CPM: Hélder Silva vence mais uma, agora na 10ª Rampa de Santa Marta
- Redação Europa
- há 3 dias
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Hélder Silva impôs à geral a sua Norma FC20 na 10ª Rampa de Santa Marta, dando um passo importante rumo ao seu 5º título nacional. Destaque para os 102 pilotos que alinharam à partida da prova muito bem organizada pelo Clube Automóvel da Régua, o que passa a ser recorde, e para a intensa competição que levou ao rubro o muito público presente na 5ª tirada do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.
O tetracampeão nacional não deu hipótese à concorrência, vencendo todas as subidas do fim de semana com um ritmo demolidor. O melhor tempo do líder da Power House – 1:40.549 – foi alcançado logo na primeira subida de prova, no sábado, terminando a rampa com 8,3 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.
A disputa pelo segundo lugar foi renhida até ao fim, com quatro pilotos (!) a terminarem num intervalo de 1 segundo!
José Correia (Osella) segurou a posição com apenas 0,3 segundos de vantagem sobre Nuno Guimarães (Silver Car), que, a correr em casa, brilhou com a sua primeira vitória do ano na Divisão Protótipos B.
Logo atrás, gastando mais 6 décimos de segundo do que Guimarães, Nuno Caetano (Osella PA21 S Evo) colocou a segunda barchetta da Power House no 4º posto, que segurou por 1 décimo de segundo em relação a Tomás Pinto (BRC CM 05). O jovem craque duriense da Famaconcret juntou a este Top 5, o 2º lugar nas contas dos Protótipos B, divisão onde Sérgio Nogueira (Silver Car S3) foi 3º, além de 6º da geral.



Super Challenge: Luís Nunes, quem mais?!...
Luís Nunes (Skoda) voltou a rubricar uma exibição exemplar, que o levou a ser 8º absoluto – o mais forte a seguir aos protótipos – e vencer categoricamente a Categoria Super Challenge e a Divisão SC-A. José Lameiro (Skoda Famia MKIII) está mais perto do dominador da categoria e conquistou com mérito mais um 2º lugar, enquanto Daniel Pacheco (Renault Clio Super Car) assegurava o terceiro posto. Os três preencheram ainda o pódio da Divisão SC-A.


Nas restantes divisões da Categoria Super Challenge, registe-se os triunfos de João Pires (BMW M3) na SC-B, na frente de Bruno Gonçalves (VW Golf R35) e de Pedro Cardoso (Seat leon MKI). Bruno Carvalho (Citroen Saxo) não deu veleidades aos adversários na SC-C, sendo acompanhado no pódio por Luís Fernandes (Peugeot 106 XSi) e Jorge Costela (Citroen Saxo VTS). Bruno Gomes (Fiat Punto 85 Sport) dominou entre os SC-D, na frente de Luís Silva (Toyota Starlet) e Horácio Morais (Renault Clio).

GT: 7 décimos ditaram a vitória
A Categoria GT foi palco de uma emocionante batalha entre Vítor Pascoal (Porsche 991.2 GT3 Cup) e José Rodrigues (Porsche 997.2 GT3 Cup).
Pascoal liderou nas duas primeiras subidas, parecendo que o tetracampeão em título estava a caminho da primeira vitória do ano. Mas, José Rodrigues – que tinha sofrido com problemas técnicos no sábado - surpreendeu na derradeira tentativa com um tempo extraordinário, garantindo a vitória por apenas 0,7 segundos.
José Carlos Pouca Sorte (Porsche 991.2 GT3 Cup) não escondia a euforia no fecho da rampa e tinha todas as razões para isso. O líder da Megamotors alcançou o seu primeiro pódio na categoria, terminado em terceiro, mostrando que a sua evolução tem sido tremenda.

Turismo: e vão três vitórias consecutivas para Pedro Alves
Santa Marta foi palco de um duelo intenso pela vitoria na Categoria Turismo, protagonizado sobretudo por Pedro Alves (Cupra TCR) e Gonçalo Inácio (KIA CEED), com Joaquim Teixeira (Hyundai Elantra TCR) a permanecer por perto. na expectativa do que poderia suceder.
Inácio foi o mais rápido na 1ª Subida de Prova, mas Pedro Alves teve um dia final de domingo a roçar a perfeição, vencendo as duas subidas a contar e vendo ainda Inácio dar um toque numa delas. No final, ficaram separados por apenas 1,2 segundos. Já Joaquim Teixeira foi um tranquilo 3º colocado, a 5,3 segundos. Os três pilotos preencheram ainda o pódio da Divisão 2.



Martim Pereira (Peugeot 208 VTI R2) comemorou mais uma vitoria na Divisão 3, sendo claramente o mais forte, enquanto a discussão dos restantes lugares do pódio ficou reservada para um embate familiar: filho contra pai!
Tiago Pinto (Honda Civic Type R) superou o Renault Clio RS R3 de Aníbal Pinto e comemorou este seu regresso ao campeonato com o 2º lugar, relegando o seu progenitor para o último degrau do pódio.
A solo, Luís Silva (Mitsubishi Lancer EVO IX) venceu a Divisão 1.


A próxima prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group está agendada para os dias 12 e 13 de julho, com a realização da Rampa do Caramulo.
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