Novas Energias 2025

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 24 de mar.
  • 2 min de leitura
Volvo EX30 de novo no Campeonato Nacional de Novas Energias 2025

Os pilotos João Botequilha e Magda Ferreira voltam à estrada com o Volvo EX30 no Campeonato Nacional de Novas Energias 2025.


Após um primeiro ano de aprendizagem no CPNE, os pilotos João Botequilha e Magda Ferreira voltam às estradas ao volante do Volvo EX30, com estreia marcada para o próximo dia 28 de março na etapa de Oeiras. A viatura deste ano apresenta uma nova decoração inspirada nas cores azul e amarela da bandeira sueca, reforçando a identidade da marca e a sua herança escandinava.


Este é um projeto da Volvo Car Portugal, do Clube Volvo Fans Portugal e dos vários patrocinadores que se associaram à equipa.


Na edição anterior, no percurso total do campeonato, que somou 1850 km, um modelo a gasolina como o Volvo XC40 a combustão consumiria aproximadamente 120 litros de combustível, resultando num custo de cerca de 210 € e emissões de 275 kg de CO₂.



Em comparação, o Volvo EX30, com um consumo médio de 16,7 kWh/100 km, percorre a mesma distância por apenas 37 €, uma poupança de 173 €. Além disso, devido ao mix energético de Portugal, onde 70% da eletricidade provém de fontes renováveis, o EX30 emite apenas 30 kg de CO₂, reduzindo em 245 kg as emissões face a um motor a combustão.


Mas esta diferença não se aplica apenas à competição. Para um condutor comum que percorra cerca de 15.000 km por ano, a diferença de custos e impacto ambiental é ainda mais expressiva:


O mesmo XC40 a combustão gastaria cerca de 1.706 € em gasolina e emitiria 2.235 kg de CO₂.


O Volvo EX30, por outro lado, faria o mesmo trajeto por apenas 300 €, representando uma poupança de 1.405 € ao longo do ano.


Além disso, as emissões do EX30 seriam de apenas 248 kg de CO₂, resultando numa redução de quase 2 toneladas de CO₂ por ano.


Estes números mostram como a transição para a eletrificação traz vantagens concretas, não só para o ambiente, mas também para o bolso dos consumidores.


EX30: Um caso de sucesso na Europa e em Portugal

O ano de 2024 ficou marcado pela popularidade dos modelos eletrificados da Volvo, e em especial pelo EX30. O Volvo EX30 foi o modelo mais vendido da Volvo em Portugal, superando todas as expectativas e tornando-se o carro com o maior volume de pré-encomendas da história da marca no país.


Com a sua construção sustentável, que incorpora materiais reciclados e recicláveis, o EX30 é o modelo mais ecológico alguma vez produzido pela Volvo Cars, e a escolha perfeita para um evento como o Campeonato Nacional de Novas Energias.


Os Pilotos

João Botequilha:

Iniciou-se nos ralis de regularidade FIVA e SPORT em 2004.

Desde 2009, combinou papéis como piloto e navegador, com excelentes resultados.

Desde 2022, participa como piloto em todas as provas do Campeonato Nacional de Regularidade Histórica e tem sido presença assídua no Campeonato de Novas Energias.


Magda Ferreira

Competiu ao lado de João Botequilha entre 2004 e 2008.

Entre 2008 e 2016, fez equipa feminina num Volkswagen Golf GTI, vencendo o Troféu Classic Cup 2014.

Desde 2019, participa em provas do Campeonato Nacional de Novas Energias e, desde 2022, no Campeonato Nacional de Regularidade Histórica ao lado de João Botequilha.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

01:59
Reproduzir vídeo
📌 Opel Grandland é o expoente máximo da tecnologia Opel

📌 Opel Grandland é o expoente máximo da tecnologia Opel

01:34
Reproduzir vídeo
📌Hyundai Bayon: Entrega Mais por Menos

📌Hyundai Bayon: Entrega Mais por Menos

01:34
Reproduzir vídeo
👌 Hyundai Bayon: Interior equilibrado entre espaço e tecnologia

👌 Hyundai Bayon: Interior equilibrado entre espaço e tecnologia

01:35
Reproduzir vídeo
bottom of page