O agora maior de entre todos os SUVs da Mazda disputa, também, dois troféus de suporte da iniciativa: ‘PHEV do Ano’ e ‘Grande SUV do Ano’ e se apresenta com duas motorizações, 2.5 PHEV a gasolina e 3.3 Diesel com preços a partir de 63.005 € (PHEV) e de 79.812 € (Diesel).
Inédito SUV topo de gama e, também, a mais recente proposta da Mazda com capacidade para acomodar até 7 passageiros, o novo Mazda CX-80 é, oficialmente, candidato ao prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2025, galardão máximo da indústria automóvel portuguesa. Complementarmente, concorre, também, aos troféus das categorias ‘PHEV do Ano’ e ‘Grande SUV do Ano’.
Com comercialização em Portugal já a decorrer em toda a Rede de Concessionários Mazda, começam a ser entregues as primeiras unidades deste novo porta-estandarte da marca de Hiroshima, a clientes que o haviam pré-encomendado em Maio último, mês em que a marca abriu o livro de encomendas.
“Depois do CX-60 há doís anos e do MX-30 R-EV na edição passada, é com grande orgulho que voltamos a submeter a candidatura de um nosso modelo – desta feita o novo Mazda CX-80 – a ‘Carro do Ano 2025’ em Portugal, um automóvel que, pelas suas características ‘premium’ e exemplo do nosso conceito ‘Crafted in Japan’,
espelha o muito que a Mazda tem para oferecer em termos de conteúdos e de tecnologias”, refere Luis Morais, Director Geral da Mazda Motor de Portugal.
Parte integrante dos Large Products da Mazda, o novo CX-80 tem objectivos estratégicos específicos, expandindo a oferta da Mazda no segmento SUV, aqui apontando ao sub-segmento de viaturas para até 7 passageiros. Os seus cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos superior a três metros permitiram-lhe a adopção de uma terceira fila de bancos, tornando-o no automóvel mais espaçoso e de maior capacidade da presente gama Mazda. Se configurável no nível Takumi / Takumi Plus, a segunda fila de bancos permite ao cliente selecionar uma de três versões, ou elegendo dois Captain Seats independentes, com espaço de passagem para a terceira fila ou com uma consola central a dividi-los, ou mantendo o tradicional banco corrido de três lugares, solução que é aplicada nos dois outros níveis de equipamento. Já o volume de carga pode variar dos 258 litros, com os bancos todos em posição, aos 1.971 litros, dependendo das diferentes possibilidades do rebatimento de cada secção.
Dotado da mecânica híbrida plug-in, o novo Mazda CX-80 2.5 PHEV 8AT AWD combina o conhecido motor de quatro cilindros e-Skyactiv G de 2,5 litros (2.488 cc), a gasolina e injecção direta, com um motor elétrico de grandes dimensões (129 kW / 175 cv às 5500 rpm), associado a uma bateria de iões de lítio (355V e 17,8 kWh), de elevada capacidade, e a uma caixa automática de 8 velocidades. Esta conjugação gera uma potência total de 241 kW / 327 cv às 6000 rpm e um abundante binário de 500 Nm às 4000 rpm. Igualmente de destacar são as suas credenciais ambientais, ao nível dos consumos de combustível, de apenas 1,6 l/100 km, e das emissões de CO2, de apenas 35 a 36 g/km, num modelo de tracção integral que tem uma autonomia de 60 a 61 km em modo EV.
A opção Diesel vem com um bloco de seis cilindros em linha 3.3 e-Skyactiv D (3.283 cc), com injecção directa eléctrica common rail, debitando 200 cv/147 kW, no intervalo das 3000 às 4200 rpm, e com um binário máximo de 450 Nm, das 1400 às 3000 rpm. Com este motor, associado a um sistema de tracção às rodas traseiras, o novo Mazda CX-80 regista um consumo médio de apenas 5,7 a 5,8 l/100 km e emissões de CO2 de 148 a 151 g/km .
No domínio tecnológico, o inédito Mazda CX-80 apresenta-se, inegavelmente, com um estatuto de porta-estandarte da atual linha de modelos da marca, integrando três novas funcionalidades ao amplo e abrangente pacote de conteúdos: um novo controlo de voz integrado Alexa, um novo sistema de navegação híbrido, combinando as vantagens dos serviços offline e online, e uma nova tecnologia Trailer Hitch View, que utiliza o ecrã central e gráficos avançados para ajudar a posicionar o veículo se acoplado a um reboque.
“São elevadas as expectativas para com as avaliações que este grupo de 18 jurados, de outros tantos e conceituados órgãos de comunicação social portugueses, irá fazer ao nosso novo Mazda CX-80, sendo que acreditamos nas valências desta nossa nova proposta, um modelo que encerra um importante conjunto de conteúdos e tecnologias e que, no seu conjunto, sublinham o conceito ‘Crafted in Japan’ através de elementos típicos e identificativos da sua e das nossas origens, o Japão”, sublinha Luis Morais.
Particularizando, o novo Mazda CX-80 2.5 e-Skyactiv PHEV AWD 8AT, no nível de equipamento máximo Takumi Plus, concorre ao título de ‘PHEV do Ano’, ficando o novo Mazda CX-80 3.3 e-Skyactiv D 8AT, no anterior patamar de equipamento Homura Plus, em luta pelo troféu de ‘Grande SUV do Ano’.
Preços da gama nacional do novo Mazda CX-80
No capítulo dos PVP e dependendo do nível de equipamento escolhido, os novos Mazda CX-80 e-Skyactiv 2.5 PHEV têm, em Portugal, os seguintes intervalos de preços: 63.004 € a 71.755 € (Exclusive-line), 69.055 € a 72.855 € (Homura) e 70.155 € a 74.805 € (Takumi), variáveis de acordo com os múltiplos packs que lhes podem ser associados, isoladamente ou em conjunto. Seguindo a mesma lógica, os novos Mazda CX-80 e-Skyactiv 3.3 Diesel são propostos entre os 79.812 € a 88.312 € (Exclusive-line), 85.861 € a 89.462 € (Homura) e 86.962 € a 91.412 € (Takumi).
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