top of page

CPR: Sordo e Meeke na disputa de uma prova com muitos candidatos

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 8 horas
  • 3 min de leitura
CPR: Sordo e Meeke na disputa de uma prova com muitos candidatos

Quebrar a senda vitoriosa de Kris Meeke (Toyota GR Yaris Rally2) é o grande objetivo que Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally2) perseguirá no Rali Terras D’Aboboreira (2/3 maio), depois do domínio do campeão de 2024 tanto em Fafe como no Algarve. A época ainda vai no início, mas a “embalagem” do britânico permite-lhe abordar a terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) sob menos pressão face a um adversário cuja expetativa incide na conquista da primeira vitória.


Não menos interessante, com toda a certeza, será a discussão do terceiro lugar, que em teoria parece reservado aos pilotos portugueses e entre eles surge uma nova “estrela”, o jovem Gonçalo Henriques (Hyundai i20 N Rally2), com aspirações a intrometer-se entre os mais experientes, como sucedeu de forma brilhante no Algarve. É certo que não há dois ralis iguais, mas em Amarante os holofotes estarão também com o foco no piloto de Vila Nova de Poiares. Armindo Araújo (Skoda Fabia RS Rally2), Ricardo Teodósio (Toyota GR Yaris Rally2), José Pedro Fontes (Citroen C3 Rally2), Pedro Almeida (Skoda Fabia RS Rally2) e Rúben Rodrigues (Toyota GR Yaris Rally2) são, seguramente, candidatos a entrar nessa “guerra”, numa prova em que o jovem Diogo Marujo faz a sua estreia com um Skoda Fabia Rally2 Evo. O pelotão português dos Rally2 alinha “em força”, com Pedro Meireles (Skoda Fabia RS Rally2), Diogo Salvo (Skoda Fabia RS Rally2), Ernesto Cunha (Skoda Fabia Rally2 Evo), Paulo Neto (Skoda Fabia Rally2 Evo), Lucas Simões (Skoda Fabia Rally2 Evo), Paulo Caldeira (Skoda Fabia Rally2 Evo) e Ricardo Filipe (Skoda Fabia R5).


CPR: Sordo e Meeke na disputa de uma prova com muitos candidatos

Porventura mais imprevisível afigura-se a luta pelos primeiros lugares na 2RM (duas rodas motrizes), um assunto entre os pilotos dos Peugeot 208 Rally4 e com Guilherme Meireles, líder do campeonato, a ser apontado como favorito número um à vitória. Há um lote alargado de candidatos a subir ao pódio em Amarante, entre os quais figuram Sérgio Dias, Ricardo Sousa, Hélder Miranda, Rafael Rego, Anton Korzun ou Henrique Moniz.


Como prova que antecede a prova do mundial disputada em Portugal, são nada menos que 23 Rally2 estão inscritos no Rali Terras D’Aboboreira, terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e jornada de abertura do FIA European Rally Trophy, numa lista total de 71 equipas e na qual se destaca o Hyundai i20N Rally1 do francês Adrien Fourmaux. É a segunda melhor lista – em 2024 foram 24 Rally2 – no historial do rali organizado pelo Clube Automóvel de Amarante que promete ser uma jornada automobilística de excelência nos territórios de Amarante, de Baião e de Marco de Canaveses.


Tal como seria previsível, a pouco mais de duas semanas de o WRC visitar o nosso país, a edição 2025 do Rali Terras D’Aboboreira cativou o interesse de pilotos empenhados no WRC2, como Yohan Rossel (Citroēn C3 Rally2) e Jan Solans (Toyota GR Yaris Rally2), ambos a repetirem a presença do ano transato, bem como de Marco Bulacia (Toyota GR Yaris Rally2), Diego Ruiloba (Citroēn C3 Rally2) e Roope Korhonen (Toyota GR Yaris Rally2), além do letão Martins Sesks que surge em Amarante com um Ford Fiesta Rally2 mas alinhará na quinta jornada do WRC com um Puma Rally1 da M-Sport Ford WRT.


CPR: Sordo e Meeke na disputa de uma prova com muitos candidatos

CAMPEONATOS (após 2 provas)


Absoluto: 1º, Kris Meeke, 54 pontos; 2º, Daniel Sordo, 46; 3º, Armindo Araújo, 33; 4º, Ricardo Teodósio, 26; 5ºs, Pedro Meireles e José Pedro Fontes, 18; 8º, Pedro Almeida, 10; 9º, Ernesto Cunha, 9; 10º, Guilherme Meireles, 7. 


2RM: 1º, Guilherme Meireles, 48 pontos; 3º, Sérgio Dias, 34; 3ºs, Hélder Miranda e Ricardo Sousa, 25; 5º, Henrique Moniz, 24.

Júnior: 1º, Guilherme Meireles, 55; 2º, Pedro Gastão, 34; 3º, Rafael Rego, 23; 4º, Eduardo Santos, 17; 5º, Luís Caetano, 15.


PROGRAMA DO RALI TERRAS D’ABOBOREIRA


SEXTA-FEIRA (2 maio)

Partida de Amarante                                                                                    15h30

PEC 1 – Amarante (7,72 km)                                                                      16h00

PEC 2 – Marco (6,88 Km)                                                                              17h15

Reagrupamento (Marco de Canaveses)                                                18h20/20h50

PEC 3 – Marco Rios de Emoção (2,07 km)                                                21h00

Parque de Assistência (Metalocardoso)                                                21H50/22H35

Parque Fechado (Metalocardoso)                                                             22h40


SÁBADO (3 maio)            

Partida (Metalocardoso)                                                                                 08h00

PEC 4 – Marco 2                                                                                              09h10

PEC 5 – Baião (12,72 km)                                                                               09h45

PEC 6 – Marão (14,07 km)                                                                            10h30

Parque de Assistência (Metalocardoso)                                                12h20/12h50

PEC 7 – Amarante 2                                                                                       13h35

PEC 8 – Aboboreira (21,13 km)                                                                 14h25

PEC 9 – Marão 2                                                                                              15h20

Reagrupamento (Metalocardoso)                                                            16h20/17h40    

PEC 10 – Aboboreira 2                                                                                  18h15

Final em Amarante (Rua General Silveira)                                                 19h15

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

📌 O Toyota C-HR hibrido Plug-In é moderno e muito eficiente

01:35
Reproduzir vídeo
Para o Opel Grandlang Portugal ficou pequeno!🌍

Para o Opel Grandlang Portugal ficou pequeno!🌍

01:34
Reproduzir vídeo
📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

📌 Opel GrandLand: GRANDE de verdadeiro SUV e GRANDE de autonomia

01:59
Reproduzir vídeo
📌 Opel Grandland é o expoente máximo da tecnologia Opel

📌 Opel Grandland é o expoente máximo da tecnologia Opel

01:34
Reproduzir vídeo
bottom of page