top of page
Foto do escritorRedação Europa

Novo Mazda CX-80 é candidato a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal

Novo Mazda CX-80 é candidato a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal

O agora maior de entre todos os SUVs da Mazda disputa, também, dois troféus de suporte da iniciativa: ‘PHEV do Ano’ e ‘Grande SUV do Ano’ e se apresenta com duas motorizações, 2.5 PHEV a gasolina e 3.3 Diesel com preços a partir de 63.005 € (PHEV) e de 79.812 € (Diesel).


Novo Mazda CX-80 é candidato a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal

Inédito SUV topo de gama e, também, a mais recente proposta da Mazda com capacidade para acomodar até 7 passageiros, o novo Mazda CX-80 é, oficialmente, candidato ao prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025, galardão máximo da indústria automóvel portuguesa. Complementarmente, concorre, também, aos troféus das categorias ‘PHEV do Ano’ e ‘Grande SUV do Ano’.


Com comercialização em Portugal já a decorrer em toda a Rede de Concessionários Mazda, começam a ser entregues as primeiras unidades deste novo porta-estandarte da marca de Hiroshima, a clientes que o haviam pré-encomendado em Maio último, mês em que a marca abriu o livro de encomendas.


“Depois do CX-60 há doís anos e do MX-30 R-EV na edição passada, é com grande orgulho que voltamos a submeter a candidatura de um nosso modelo – desta feita o novo Mazda CX-80 – a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal, um automóvel que, pelas suas características ‘premium’ e exemplo do nosso conceito ‘Crafted in Japan’,

espelha o muito que a Mazda tem para oferecer em termos de conteúdos e de tecnologias”, refere Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal.


Novo Mazda CX-80 é candidato a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal

Parte integrante dos Large Products da Mazda, o novo CX-80 tem objectivos estratégicos específicos, expandindo a oferta da Mazda no segmento SUV, aqui apontando ao sub-segmento de viaturas para até 7 passageiros. Os seus cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos superior a três metros permitiram-lhe a adopção de uma terceira fila de bancos, tornando-o no automóvel mais espaçoso e de maior capacidade da presente gama Mazda. Se configurável no nível Takumi / Takumi Plus, a segunda fila de bancos permite ao cliente selecionar uma de três versões, ou elegendo dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila ou com uma consola central a dividi-los, ou mantendo o tradicional banco corrido de três lugares, solução que é aplicada nos dois outros níveis de equipamento. Já o volume de carga pode variar dos 258 litros, com os bancos todos em posição, aos 1.971 litros, dependendo das diferentes possibilidades do rebatimento de cada secção.


Novo Mazda CX-80 é candidato a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal

Dotado da mecânica híbrida plug-in, o novo Mazda CX-80 2.5 PHEV 8AT AWD combina o conhecido motor de quatro cilindros e-Skyactiv G de 2,5 litros (2.488 cc), a gasolina e injecção direta, com um motor elétrico de grandes dimensões (129 kW / 175 cv às 5500 rpm), associado a uma bateria de iões de lítio (355V e 17,8 kWh), de elevada capacidade, e a uma caixa automática de 8 velocidades. Esta conjugação gera uma potência total de 241 kW / 327 cv às 6000 rpm e um abundante binário de 500 Nm às 4000 rpm. Igualmente de destacar são as suas credenciais ambientais, ao nível dos consumos de combustível, de apenas 1,6 l/100 km, e das emissões de CO2, de apenas 35 a 36 g/km, num modelo de tracção integral que tem uma autonomia de 60 a 61 km em modo EV.


A opção Diesel vem com um bloco de seis cilindros em linha 3.3 e-Skyactiv D (3.283 cc), com injecção directa eléctrica common rail, debitando 200 cv/147 kW, no intervalo das 3000 às 4200 rpm, e com um binário máximo de 450 Nm, das 1400 às 3000 rpm. Com este motor, associado a um sistema de tracção às rodas traseiras, o novo Mazda CX-80 regista um consumo médio de apenas 5,7 a 5,8 l/100 km e emissões de CO2 de 148 a 151 g/km .


No domínio tecnológico, o inédito Mazda CX-80 apresenta-se, inegavelmente, com um estatuto de porta-estandarte da atual linha de modelos da marca, integrando três novas funcionalidades ao amplo e abrangente pacote de conteúdos: um novo controlo de voz integrado Alexa, um novo sistema de navegação híbrido, combinando as vantagens dos serviços offline e online, e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que utiliza o ecrã central e gráficos avançados para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.


Novo Mazda CX-80 é candidato a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal
“São elevadas as expectativas para com as avaliações que este grupo de 18 jurados, de outros tantos e conceituados órgãos de comunicação social portugueses, irá fazer ao nosso novo Mazda CX-80, sendo que acreditamos nas valências desta nossa nova proposta, um modelo que encerra um importante conjunto de conteúdos e tecnologias e que, no seu conjunto, sublinham o conceito ‘Crafted in Japan’ através de elementos típicos e identificativos da sua e das nossas origens, o Japão”, sublinha Luis Morais.

Particularizando, o novo Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV AWD 8AT, no nível de equipamento máximo Takumi Plus, concorre ao título de ‘PHEV do Ano’, ficando o novo Mazda CX-80 3.3 e-Skyactiv D 8AT, no anterior patamar de equipamento Homura Plus, em luta pelo troféu de ‘Grande SUV do Ano’.


Preços da gama nacional do novo Mazda CX-80

No capítulo dos PVP e dependendo do nível de equipamento escolhido, os novos Mazda CX-80 e-Skyactiv 2.5 PHEV têm, em Portugal, os seguintes intervalos de preços: 63.004 € a 71.755 € (Exclusive-line), 69.055 € a 72.855 € (Homura) e 70.155 € a 74.805 € (Takumi), variáveis de acordo com os múltiplos packs que lhes podem ser associados, isoladamente ou em conjunto. Seguindo a mesma lógica, os novos Mazda CX-80 e-Skyactiv 3.3 Diesel são propostos entre os 79.812 € a 88.312 € (Exclusive-line), 85.861 € a 89.462 € (Homura) e 86.962 € a 91.412 € (Takumi).

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page