

Que o Português é apaixonado por veículos do tipo Station Wagon (SW) todos nós já sabemos, por isso mesmo, um grande número de marcas representadas no mercado nacional têm modelos com opções de carroceria deste tipo.
Confesso que sou um apaixonado por versões do tipo SW, e entendo que este tipo de produto é uma ótima oportunidade de reunir não só a dinâmica única de um sedan, aquela que considero a verdadeira essência de um automóvel, à qual adicionamos o espaço ampliado no porta-malas. Olhando apenas para o universo Stellantis, vemos uma boa lista de propostas, atraentes em termos de design e até de desportividade, seja da Opel com o Astra, bem como da francesa Peugeot, com o modelo 308 SW, só para citar as propostas dentro do mesmo segmento, disponibilizadas com diversos tipos de motorização, do hibrido 48V a modelos Plug-In ou ainda totalmente elétricos.
Como referido, a Opel é uma das marcas que disponibiliza em seu lineup uma ótima proposta com este formato de carroceria, especificamente no seu modelo Astra. E foi precisamente a versão Sports Tourer GSe Plug-In Hybrid, a topo de gama, que recebemos para teste de alguns dias, e que tivemos oportunidade de conhecer em detalhe ao longo de mais de 700 km.

Mas ainda antes de falarmos do atraente modelo da Opel, quero fazer o convite para que se inscrevam em nosso canal de vídeo no youtube, nele vocês podem acompanhar os bastidores dos nossos testes, vídeos sobre os produtos testados (muitos Shorts) e do mercado de automóveis, lançamentos, eventos em que participamos, além de seguirem conosco em nossas viagens por Portugal e pela Europa, podendo acompanhar as “confusões” da nossa equipa no dia-a-dia da Redação. No VIDEO BLOG – SOBRE RODAS, vocês ficam literalmente por dentro de tudo o que acontece, sem edição e sem cortes – É a vida real de uma equipa/família em movimento!

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Desportivo e muito atraente
Esteticamente o modelo mistura de forma brilhante a desportividade com a elegância. Nada de cromados, com a predominante cor da carroceria (branco) harmonizando com o acabamento preto brilhante no teto, molduras laterais das janelas, espelhos retrovisores, e peças da área frontal do veículo, entregando um produto de design muito bem conseguido.
Na frente fica evidente que olhamos para um Opel, com a nova identidade da marca a ficar bem explicita. Já a área após a terceira coluna e que define o design da nossa Station Wagon, o trabalho conseguido pela engenharia da marca é realmente muito elogiável. O resultado é um carro de linhas muito atraentes e modernas com um posicionamento mais baixo que seus irmãos, através de um chassis de configuração especifica, rebaixado em 10 mm face às versões “normais” do modelo.

Como principais dimensões, destaque para o comprimento de 4645 (mm), altura 1474, largura 1860 e entre eixos de 2732. As rodas são de 18” onde são instalados pneus de medida 225/40 R18 da francesa Michelin, de baixo perfil, eles que fazem parte de um pacote focado na dinâmica das versões GSe com a qual a Opel traz de volta uma importante sigla dos modelos mais desportivos da marca nos anos 80 e 90.
Como exclusividades desta versão GSe, o para-choques dianteiro, chamado de Desportivo Plus, e toda a secção frontal, que são exclusivos da versão, assim como o logótipo GSe na porta traseira nos remete imediatamente para uma identidade própria e claramente desportiva em relação aos seus irmãos de linha. Finalizamos nossa observação ao exterior referindo que os espelhos retrovisores exteriores são aquecidos e de ajuste elétrico além de rebatíveis eletricamente, sendo que a Opel não esqueceu a luz de orientação, bem como os vidros traseiros que são escurecidos.

Interior amplo, moderno e exclusivo
Também no interior a exclusividade da versão fica imediatamente evidente com os bancos de acabamento em Alcântara, suas linhas de costura contrastando com o tom escuro e o logo GSe logo abaixo do encosto de cabeça, personificam o habitáculo. Já que falamos de bancos, referir que os dianteiros são aquecidos, assim como o volante, que é de base plana e com acabamento em pele. Atrás do volante o nosso Astra ST GSe disponibiliza também as patilhas para trocas de velocidade.
Destaque para a ampla área digital que inclui painel de instrumentos e central multimídia, ambas de (10”) e tudo junto numa única estrutura e com foco no condutor, sendo ambas as telas muito intuitivas, coloridas e muito agradáveis.
No painel de instrumentos destacamos, por exemplo, a forma dinâmica como ficamos a saber quando é regenerada energia para nossa bateria, particularmente quando o nosso Astra está em desaceleração ou travagem.


Nosso modelo vem muito bem equipada, com tudo o que se pede para um veículo deste segmento, e onde não faltam, por exemplo, sensores de estacionamento, traseiro e dianteiro com câmara panorâmica 360.
O interior é muito completo, com design informal e prático, onde destacamos a consola central com apoio de braço, a luz traseira de leitura através de dois LEDs o espelho retrovisor eletrocromático e as duas zonas do ar-condicionado automático digital. Espaço não falta, tanto o destinado aos passageiros como no volume disponibilizado no porta-malas, seja quando temos os bancos traseiros em sua posição normal (516 L), ou ampliados para 1553 L se deitarmos os bancos da segunda fila.

Um conjunto mecânico com o que a Opel tem de melhor
Sem dúvida que esta carrinha Opel junta o que a Stellantis “empresta” de melhor para a Opel, já que juntamos aquele que é para nós um dos melhores motores térmicos do grupo, o 1.6 turbo de 180 cv, com uma caixa de 8 velocidades automática, e um motor elétrico de 12,4 KW/h que permite deslocamentos totalmente elétricos em circuitos urbanos, energia fornecida pela bateria instalada que permite cerca de 65 km de condução 100% elétrica, o que é mais que suficiente para pelo menos dois dias de condução urbana numa distância média diária bem generosa e que pode ir até um pouco mais além se nosso percurso for mesmo exclusivamente urbano, já que contamos com o auxílio do regeneração de energia através das travagens e desacelerações que sempre ampliam essa capacidade da bateria, lembrando que nosso Astra tem três modos de condução: O Tradicional, utilizando apenas o motor a gasolina, o Combinado (ou híbrido) em que o veículo faz a gestão de qual das propulsões utilizar de acordo com parâmetros de condução do momento, ou ainda quando com carga, um modo 100% elétrico.


Juntando os dois motores, térmico e elétrico, nosso Opel Astra GSe ST entrega cerca de 225 cv de potência e um binário de 360 Nm. Sendo um hibrido Plug-In, com naturalmente menos peso que um veículo 100% elétrico, são no total cerca de 1746 kg, o que permite ter em mãos um veículo de muita agilidade já que conseguimos ir da imobilidade aos 100 km/h em apenas 7,6s.
Ao longo dos dias de contato com o modelo, tudo em sua dinâmica nos agradou bastante, com uma direção equilibrada, entregando agilidade e precisão nos movimentos urbanos e ficando mais pesada quando circulamos em estrada. A suspensão é do tipo McPherson na frente e eixo de torção com molas helicoidais na traseira, uma solução com ajustes que permitem ir um pouco mais além em termos de desportividade. Além disso, temos travões de ótima eficiência, de disco nas quatro rodas, sendo os dianteiros ventilados, soluções mecânicas que entregam um veículo muito divertido de conduzir, em que o bom escalonamento da caixa de velocidades entrega uma evolução suave e gradual, mas que quando solicitado, através do pedal direito, se mostra disponível e ágil, deixando sempre muito evidente seu previsível comportamento dinâmico.


Como referimos, a caixa de 8 velocidades automática é uma das responsáveis pelo bom comportamento geral do modelo, já que sem intervenção nossa, o que é possível através das patilhas no volante, ela se mostra de evolução suave, entregando trocas com as rotações do motor sempre por baixo, com isso permitindo uma eficiência energética muito interessante que pode chegar a incríveis 1,3 L/100km, não esquecendo que para chegar a esses valores temos que manter a bateria na sua carga total, utilizar toda a reserva de energia da bateria para uma condução 100% elétrica, e o restante, até chegarmos aos 100 km, utilizando o combustível que fica no deposito de 40 litros de gasolina do nosso Astra GSe ST.
Mas esse é um cenário possível? – É, se utilizarmos as soluções que o veículo entrega.
Aqui parece-me útil um alerta para quem compra, ou pensa comprar, um veículo Plug-In. Se temos neste tipo de veículos uma solução que permite uma rotina 100% elétrica, com baterias que hoje em dia já permitem percorrer de 60 a 100 km em modo totalmente elétrico, em alguns casos até ultrapassando os 100 km, mas vale lembrar que não adianta ter um veículo Plug-In se “esquecermos” de carregar a nossa bateria, já que ao não termos energia disponível, anulamos e até prejudicamos a eficiência do nosso carro, já que carregamos mais peso (da bateria) e não fazer uso dessa opção de mobilidade elétrica, parcial ou totalmente, leva a um consumo até maior que, por exemplo, uma opção Mild-Hibrid que tem uma bateria bem mais leve, de 48V, e que permitir reduzir o consumo e realizar pequenos movimentos 100% elétricos, além de ajudar no binário e com isso no desempenho do nosso carro, através do pequeno motor elétrico.

Conclusão do Editor
O Opel Astra nesta versão GSe Sports Tourer é realmente um carro muito atraente esteticamente, já que utiliza peças exclusivas que lhe conferem uma maior desportividade, harmonizando de forma muito eficaz em termos de acabamento o preto brilhante com a cor da carroceria.
Seu ótimo comportamento dinâmico vem de muitos ajustes e soluções que são exclusivos das versões mais desportivas da Opel, e que lhe conferem uma dinâmica bem particular, não abdicando do conforto, mas bem diferente de seus irmãos “normais”.
Um carro ideal para o pai de família que não se deixou levar pela febre dos SUVs, mas que necessita de espaço e não abdica de uma proposta ágil, conectada e de habitáculo moderno e confortável, sem deixar de ter um veículo de aparência desportiva e exclusiva, o que faz deste veículo, que tem preço de referência para Portugal a partir de 42 339,99 € uma das melhores opções do lineup da Opel no país.


Próximo teste - Ford Ranger Raptor

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