
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.












Atualizado: há 4 dias

Los Angeles recebe o novo concept da Hyundai — um SUV compacto pensado para ambientes extremos e que projeta a próxima evolução estética e funcional da linha XRT. Apresentado durante o AutoMobility LA 2025, o Crater Concept estreia-se como estudo de design com ambição declarada: transformar robustez, versatilidade e exploração num novo caminho para os futuros modelos da marca.
A Hyundai revelou a 20 de novembro o Crater Concept, um exercício de design focado no universo todo-o-terreno, desenvolvido no Hyundai America Technical Center, em Irvine (Califórnia). A marca descreve-o como uma continuação do ADN XRT já aplicado ao IONIQ 5 XRT e à pick-up Santa Cruz XRT, mas aqui com enfoque ainda maior na capacidade fora de estrada e na ligação visual à natureza, à aventura e a paisagens extremas.
A estreia mundial decorre no AutoMobility LA 2025, integrada depois no período público do Los Angeles Auto Show, onde o concept surge exposto junto de modelos como o IONIQ 5 e o novo IONIQ 6 N. Embora sem anúncio de produção, o Crater indica soluções e linhas que poderão influenciar futuros modelos com assinatura XRT.
O Crater Concept explora uma estética que a Hyundai designa Art of Steel, uma interpretação escultórica da resistência e flexibilidade do aço. A carroçaria apresenta volumes recortados, proteções inferiores extensas, maiores ângulos de ataque e saída, e jantes hexagonais de 18’’ com pneus todo-o-terreno de 33’’. Detalhes laterais remetem para caixas de proteção, enquanto cabos exteriores protegem o para-brisa em trilhos densos de vegetação.


No tejadilho, o concept integra base para iluminação adicional e sistema de carga — um indício claro do foco funcional. Há pormenores curiosos, como ganchos de reboque que funcionam como abre-garrafas, câmaras exteriores destacáveis que podem servir como lanternas ou dispositivos de gravação, e iluminação ambiente paramétrica com efeito tridimensional.
A pintura Dune Gold Matte inspira-se nos desertos costeiros da Califórnia, com detalhes em laranja que remetem para pores-do-sol e fogo ao ar livre.
O habitáculo segue o mesmo código: robustez, funcionalidade e flexibilidade. O design parte de uma “curva de estofos” que liga estética exterior e interior, complementada por materiais resistentes ao pó, areia e equipamento outdoor. Uma estrutura tubular visível cria sensação de gaiola protetora, com pegas integradas para apoio em condução exigente.

Entre os elementos mais experimentais destacam-se:
cockpit com head-up display panorâmico, com projeção de imagem de câmara;
abordagem BYOD (Bring Your Own Device) para integração digital;
bancos com apoio envolvente, acolchoamento tridimensional e cintos de quatro pontos;
volante com display central pixelizado e seletores rápidos para Snow, Sand, Mud, Auto e XRT.
O logótipo Crater Man surge escondido em partes do veículo, como elemento lúdico que reforça a narrativa exploratória do concept.

Sem motorizações detalhadas e ainda distante de produção, o Hyundai Crater Concept posiciona-se como estudo de estilo e de função, desenhado para sugerir caminhos futuros para a gama XRT — mais robusta, mais aventureira e mais focada na relação com exploração fora de estrada. Resta agora observar o impacto que este protótipo terá nas próximas gerações de SUV da marca.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo































Comentários