O Golf GTI mais potente de sempre chega em 2026
- Redação Europa
- há 23 horas
- 5 min de leitura

Modelo exclusivo de aniversário com 239 kW (325 cv) e um binário de 420 Nm, oferecendo uma dinâmica de condução excecional e vários destaques de design. Pack opcional GTI Performance com chassis desportivo, jantes em liga leve de 19 polegadas, pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race e sistema de escape em titânio Akrapovič elevam a dinâmica de condução a um novo patamar.
O Golf GTI Edition 50 é o modelo de produção mais rápido da Volkswagen no traçado Nordschleife e teve estreia mundial para os fãs na corrida de 24 horas de Nürburgring
O destaque antes do grande momento: a Volkswagen apresentou o novo Golf GTI Edition 50 na corrida de 24 horas de Nürburgring. Em 2026, o Golf GTI celebrará o seu 50.º aniversário e a marca assinala esta ocasião especial com um modelo comemorativo de exceção. Com uma potência de 239 kW (325 cv), o Golf GTI Edition 50 ficará na história como o GTI de produção mais potente de sempre. A produção deste modelo exclusivo está prevista para arrancar em Wolfsburg no final de 2025, permitindo que a versão especial seja entregue aos clientes logo no início do ano de celebração, a partir do primeiro trimestre de 2026.
O Golf GTI é um dos desportivos compactos de maior sucesso em todo o mundo. Até à data, já foram produzidas mais de 2,5 milhões de unidades a nível global.

“Há 50 anos que o GTI representa muito mais do que performance, precisão e prazer de condução na Volkswagen: é um estilo de vida que une os nossos fãs em todo o mundo – e um elemento essencial da força da nossa marca”, afirma Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen. “Com o modelo de produção mais rápido e mais potente de sempre, celebramos meio século de paixão GTI. E uma coisa é certa: o GTI continuará a viver no futuro – sem quaisquer cedências.”

Dinâmica de condução de primeira classe – também em pista. “O Golf GTI Edition 50 é o nosso GTI mais rápido e mais potente de sempre. Com o pack opcional Performance, levámos o conceito GTI a um novo patamar”, explica Sebastian Willmann, Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Chassis e Dinâmica de Condução da Volkswagen. Um novo chassis desportivo DCC com afinação específica, um bloqueio do diferencial dianteiro ajustado com precisão e uma direção progressiva altamente precisa proporcionam um desempenho dinâmico ainda mais apurado neste modelo comemorativo. O resultado: um modelo especial orientado para a performance, com um carácter muito próprio.
Willmann: “Incorporámos a nossa experiência de cinquenta anos de desenvolvimento GTI no chassis Performance (opcional). Para isso, baseámo-nos na tecnologia de chassis do lendário Golf VII GTI Clubsport e, em combinação com os novos pneus semi-slick, conseguimos aumentar ainda mais a aderência do eixo dianteiro, mantendo simultaneamente um comportamento muito neutro e ágil. Assim, não só oferecemos aos nossos clientes o GTI mais potente de sempre, como também melhorámos significativamente a precisão na entrada em curva, tornando a experiência de condução ainda mais entusiasmante.”
Volta recorde – no traçado Nordschleife em apenas 7:46 minutos. O piloto profissional Benjamin Leuchter demonstrou o impressionante potencial do modelo no icónico circuito Nordschleife de Nürburgring, com 20.832 quilómetros de extensão. Em abril de 2025, o piloto de testes e desenvolvimento da Volkswagen completou a volta mais rápida de sempre num Golf de produção, com um tempo de 07:46.13 minutos, no circuito conhecido como o “Inferno Verde”.

“Para mim, o Golf GTI Edition 50 é o Volkswagen mais preciso e desportivo que alguma vez conduzi”, afirma Leuchter. “Faz-me lembrar bastante o Golf GTI Clubsport S de 2016. No entanto, o Edition 50 foi novamente aperfeiçoado de forma sistemática. Por ser tão intuitivo e preciso, transmite-me uma enorme confiança ao volante — o que me permite levá-lo verdadeiramente ao limite.”
Mais potência, mais agilidade. A Volkswagen equipa este modelo especial com um motor turbo de 2.0 litros – uma versão modificada da unidade motriz do Golf GTI Clubsport, que debita 221 kW (300 cv). Graças a otimizações internas no motor, a equipa de engenharia da Volkswagen conseguiu aumentar a potência para 239 kW (325 cv). Em comparação com o Golf GTI clássico na configuração base, com 195 kW (265 cv), este representa um acréscimo de 44 kW (60 cv). O binário máximo foi também aumentado para 420 Nm. A título de comparação, o Golf GTI Clubsport oferece 400 Nm de binário máximo, enquanto o Golf GTI base atinge os 370 Nm.

O chassis do Golf GTI Edition 50 foi ainda mais refinado e adaptado à maior potência. O esquema base é constituído por um eixo dianteiro MacPherson e um eixo traseiro de quatro braços. No total, o modelo comemorativo está rebaixado em 15 mm em relação à configuração base.
A cereja no topo do bolo – o pack opcional GTI Performance.
Para os que preferem um caráter ainda mais desportivo, a Volkswagen oferece o pack opcional GTI Performance com chassis Performance exclusivamente para a versão.
Graças às molas com rigidez aumentada, a frequência natural nos eixos dianteiro e traseiro foi elevada cerca de 20%. Isto traduz-se em melhores características de apoio, resposta muito mais direta e menor tendência para rolamento e arfagem. Com um rebaixamento adicional de 5 mm, o modelo fica 20 mm mais baixo que o Golf standard. Os suportes da suspensão foram adaptados para otimizar o tempo de resposta a excitações dinâmicas.
O pack inclui ainda pneus semi-slick Bridgestone Potenza Race na medida 235, montados em jantes forjadas Warmenau de 19 polegadas, assim como um sistema de escape leve R-Performance com silencioso traseiro em titânio. Os pneus Bridgestone são uma novidade de desenvolvimento, oferecendo mais aderência com menor resistência ao rolamento e pesam cerca de 1,1 kg menos por pneu do que os pneus standard. Com apenas 8 kg por jante, as jantes forjadas são cerca de 3 kg mais leves do que as jantes standard de 19 polegadas. Além disso, o sistema de escape em titânio Akrapovič poupa mais 11 kg de peso.

Equipamento exclusivo de aniversário.
O Golf GTI Edition 50 apresenta inúmeros destaques, tanto no interior como no exterior. Em conjunto com os cintos de segurança vermelhos, os bancos desportivos com padrão de quadrados, uma linha em Racing Green e elementos em veludo sintético criam uma atmosfera sofisticada com um toque de motorsport. O volante desportivo multifunções em couro, redesenhado, inclui um acabamento com o logótipo GTI 50. Juntamente com as patilhas integradas para a caixa DSG de sete velocidades, proporciona uma verdadeira sensação de condução desportiva. Os bancos e o volante são, assim, as ligações diretas ao excecional chassis e motor.
No exterior, o logótipo GTI 50 está colocado no spoiler do tejadilho e no interior dos espelhos exteriores. Outras características exclusivas incluem acabamentos especiais nos umbrais das portas, tejadilho pintado de preto, carcaças dos espelhos exteriores em preto e acabamentos das ponteiras do sistema de escape também em preto. Uma faixa lateral marcante, nos travessões laterais, com um gradiente de cor do preto ao Tornado Red, sublinha ainda mais o carácter desportivo do veículo.
Estão previstas cinco cores exteriores para o Golf GTI Edition 50: para além do característico Pure White, são elas Moonstone Grey, Grenadilla Black Metallic e — exclusivamente para o modelo comemorativo — Dark Moss Green Metallic e Tornado Red.
Já o Tornado Red é a cor que, desde 1986, tem sido sinónimo de veículos Volkswagen de alta performance. Vários modelos de topo das suas respetivas épocas exibiram esta cor distinta, incluindo o Golf II GTI 16V, o Golf III VR6 e o Golf VII GTI TCR.
Comments