
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O Renault 5 Turbo 3E, um “mini-supercarro” elétrico que presta homenagem aos lendários Renault 5 Turbo e Turbo 2, realizou as suas primeiras demonstrações públicas no histórico Rali Tour de Corse, em França.
O modelo elétrico, desenvolvido pela Alpine Cars, surge como uma celebração do ADN desportivo da marca e marca uma nova fase de desenvolvimento do projeto, que combina desempenho extremo, agilidade e o caráter irreverente que sempre definiu o pequeno ícone dos anos 80.
A estreia decorreu antes do início da edição histórica do rali, que este ano celebra o 40.º aniversário da vitória de Jean Ragnotti ao volante de um Maxi 5 Turbo, em 1985. Dois protótipos avançados do Renault 5 Turbo 3E realizaram voltas e drifts em Calvi e nos troços lendários de Notre Dame de la Serra e Montegrosso, arrancando aplausos de um público entusiasta.
Ao volante esteve o embaixador da marca, Julien Saunier, que participa também no Historic Tour de Corse com um Maxi 5 Turbo nas cores icónicas de Ragnotti.
“Conduzir o Renault 5 Turbo 3E é uma experiência incrível. É ágil, potente e transmite as mesmas emoções dos superdesportivos — mas com tecnologia elétrica”, afirmou o piloto francês.
Com 4,08 metros de comprimento e 2,03 metros de largura, o Renault 5 Turbo 3E foi concebido como o primeiro modelo da categoria de “mini-supercarros” elétricos.O chassis em alumínio e fibra de carbono proporciona leveza e rigidez, enquanto os motores elétricos integrados nas rodas traseiras entregam 555 cv (2 x 204 kW) e 4.800 Nm de binário — valores que garantem aceleração fulminante e comportamento dinâmico excecional.
A distribuição de peso de 43/57 e a relação peso/potência de 2,5 kg/cv confirmam a vocação desportiva de um automóvel concebido para emocionar, seja na estrada, seja em pista.


“Os engenheiros raramente têm a oportunidade de desenvolver um projeto tão ousado e inovador. O Renault 5 Turbo 3E é um verdadeiro mini-supercarro, pensado para o prazer puro da condução elétrica”,
destacou Philippe Varet, Diretor de Inovações e Projetos da Alpine Cars.
Assente numa arquitetura elétrica de 800 volts, o 5 Turbo 3E está equipado com uma bateria de 70 kWh, que permite carregar de 15% a 80% em apenas 15 minutos com carregadores rápidos de até 330 kW.
O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,5 segundos e oferece autonomia superior a 400 km (WLTP) — valores que o colocam entre os elétricos de alto desempenho mais rápidos e tecnologicamente avançados da atualidade.
A superestrutura em carbono pesa menos de 100 kg, contribuindo para um peso total inferior a 1.450 kg. Suspensões de triângulos duplos e um sistema de controlo independente das rodas traseiras asseguram uma agilidade excecional.
O Renault 5 Turbo 3E será produzido em edição limitada a 1.980 unidades, evocando o ano de lançamento do primeiro Renault 5 Turbo. Os clientes já podem efetuar a reserva mediante um sinal de 50.000 €, garantindo prioridade na encomenda, com preços a partir de 155.000 € (IVA incluído).
As primeiras entregas estão previstas para 2027, após a abertura do programa de personalização exclusiva, em que cada cliente poderá configurar o seu automóvel com cores históricas ou visuais únicos. O processo incluirá até sessões presenciais com designers da Renault, permitindo criar combinações personalizadas de cores, revestimentos e detalhes interiores.
“Estas primeiras apresentações públicas são simbólicas: celebram o 40.º aniversário do Maxi 5 Turbo e marcam o início da fase final de desenvolvimento do 5 Turbo 3E”, explicou Michael Grosjean, Gestor de Projeto do modelo.“O entusiasmo do público foi enorme — recebemos mais de 500 reservas nos primeiros três dias.”

Especificação | Detalhe |
Motorização | 100% elétrica (2 motores traseiros integrados) |
Potência máxima | 555 cv (2 x 204 kW) |
Binário máximo | 4.800 Nm |
Peso total | 1.450 kg |
Bateria | 70 kWh – arquitetura 800 V |
Carregamento rápido | 15% a 80% em 15 minutos |
Aceleração (0–100 km/h) | 3,5 s |
Autonomia (WLTP) | +400 km |
Produção limitada | 1.980 unidades |
Preço inicial | 155.000 € (IVA incl.) |
Primeiras entregas | 2027 |
Mais do que uma reinterpretação estilística, o Renault 5 Turbo 3E representa o elo entre o passado glorioso da marca nos ralis e a nova era elétrica da Renault. Combinando emoção, engenharia e design, este modelo simboliza o compromisso da marca com a performance sustentável e com a continuidade do espírito desportivo francês — agora sem emissões.
Galeria de Imagens




















👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”































Comentários